Esta será a primeira vez que você vai visitar o Velho Continente? Se a resposta for sim, é importante conferir algumas dicas de viagem para Europa para você literalmente chegar pisando com o pé direito no continente.

Uma coisa já podemos adiantar: com certeza, essa viagem será inesquecível e muito especial. Afinal de contas, muita gente sonha em conhecer a Europa, seja porque estudou bastante os países do continente nas aulas de História ou até mesmo porque teve familiares que vieram de algum lugar da Europa para o Brasil e, assim, tem vontade de conhecer as origens da família.

Sempre que vamos fazer uma viagem grande assim pela primeira vez, é natural que algumas dúvidas surjam. Nós queremos esclarecer a maior quantidade de perguntas possíveis que normalmente recebemos dos nossos leitores. Por isso, preparamos esta listinha para você com dicas de viagem para Europa.

Dicas de viagem para Europa, anote tudinho!

Se está será a primeira viagem para a Europa que você vai fazer, fique de olho nas nossas dicas que vão desde informações básicas e itens obrigatórios a dicas para quem quer economizar.

1. Você não precisa de visto para viajar para a Europa

dicas de viagem para europa
Foto: Wikimedia Commons

Começamos as dicas de viagem para Europa com essa informação: brasileiros que desejam visitar a Europa não precisam de um visto, diferente do que acontece nos Estados Unidos, por exemplo. Isso facilita bastante a vida dos turistas, não é mesmo. A partir de 2021 isso vai mudar, mas o processo será muito simples!

Mas você precisa de passaporte!

Apesar de não precisar de visto, tenha em mente que você precisa ter um passaporte válido. Seu passaporte não pode ter vencimento menor do que 90 dias a partir da sua entrada. Isso porque três meses é o tempo máximo que um turista pode ficar na Europa. Ainda não tem esse documento? Clique aqui e saiba quanto custa para emitir um passaporte no Brasil.

2. Atenção na hora de montar o roteiro

dicas de viagem para europa
Foto: Pxhere

Uma das coisas mais legais de visitar o Velho Continente é que muitos países ficam próximos uns dos outros, fazendo com que as chances de conhecer mais de um país em uma mesma viagem sejam grandes. Porém, uma das dicas de viagem para Europa mais importantes que podemos te dar é: não queria abraçar o mundo!

É extremamente importante você definir bem seu roteiro para que possa curtir REALMENTE cada um dos destinos. Nada adianta você sair aqui do Brasil, enfrentar 13 horas de viagem e ficar um ou dois dias em cada cidade “só para ter feito um mochilão”. Não caia nessa, principalmente se for sua primeira vez na Europa.

O lance é curtir e aproveitar demais cada cidade e cada país. Ao montar seu roteiro, planeje ficar pelo menos cinco dias em cada cidade, principalmente se for destinos como Berlim, Paris, Roma, Barcelona e tantas outras cidades com centenas de atrações para conhecer. Emende passeios por vilarejos e cidades ao redor das capitais, por exemplo.

Esteja atenta às atualizações do blog do Quanto Custa Viajar que sempre publicamos dicas de passeios em várias cidades espalhadas pelo mundo, com um carinho grande e especial para a Europa <3

3. Fique de olho nas promoções de passagens

dicas de viagem para europa
Foto: Pixabay

Beleza, você montou seu roteiro de viagem e já tem uma ideia de todas as cidades que deseja visitar. Agora, é hora de começar a olhar as promoções de passagens aéreas.

Para isso, use nosso buscador de passagens aéreas baratas. Você coloca a sua cidade de origem, define a cidade de destino e encontra opções que cabem no seu bolso. Lembre-se que os países europeus são próximos uns dos outros. Assim, vale a pena ficar pesquisando até encontrar o destino que tenha as passagens mais em conta (já que fica fácil para você ir para outro lugar).

