A notícia de duas brasileiras presas na Alemanha após terem as etiquetas das suas bagagens trocadas no aeroporto de Guarulhos, abalou a comunidade de viajantes. Afinal, como podemos manter a segurança da bagagem quando ela deixa de estar nas nossas mãos? Vamos te contar aqui algumas dicas para te ajudar!

Segurança da bagagem

Depois que despachamos a nossa bagagem, ela irá passar por todo um processo interno no aeroporto que envolve pessoas e infelizmente há pessoas trabalhando nos aeroportos para quadrilhas seja de pequenos ou grandes furtos e até de drogas. Portando seguir as dicas para garantir a segurança da sua bagagem é hoje muito importante, e isso não vale só para aeroportos no Brasil, as dicas valem para o mundo inteiro.

Foto de Kindel Media

Embale a sua bagagem

Antes de despachar a sua mala, embale (envelope) a mesma. Em aeroportos há alguns guichês que prestam esse serviço que custa em torno de R$100 a mala despachada, alguns ainda oferecem um seguro caso sua bagagem seja extraviada e rastreamento dela.

Caso você queira economizar, você mesmo pode fazer a embalagem da sua mala em casa com plástico filme como no vídeo:

Além de ajudar a manter a sua mala intacta durante a viagem, ela irá impedir o Golpe da Cesariana que é quando mesmo fechada com cadeado, os criminosos conseguem abrir o zíper da mala apenas enfiando um objeto como uma caneta por exemplo.

Personalize a sua mala

Coloque umas fitas coloridas diferentes, um cadeado, ou qualquer item que faça a sua mala ser única! Vai inclusive te ajudar a identifica-la mais rápido na hora de pegar e é um item que ajuda muito na segurança da bagagem pois criminosos irão preferir malas mais neutras mais fáceis de serem trocadas como o exemplo no caso das brasileiras presas na Alemanha.

Objetos de alto valor no fundo da mala

Os furtos em aeroportos ocorrem de maneira muito rápida, então o ladrão irá pegar aquilo que está ao alcance dele e de maneira fácil, por isso coloque itens caros no fundo da mala ou prefira levar na bagagem de mão.

Descubra sites seguros para comprar passagem aérea

Identifique a sua mala para a segurança da bagagem

Algumas malas já até tem um espaço com uma tag para você preencher com seus dados, faça isso e também coloque uma etiqueta dentro da mala. Coloque seu nome, telefone e e-mail apenas.

Se puder, compre um gadget de rastreamento

Existem tags eletrônicas de identificação que você pode colocar na mala para fazer o seu rastreamento como a Apple AirTag e o Galaxy SmartTag. Cada uma funciona de uma maneira diferente mas a ideia é você deixar dentro da mala e poder rastrear onde está sua mala pelo celular. Aqui você pode encontrar um relato de um jornalista que testou a AirTag para essa função de rastreamento de mala (em inglês).

Tire fotos, faça muitos registros

Tire fotos logo após fazer sua mala mostrando inclusive a tag preenchida com seus dados dentro e fora da mala. Fotos dos itens de valor também devem ser feitas.

Tire fotos da bagagem logo após envelopamento. Tire fotos de você com a mala, se tiver viajando com mais pessoas faça esses registros de vocês e suas bagagens.

Também peça para tirar foto da bagagem com a etiqueta antes dela ir para o despacho.

Quanto mais registros você tiver, melhor! Até para a situação em que precisar acionar o seguro por algum furto maior, estrago na mala ou extravio total dela.

Guarde o ticket da bagagem

Logo após despachar a bagagem, o funcionário do aeroporto irá te dar o ticket dela e para garantir a segurança da bagagem, guarde bem esse ticket que prova que a mala número X está registrada no seu nome.

Ao chegar, confira sua mala

Ao pegar a sua bagagem na esteira, dê uma conferida como está o estado dela, se a embalagem (envelopagem) estiver violada, confira ali mesmo no aeroporto se foi furtado algo e caso necessário busque o Registro de Irregularidade de Bagagem que sempre fica em um guichê em algum canto ali na área de desembarque mesmo. É lá que você deve registrar qualquer extravio seja de algum objeto ou mala completa, ou qualquer outro dano.

Agora é comprar a sua passagem aérea barata e viajar com segurança!

1 comentário

  1. Boa tarde. Lamento profundamente o “pesadelo” ocorrido com nossas brasileiras. Isto é muito preocupante e assustador.
    Agradeço todas as dicas de segurança em relação às bagagens. Mas, honestamente,, não sinto confiança para despachar malas.
    Passareia viajar apenas com mala de mão e uma mochila. As quais permanecerão comigo, respeitando os pesos e padrões da companhia aérea, justamente, para não ter que despachar. Atualmente, não é somente uma questão financeira; mas sim, de segurança.
    Denise.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.