O Quanto Custa Viajar já fez um guia de lugares para viajar de moto no interior SP e agora é hora de ampliar seu leque de possibilidades e conferir destinos para viajar de moto saindo do Brasil. Bora explorar a América do Sul em duas rodas?
Para quem curte viajar assim está com sorte pois existem vários destinos para viajar de moto saindo do Brasil com estradas boas, novas, com estrutura e seguras, com um adicional importantíssimo: com belas paisagens para acompanhar a viagem.
Aqui você irá encontrar:
Destinos para viajar de moto saindo do Brasil
Ruta 40 – Patagônia, Argentina
A Ruta 40, na Argentina, é uma das estradas mais icônicas e um dos destinos para viajar de moto saindo do Brasil mais desejados pelos motociclistas de todo o mundo. Com mais de 5.000 km de extensão, ela atravessa paisagens deslumbrantes, desde desertos e montanhas até geleiras e lagos cristalinos. A Ruta 40 vai desde a província de Ushuaia, no extremo sul da Argentina, até a província de Jujuy, no norte.
Se você está planejando sair do Brasil e explorar essa rota épica de moto, você precisa definir de onde vai sair do Brasil e como vai se locomover internamente.
Entre os possíveis pontos de entrada na Argentina saindo do Brasil estão:
- Uruguaiana (RS) – Paso de los Libres: essa é uma das fronteiras mais comuns para quem sai do sul do Brasil. De Uruguaiana, você pode seguir pela Ruta Nacional 14 até Buenos Aires ou cortar diretamente para a Ruta 40 mais ao sul.
- São Borja (RS) – Santo Tomé: outra opção no Rio Grande do Sul que leva a uma rota semelhante até o coração da Argentina.
- Porto Alegre (RS) e Foz do Iguaçu (PA) também são pontos de partida comuns.
Uma vez na Argentina, confira algumas rotas que envolvem a Ruta 40:
- Buenos Aires – Bariloche: essa rota é mais tranquila e organizada que passa pela capital argentina. De Buenos Aires, siga para a Ruta 40 em direção a Bariloche, um dos pontos de entrada para a Patagônia.
Pesquise aqui hospedagem em Buenos Aires ou qualquer outro ponto de chegada. - Mendoza – Ruta 40: outra alternativa é descer pela Cordilheira dos Andes, via Mendoza, e pegar a Ruta 40 desde o norte da Patagônia.
Na Ruta 40 você pode conhecer também Ushuaia e Salinas Grandes.
Confira aqui um post detalhado sobre tudo o que você pode ver na Patagônia Argentina
Estrada Pan-Americana – Chile
Outra estrada que vive na lista de destinos para viajar de moto saindo do Brasil dos motoqueiros é a Estrada Pan-Americana, que cruza o Chile e é uma das mais longas do mundo.
Como o Brasil não faz fronteira com o Chile, a viagem requer é ainda mais longa e quer uma organização maior.
Entre os possíveis pontos de entrada no Chile são saindo do Brasil e passando pela Argentina:
- Fronteira de Paso de Jama (Argentina-Chile): uma das travessias mais populares para motociclistas saindo da Argentina para o Chile. Esta fronteira está situada nos Andes e proporciona vistas incríveis ao cruzar o deserto de Atacama.
Aqui temos uma matéria com tudo o que você deve fazer ao visitar o Deserto do Atacama. - Fronteira de Los Libertadores (Argentina-Chile): partindo de Mendoza, na Argentina, essa rota leva direto para Santiago. É uma das travessias mais utilizadas e oferece uma viagem segura e bem pavimentada.
Confira quanto sai uma hospedagem em Santiago
Rotas saindo do Brasil:
- Saindo de São Paulo, Curitiba ou Porto Alegre: você pode cruzar o Brasil e entrar na Argentina através de Uruguaiana (RS). A partir daí, siga pela Ruta 14 até Mendoza ou Córdoba, na Argentina, antes de cruzar para o Chile.
- Saindo de Mato Grosso do Sul ou Paraná: utilize a fronteira de Foz do Iguaçu, e siga pela Ruta Nacional 12, passando por Corrientes e Resistencia. Essa rota oferece boas condições de estrada até a Cordilheira dos Andes.
Passeando pela Estrada Pan-Americana no Chile você pode explorar diversos destinos muito famosos e imperdíveis, como o Deserto do Atacama, Santiago do Chile e Torres del Paine.
Carretera Austral – Chile
Mais uma estrada no Chile que entra na lista de destinos para viajar de moto saindo do Brasil e que permite conhecer vários locais incríveis do país, a Carretera Austral tem mais de 1.200 km e serpenteia por montanhas, florestas, lagos e rios no extremo sul do Chile, proporcionando uma experiência única e desafiadora para motociclistas.
Aqui também o viajante precisará sair do Brasil e passar pela Argentina para chegar no Chile, mas para cair na Carretera Austral os pontos de entrada são diferentes, confira:
- Fronteira de Futaleufú (Argentina-Chile): essa travessia é mais próxima da Carretera Austral. Localizada ao sul de Bariloche, é uma excelente opção para motociclistas que querem entrar na Carretera pelo seu início no norte.
Rotas saindo do Brasil:
- Saindo do Sul do Brasil (Uruguaiana): cruze a fronteira Brasil-Argentina por Uruguaiana e siga pela Ruta Nacional 14 em direção a Buenos Aires. De lá, você pode seguir para Mendoza, Bariloche ou diretamente para o sul argentino em direção à Carretera Austral.
- Saindo de Foz do Iguaçu (PR): siga pela Ruta 12 até Corrientes e continue em direção a Bariloche ou Esquel, que são pontos de acesso próximos da fronteira com o Chile.
Durante a viagem pela Carretera Austral o viajante pode (e deve) visitar o Parque Nacional Queulat, a Catedral de Mármol, o Lago General Carrera e o Parque Nacional Cerro Castillo. Saiba tudo sobre a viagem na Carretera Austral.
Reserve aqui sua hospedagem de acordo com o mapa da sua rota!
Dicas extras antes de cair na estrada para conhecer os destinos para viajar de moto saindo do Brasil
Antes de cair na estrada para conhecer os melhores destinos para viajar de moto saindo do Brasil, aqui vão algumas dicas para relembrar os viajantes:
- Documentação: cada rota envolve um país diferente e você precisa estar com os documentos necessários tanto da moto quanto os seus;
- Planejamento é essencial: nada de sair de casa sem conferir as condições das estradas que pretende passar e o clima antes de viajar. Evite períodos de chuva intensa;
- Confira a rota: antes de pegar estrada é importantíssimo pesquisar as melhores rotas, saber mais ou menos o caminho (para não ter que ficar parando) e conferir se tem postos de combustível no caminho se necessário;
- Equipamento: os motoqueiros de plantão já sabem muito bem o que precisam fazer, mas vale reforçar que utilizem sempre equipamentos de segurança, como capacete, jaqueta, luvas e botas. Leve uma capa de chuva e ferramentas básicas para emergências;
- Manutenção: não pegue estrada antes de conferir seus pneus, óleo, luzes e mais;
- Respeite as leis de trânsito: evite correr para não ter multas e se colocar em risco, e também avalie bem sobre as ultrapassagens, dirija com responsabilidade e respeite as leis de trânsito!
- Faça paradas regulares: faça paradas regulares para descansar e se alimentar.
- Divida a viagem com outros motociclistas: bora chamar o grupo para viajar ou entrar em um grupo de motociclistas?