Aqui no Quanto Custa Viajar, você pode pesquisar os gastos diários em mais de 260 cidades do mundo. Vamos supor que você queira viajar para Roma, na Itália. Acesse a página dedicada à cidade e clique na aba “passagens”.

dicas de viagem para europa
Foto: Quanto Custa Viajar

Veja que existem datas sinalizadas em laranja. Isso significa que as passagens aéreas estão com os menores preços nesses dias. Depois, quanto mais claro estiver a data no calendário, mais em conta está o preço da passagem. Essa é uma boa maneira de ficar monitorando 😉

4. Onde se hospedar pela Europa

dicas de viagem para europa
Foto: Pixabay

Passagens compradas, agora: bora achar boas opções de hospedagem para ficar! Na Europa, vale muito a pena você alugar um apartamento. Sei que isso pode ser meio assustador principalmente se for sua primeira viagem à Europa ou quem sabe sua primeira viagem internacional.

Mas, financeiramente, isso será maravilhoso — e quando falamos no Velho Continente, todas as dicas de viagem para Europa que gerem alguma economia são importantes. Isso porque as diárias de apartamentos, geralmente, são mais baratas que hotéis e, além disso, você economiza com gastos de alimentação. Vários membros da equipe do Quanto Custa Viajar já usaram e abusaram de apartamentos alugados por toda a Europa 🙂

Na Europa existe o supermercado Lidl, um PARAÍSO dos preços baratos. É só ir nele e comprar tudo o que você precisa para preparar o café da manhã e seu jantar em casa. Acredite: você vai economizar muitos Euros fazendo isso, principalmente se estiver viajando com várias pessoas.

Se você vai viajar sozinha, uma das principais dicas de viagem para Europa é ficar hospedada em um hostel. Assim, você conhece mais pessoas e até faz amizades com uma galera que pode ser sua companhia nos passeios pela cidade. O hostel também é indicado para quem deseja economizar, já que as diárias são bem mais em conta. Tem dúvidas se ficar em hostel é seguro? Clique e confira nossas dicas 😉

Se apartamento ou hostel não faz sua cabeça, não tem problema: você pode pesquisar por hotéis centrais para fazer boa parte dos passeios a pé ou procurar por opções mais afastadas e mais baratinhas, desde que tenham meios de transporte próximos.

Qual site de reservas utilizar?

Nós recomendamos (e usamos) o Booking.com na hora de reservar um hostel e hotel — vira e mexe eles têm alguma promoção legal que vale a pena. Também usamos o AirBnb quando queremos encontrar um apartamento em diferentes cidades europeias. Já utilizamos os serviços em dezenas de viagens e tudo sempre foi 100%.

5. Seguro viagem é obrigatório na Europa

dicas de viagem para europa
Foto: Pexels

Essa é uma das dicas de viagem para Europa mais importantes para ficar ligada! Todo mundo que viaja para a Europa DEVE ter um seguro viagem com cobertura mínima de € 30 mil, conforme as regras do Tratado de Shengen. Entre os países que fazem parte do acordo estão vários destinos queridinhos de turistas de todo o mundo, como Portugal, Itália, França e Alemanha, por exemplo.

Além disso, caso algum imprevisto de saúde aconteça, saiba que os custos com atendimento médico no exterior podem ser muito altos! Não vale a pena correr o risco de arcar com uma despesa tão grande que, muitas vezes, pode ser maior do que você gastou com a compra de passagens, reserva de hotel e todos os custos da sua viagem. Entenda aqui mais porque é importante ter um seguro viagem.

6. De olho na cotação da moeda

dicas de viagem para europa
Foto: Pixabay

Na Europa, a moeda utilizada é o Euro — na Inglaterra você vai precisar levar dinheiro em Libra, na Suíça a moeda é o Franco Suíço, nos países nórdicos cada um tem a sua moeda…Por isso, você precisa levar a moeda local para curtir sua trip. Faça as contas e veja o que fica mais vantajoso: trocar seus Reais na sua cidade ou trocar em grandes centros como São Paulo, por exemplo. De maneira geral, fique sempre atenta à cotação, às quedas e subidas do Euro.

Nossa dica: vá comprando Euros aos poucos. Assim, você absorve alguma oscilação e evita levar uma rasteira caso aconteça uma valorização grande da moeda.

Existe um limite de dinheiro para levar: cada pessoa pode entrar na Europa com o máximo € 10 mil. Passando dessa quantia, é preciso declarar na Alfândega.

