Você já ouviu falar sobre cidades que fazem sol praticamente 24 horas do dia e não têm noite? Pois é, existem destinos turísticos que não escurecem em determinados meses do ano e você vai dormir enquanto ainda estiver sol, podendo conhecer o famoso fenômeno “sol da meia noite”, já que sim, literalmente, faz sol durante o que seria a madrugada.
Apesar de os destinos turísticos que não escurecem não serem tão populares para visita como àqueles que possuem outros fenômenos naturais como a aurora boreal, por exemplo, ainda é um acontecimento curioso e muitas pessoas querem ver com seus próprios olhos como é andar na luz do sol em plena 23h30.
Para os viajantes que já testemunharem o sol da meia noite nos destinos turísticos que não escurecem, a fama é que é uma versão ainda mais bonita do pôr-do-sol que estamos acostumados, com cores diferentes.
Em alguns destinos turísticos que não escurecem o sol praticamente não se põe completamente em momento algum. Em outros destinos, a escuridão surge brevemente e não por completamente e logo volta a fazer sol. Depende muito do período da viagem e também do destino.
Geralmente é apenas no verão que estes destinos turísticos que não escurecem – diferente do inverno, que o dia é extremamente curto. Outra coisa em comum entre eles é que todos ficam nos lugares mais ao Norte da Terra e a maioria fica na Europa. Assim, para vivenciar algum dos destinos turísticos que não escurecem, o ideal é que o viajante explore os locais entre junho e agosto, quando é verão nestes destinos.
Sabendo um resumo básico dos destinos turísticos que não escurecem e do sol da meia noite, confira abaixo onde é possível vivenciar tudo isso!
Destinos turísticos que não escurecem
Lapônia – Finlândia
Além de ser famosa por ser a “terra Natal” do Papai Noel e no inverno ser tomada por decorações festivas do feriado natalino, a Lapônia, na parte da Finlândia, também é conhecida por ser um dos destinos turísticos que não escurecem no verão.
Inclusive o fato de ser possível testemunhar o sol da meia noite por lá é tão famoso que já existem eventos que comemoram o fato e as pessoas se reúnem para admirar o acontecimento e também aproveitar os dias que não acabam. Entre as festas mais famosas estão o Festival de Cinema do Sol da Meia-Noite e o festival folclórico Jutajaiset.
Norilsk – Rússia
Este é um dos destinos turísticos que não escurecem mais loucos desta lista: essa é a cidade mais ao Norte do mundo com uma população tão grande: 180 mil habitantes. O local é tão frio e quase tão difícil de viver sem ser um nativo que para visitar por alguns dias será necessário uma permissão.
Aqui é o famoso 8 ou 80: no verão, não há noite. No inverno, não há dia. De novembro a janeiro, que é inverno na Europa, os dias são escuros e apenas iluminados pela aurora boreal. Ou seja, a noite dura praticamente 24 horas e isso dura por meses. Imagina viver assim?
Já quem quer ver o sol da meia noite pode garantir a vista e o sol 24h em junho.
Ilulissat – Groenlândia
Se você ainda quiser ver enormes icebergs a olho nu e bem perto de você, uma boa pedida de viagem é para Ilulissat na Groenlândia, país que tem 80% do território coberto por gelo. Além de o sol não se pôr no verão em Ilulissat e ter o sol da meia noite, ainda é cercada por icebergs e fiordes. É uma paisagem bem única!
Fairbanks – Alasca
O estado norte-americano mais alto do continente e mais ao Norte que o próprio Canadá, no Alasca é possível ver o sol da meia noite e a pequena cidade de Fairbanks é um dos destinos turísticos que não escurecem no verão.
Por lá é tão claro o tempo todo que o viajante pode ter dificuldade para dormir, já que o corpo não entende quando é hora de dormir (fora o jet lag para os brasileiros).
Whitehorse – Canadá
Falando do Canadá, o país também tem destinos turísticos que não escurecem, como é o caso da cidade de Whitehorse. Aqui, a noite dura apenas de duas a três horas por dia e logo já temos luz do dia novamente.
Svalbard – Noruega
Mais uma opção europeia de destinos turísticos que não escurecem, a cidade de Svalbard na Noruega é referência em locais que não tem noite em alguns meses do ano e é possível ver o sol da meia noite. Não bastando, no inverno é possível ver outro fenômeno raro na cidade: a aurora boreal.
Além desses acontecimentos incríveis, Svalbard é um ótimo lugar para quem quer se conectar com a natureza e se refugiar em algum dos seus seis parques nacionais, mais de 10 santuários de aves e ver de perto (mas de preferência não tão perto) vários ursos polares. A cidade é conhecida como reino desses animais!
Ólafsfjörður – Islândia
Em Ólafsfjörður o viajante vai poder experimentar como é viver 24 horas com sol, um dos melhores destinos para isso no país. Mas quem não quiser ir tão ao extremo, a Islândia ainda tem outros destinos turísticos que não escurecem.
Na capital, Reykjavik, também é possível ver o sol da meia noite, mas caso seja sua preferência, aposte em ir até a ilha Grimsey para ver bem o fenômeno natural e conferir o local que também é casa de centenas de pinguins que vivem livremente em seu habitat natural.
|Quer conhecer alguns destes destinos turísticos que não escurecem? Comece orçando sua passagem aérea por aqui e depois pesquise aqui sua hospedagem!