Pinheirinhos de alegria, lalalala lala lala! Este texto é especial para você que todos os anos é contagiada pelo espírito natalino. Separamos destinos para passar o Natal no Brasil para que você programe uma viagem de férias cheia de encanto.

Em todos os cantos do Brasil, festas e espetáculos de Natal são organizados pelas Prefeituras e moradores locais. Se você gosta desse período colorido, confira nossas dicas! Use o buscador de passagens aéreas baratas da Turismocity para ir até os destinos, caso more muito longe. Também dá para usar o Buser e ir mais barato de ônibus ou até alugar um carro para ter mais comodidade.

Anote os destinos e se jogue na alegria do Natal.

Destinos para passar o Natal no Brasil

1. Curitiba

Foto: Wikipedia

Os meses de novembro e dezembro são encantadores em Curitiba. A “capital do Natal” é capaz de contagiar moradores e turistas com programações especiais, trazendo toda a magia do Natal para diversos cantos da cidade.

Seja com apresentações nas praças, com feiras especiais de Natal e até mesmo com ruas cheias de casas decoradas, como acontece com a Rua da Família Moletta, o clima natalino conquista todos! O clássico é o coral de vozes do eterno Palácio Avenida, simplesmente imperdível. Ainda tem a noite de luzes no Largo da Ordem, a animada Parada do Batel, o Natal do Paço e muito mais. Reserve já sua passagem aqui.

2. Gramado

Foto: Wikipedia

Durante o inverno, Gramado é um dos destinos mais visitados no país, afinal de contas, é tudo de bom curtir o friozinho lá. Mas, no verão, a cidade também fica repleta de turistas que querem passar o Natal com muito encanto!

Investindo anualmente na época festiva, o Natal Luz de Gramado tem shows e espetáculos em cada cantinho da cidade, inclusive com desfile do Papai Noel com neve artificial. Nesse período, cada casa, rua, loja, árvore ou poste ganha a cara do Natal.

Por lá, é bacana conferir:

  • Ilumination – Show do Lago: um concerto em um lago, repleto de efeitos especiais, bailarinos, coral, percussionistas, violinistas, fogos, águas dançantes, quatro telas de projeção;
  • A Lenda do Bosque de Natal: diversão e emoção fazem parte dessa história que conta com trilha sonora original, figurinos luxuosos e cenografia grandiosa;
  • A Magia do Noel: desfile com uma lindíssima parada que une a magia do Natal com o universo lúdico do circo;
  • Tannenbaumfest: dia em que empresários da cidade adotam pinheiros ao longo da Av. Borges de Medeiros e passam a decorá-los à sua maneira, deixando a cidade ainda mais bonita;
  • Parada de Natal: desfile que conta até com mini roda-gigante com músicos animadíssimos sentados em seu interior, tocando seus instrumentos musicais, bateria, sax e lira;
  • Vila de Natal: especial para ver a Casa do Papai Noel;
  • Rua Coberta: um dos locais mais apreciados da cidade de Gramado recebendo diversas atrações dentro da programação do Natal Luz.

E muito mais! O Natal em Gramado é realmente lindo!

3. Canela

Grudadinha em Gramado fica a encantadora cidade de Canela, mais um dos destinos para passar o Natal no Brasil, curtindo a época com muita alegria. Todos os anos, a cidade recebe o Sonho de Natal, com muitos eventos em dezembro e comecinho de janeiro.

Tem a Vila de Natal, a Casa do Papai Noel, shows com projeções 3D, corais, espetáculos de teatro e dança, além de decoração especial em toda a cidade. Vale muito a pena conferir!

4. Garibaldi

Foto: Prefeitura Municipal de Garibaldi

Na Serra Gaúcha, outro destino que merece destaque pela programação de Natal é Garibaldi, que recebe anualmente o Natal Borbulhante. A partir do momento que as luzes na Rua Buarque de Macedo são acesas, todos os dias tem algum tipo de festa natalina em Garibaldi.

Com luzes e enfeites na maioria das ruas da cidade, a programação também tem o apoio de empresários locais, que levam atrações para seus estabelecimentos, como é o caso do Natal Mágico da Vinícola Peterlongo.

5. Pato Branco

Foto: Rodinei Santos/ Prefeitura Pato Branco

Pato Branco, no Paraná, também tem uma programação especial de Natal que quase ninguém imagina! Com ruas decoradas e iluminadas, até com roda-gigante para diversão de muita gente, a pequena cidade, a 10 km de distância da fronteira com a Argentina, é uma boa pedida para curtir a magia do Natal. Ainda tem desfile natalino, feiras gastronômicas e muitas apresentações.

6. Blumenau

Foto: Divulgação Empório Vila Germânica

Já em Santa Catarina, o destino para passar o Natal é Blumenau. A cidade, conhecida pela Oktoberfest, abre espaço para decorações e clima natalino. O Magia de Natal, evento festivo da época sediado no Parque Vila Germânica, acontece sempre em dezembro, trazendo shows e desfiles temáticos à noite.

O Espaço da Neve também atrai adultos e crianças, já que é um local todo decorado com luzes coloridas e neve artificial. A Casa do Papai Noel também merece uma visita, bem, como o Mercado de Natal e as oficinas para a criançada. Aproveite para dar um pulinho em Penha para curtir o Beto Carrero Wolrd.