7. Imigração no aeroporto

dicas de viagem para europa
Foto: Wikimedia Commons

Assim que chegar na cidade da Europa, você vai passar pela imigração no aeroporto, onde é feito o controle de passaportes. Basta entrar na fila dos “não europeus” e aguardar um policial te chamar no guichê.

Esse papo geralmente é tranquilo, no qual eles perguntam para onde você vai e quantos dias vai ficar por lá. Em alguns casos, eles podem pedir sua passagem de conexão ou mais alguma informação. Se você estiver em conexão, essa conversa será feita somente na primeira cidade/país em que você desembarcar. No segundo desembarque, você pega suas malas e sai do aeroporto.

Caso seu destino final seja a Suíça ou a Inglaterra e já tenha feito a primeira conexão em outra cidade da Europa, você vai passar por uma segunda imigração, ainda mais criteriosa e cheia de perguntas extras. Esteja ciente que o/a policial vai fazer essa entrevista em inglês contigo, ok?

Tenha impresso com você todos os documentos como as passagens, confirmação de hospedagem, seguro saúde e tudo o que puder, por garantia 🙂

8. Use e abuse das viagens de trem

dicas de viagem para europa
Foto: Pixabay

Uma das maneiras mais fáceis e econômicas de se deslocar nas cidades europeias ou até mesmo de ir para outros países é usando o transporte público, principalmente os trens.

Existe uma série de passes de trem na Europa que você pode adquirir pela internet ou até mesmo nas estações. São passes que oferecem passagens ilimitadas durante um dia, uma semana, vinte dias e por aí vai: sempre vai ter uma opção que se encaixará no seu roteiro de férias.

9. Aluguel de carros na Europa

dicas de viagem para europa
Foto: Pxhere

Uma das coisas mais gostosas para fazer na Europa é alugar um carro e sair desbravando cada vilarejo próximo às grandes cidades.

É sempre muito mais barato você alugar o carro pela internet do que na hora diretamente em uma agência. Os preços na hora costumam ficar muito mais altos. Por isso, faça sua reserva ainda aqui no Brasil ou pelo seu celular já no país de destino.

Muita gente tem dúvidas se é necessário ter a Permissão Internacional para Dirigir (PID) quando se viaja à Europa. A resposta é depende. A maioria dos países permite que você alugue um carro com sua carteira de motorista brasileira, desde que você não fique mais do que 90 dias por lá. Somente a Áustria, a Grécia e a Itália que solicitam a PID, teoricamente. Falo teoricamente porque já estive na Itália e aluguei carro com carteira de motorista brasileira e passaporte.

Caso você não queira ficar com esse tipo de receio, é possível solicitar a PID pela internet. O preço varia conforme a cidade em que sua carteira está registrada. A taxa no DETRAN Paraná custa R$ 100,29. No DETRAN São Paulo, a taxa é de R$ 291,83, enquanto no DETRAN Rio de Janeiro fica R$ 144,68 (você vai pagar esses valores + a taxa de emissão via Correios).

10.  Como se comunicar

Existem diversos idiomas pela Europa não é mesmo?! Se você não sabe falar a língua local do destino e nem inglês, não tem problema! Use e abuse de aplicativos como o Google Tradutor, aponte, faça mímica…Todo mundo acaba se entendendo! Em Portugal tudo fica mais fácil, já na Espanha você consegue se comunicar em português e entender o espanhol (é só pedir para falar devagar rs!). Na Itália, França e Alemanha, apenas nas grandes cidades as pessoas falam um pouco de inglês. Já na Holanda e países nórdicos (Islândia, Noruega…) é bem tranquilo conversar em inglês pois quase todo mundo fala muito bem 🙂

11. Chip de internet para celular

Em qualquer viagem internacional, ter um chip de internet para o celular é muito importante para te ajudar em tudo! Na Europa não é diferente e o mais recomendado para o bolso, é que você compre um chip local. Confira nesse post algumas dicas e valores.

Essas são as dicas de viagem para Europa que consideramos essenciais! Você também deve aproveitar para alugar bicicletas, já que a maioria das cidades oferece esse serviço e têm ruas planas, saborear a culinária local e curtir cada minuto dessa trip que será inesquecível.

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.