O mar das Caraíbas é cheio de surpresas e um misto de culturas muito rico. Por ali já se cruzaram todas as nações ao longo dos séculos, especialmente a europeia, a africana e a norte americana, além dos povos indígenas e grupos étnicos. Com tanta coisa para se encantar, dessa vez vamos te levar a destinos pouco conhecidos do Caribe.

Algumas regiões já são bem cobiçadas entre os brasileiros, como Aruba, Punta Cana, Cancún e Cartagena. Mas ainda há uma porção de ilhas entre os 25 países independentes que formam, oficialmente, a região. Selecionamos oito lugares a serem descobertos, cada qual com suas características marcantes e praias de cair o queixo. A natureza, sempre generosa, não decepciona, seja no litoral, nas florestas tropicais ou nos terrenos vulcânicos que sempre serão novidade para nós.

Puerto Plata

Logo de cara, Puerto Plata já tem uma vantagem: os resorts all inclusive mais em conta de todo o Caribe. A região dentro da República Dominicana fica sob os pés do Monte Isabel de Torres, que dá nome à capital. De teleférico se chega a seu cume, onde paira um lindo jardim botânico e mirantes panorâmicos para a cidade. Lá embaixo o passeio fica por conta da arquitetura, com a maior coleção de casas vitorianas do século 19 a se apreciar. As praias são mundialmente famosas entre praticantes de windsurf e kitesurf, que ali encontram bons ventos para suas jornadas. Os demais que só querem um pouco de sombra e água fresca podem curtir o dia todo no mar turquesa, seja mergulhando ou apenas relaxando.

Descubra quanto custa viajar para Punta Cana!

Granada

Uma porção de ilhotas formam o território de Granada, muito conhecida pela produção de especiarias, como canela, noz-moscada e cravo, vendidos a preços acessíveis, além de manter destilarias de rum abertas à visitação, incluindo a mais antiga de todo o mundo. A capital, Saint George, se assemelha a pequenas cidades costeiras, como Montecarlo, com casinhas coloridas rodeando o porto. Um passeio na orla cai bem a qualquer hora do dia. A quinze minutos de distância se alcançam suas maravilhas naturais, como a Cachoeira Annandale, lagos, mangues e praias tipicamente caribenhas.

Dominica

Com uma natureza espetacular rodeando todo o território, Dominica reserva paisagens que vão além do mar azul cintilante. A ilha vulcânica de areias negras tem apenas 49 km2, destacando-se por seu empenho ecológico, garantindo prêmios e o primeiro certificado de destino verde do mundo, emitido pela Green Globe. Enquanto na superfície há muita área verde, embaixo das águas está um universo aparte, repleto de espécies marinhas para a alegria dos mergulhadores. A cultura também é algo a se experimentar, junto às memórias da tribo Kalinago, que foi a primeira a habitar esse pedacinho caribenho.

Guadalupe

Tida como o “Caribe Francês”, por causa de sua colonização, Guadalupe tem duas ilhas principais onde toda a magia acontece. Em Basse-Terre está a junção das culturas francesa, africana e indígena, resultando em boas pedidas gastronômicas, principalmente pela culinária creole, vinda da África. Spas luxuosos e hotéis se misturam com edifícios históricos remanescentes, como o Forte Saint-Charles. A vida é animada na cidade, com um Carnaval semelhante ao do Brasil. Nos cânions do Parque Nacional se reúnem aventureiros e ciclistas em busca de algumas doses de adrenalina. E o litoral, de areias brancas e águas cristalinas, não deixa a desejar, é claro.

Se você ainda prefere curtir os destinos clássicos do Caribe, confira aqui o custo de viagem para diversos destinos para lá que são paradisíacos!

Anguilla

Cavernas de calcário, areias reluzentes e mar turquesa compõem boa parte dos cenários de Anguilla, território britânico e refúgio de veraneio dos ingleses. Pode ser ainda pouco conhecida pelos brasileiros, mas já caiu nas graças de celebridades como Justin Timberlake e Meryl Streep. Pequenina, a ilha não tem um aeroporto principal, sendo mais acessada por navios de cruzeiro e barcos a partir de St. Martin. Suas praias tranquilas são propícias para o mergulho, mas a cidade também possui opções de lazer, bons restaurantes, galerias de arte e boutiques.

Península Samaná

Parte da República Dominicana, a Península Samaná foi descoberta por piratas no século 17, mas mantém até hoje boa parte de suas praias isoladas e cavernas escondidas. Na costa litorânea se observa baleias a cada ano, o que movimenta um pouco o turismo local. Os europeus, nada bobos, acabaram fixando suas residências por ali, investindo em comércios locais e, consequentemente, trazendo variedade cultural para a região de Las Terrenas. Já em Las Galeras, o que ainda permanece quase intacta é uma pacata vila de pescadores. Florestas tropicais, montanhas e vales com rios cristalinos compõem o restante de suas maravilhas.

Ilhas Cayman

Tida como paraíso fiscal, as Ilhas Cayman não costumam ser a primeira na fila de passagens aéreas para as próximas férias. Mas o arquipélago britânico não decepciona quando o assunto é beleza natural. A pouco mais de uma hora de Miami, o destino é multicultural, abrigando 135 nacionalidades distintas em suas lindas praias. Grand Cayman é uma boa opção para quem gosta de conforto, boas compras – pois é isenta de impostos – e gastronomia, já que possui cerca de 200 restaurantes. Cayman Brac é ideal para conhecer a vida selvagem. E Little Cayman reúne todo o luxo e privacidade que o dinheiro pode comprar.

Montserrat

Parte das Antilhas Britânicas, Montserrat se formou nos arredores de um vulcão, que em 1995 fez um belo estrago, mas até hoje segue como a principal atração local. Próxima a Porto Rico, a pequena ilha tem características semelhantes à vizinha, com toques da herança irlandesa, como o Dia de São Patrício, feriado nacional por lá. Suas colinas e florestas verdejantes possuem trilhas de variados níveis de dificuldade, atraindo aqueles com espírito de aventura aflorado.

Fotos: divulgação

Qual lugar no Caribe é o ideal para você? Saiba mais sobre cada destino caribenho

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.