Quem quer viver o Natal no Brasil tem muitas opções para escolher!

7. Penedo

Foto: divulgação/Pequena Finlândia

O distrito de Itatiaia, carinhosamente chamado de Pequena Finlândia, também tem uma programação de Natal especial. As ruas, repletas de luzes, são cenários para apresentações de músicas temáticas perfeitas para a época.

Todos os anos, Penedo recebe a Casa do Papai Noel, um espaço lúdico para os visitantes fazerem pedidos de Natal. Os turistas também podem conhecer a fábrica de brinquedos do Bom Velhinho e adotar cartinhas enviadas ao Correios, presenteando crianças da região. Se quiser, você pode até se hospedar no Hotel do Papai Noel.

8. Petrópolis

destinos para passar o natal no brasil
Foto: Naty Castro

O Natal Imperial acontece aqui! Petrópolis recebe uma programação especial com apresentação de corais natalinos, desfiles e teatros com toda a magia da época festiva. As ruas ficam iluminadas, deixando a cidade ainda mais bonita! No Largo da Quitandinha, todos os anos é montada uma árvore de Natal flutuante com 15 metros de altura.

9. Campos do Jordão

natal no brasil
Foto: Wikimedia Commons

A charmosa Campos do Jordão, que faz sucesso no inverno, também tem programa especial em dezembro. A menos de três horas de distância de São Paulo, o destino é perfeito para passar o Natal no Brasil. O destaque fica para o evento “Uma Vila de Natal”, um espaço colorido e todo decorado com atrações para toda a família. Ainda tem como encontrar o Papai Noel e assistir a diversos espetáculos. Sem dúvidas, Campos do Jordão é um dos destinos para passar o Natal no Brasil que vale a pena visitar!

10. Caldas Novas

A Praça Mestre Orlando, ao lado da Igreja Matriz, recebe a tradicional Casa do Papai Noel e movimenta ainda mais a região de Caldas Novas, em Goiás. A cidade de águas quentes ainda tem show com orquestra de violeiros, apresentação musical e de dança, principalmente ballet, além de muita diversão para turistas e moradores locais. As festividades acontecem a partir da segunda semana de dezembro, sempre aos finais de semana. Que tal já reservar o seu voo? 

11. Natal

destinos para passar o natal no brasil
Foto: Wikimedia Commons

Olha que legal: você pode passar o Natal em Natal! A cidade recebe espetáculos de dança, música, teatro além de feirinhas com o melhor da gastronomia potiguar. A partir de dezembro, até comecinho de janeiro, os turistas podem aproveitar as praias e toda a programação de Natal da cidade.

Em 20022, foram mais de 40 eventos organizados pela Prefeitura capazes de agradar a todos os públicos. A partir do momento que a árvore de Natal é acesa, toda a magia começa!

12. Monte Verde

natal no brasil

Foto:
Wikimedia Commons

O sul de Minas Gerais tem seu charme. E parece que ele foi todo depositado em Monte Verde – e no Natal ele fica ainda melhor. Lá, você vai encontrar o Natal Cultural nas Montanhas, que conta com uma extensa programação de dezembro até janeiro. Toda a família pode aproveitar a decoração natalina, as luzes e adereços que se estendem desde a entrada de Monte Verde até as menores ruas da cidade.

O Natal no Brasil também se destaca pelas praias, olha só!

13. Praia dos Carneiros

Foto:
Rodrigo Soldon

Quem busca um Natal de tranquilidade – mas também de muitas festas – não pode tirar a Praia de Carneiros do roteiro! Localizada em Pernambuco, no Nordeste brasileiro, é o destino certo para quem ama sol e mar.

A menos de 30 minutos de lá, você vai poder visitar as piscinas naturais de Porto de Galinhas e fazer um Natal super diferente. Ah, e se você ama festas badaladas, está no caminho certo. Nesse época, a cidade é um grande atrativos para artistas de todo o país nas festas privadas. Pesquise a que melhor combina com você e já compre o ingresso!

14. Alter do Chão

Foto:
Lubasi – Flickr

Continuando o roteiro para quem quer muita luz (solar) no Natal, Alter do Chão é uma ótima pedida. E se você ainda não visitou o Norte do país, fica aí a sugestão. Lá, você vai desfrutar de uma culinária deliciosa, além de aproveitar várias praias à beira dos rios Tapajós e Arapiuns. Se você teve um ano conturbado, certamente Alter do Chão vai trazer sua paz de volta.

Não deixe de tomar banhos de água doce nos rios, visitar florestas encantadas, tomar banhos em igarapés e apreciar um pôr do sol de tirar o fôlego.

15. Pirenópolis

natal no brasil

Foto:
Divulgação

Para os mais íntimos, Piri, em Goiás, é o lugar perfeito para quem quer passar o Natal perto da natureza. Conhecida por ser uma das cidades históricas mais encantadoras do país, é também super famosa por causa de suas lindas cachoeiras.

E para quem quer aproveitar a época para curtir uma boa culinária, isso é o que não falta em Piri! Aproveite o final do ano para descansar sozinho ou levar a família inteira em um passeio super diferente no Natal.

Viu só como tem um montão de destinos para passar o Natal no Brasil e curtir um dos períodos mais gostosos do ano? Tente se planejar para aproveitar o feriado em um desses lugares, você vai amar!

6 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.