Ficar quatro dias em contato com a natureza deixa as pessoas mais calmas e criativas, sabia? Essa informação foi resultado de uma pesquisa realizada por professores de psicologia da Universidade de Utah, nos Estados Unidos.

Segundo o estudo, quando as pessoas se desligam de tecnologias e aumentam o contato com a natureza, as funções cerebrais relacionadas à criatividade e também à solução de problemas desses indivíduos são renovadas.

Os participantes da pesquisa realizaram quatro dias de trilha, sem ter contato com câmeras, celulares ou notebooks, só respirando ar puro em meio à natureza. Após a caminhada, os participantes realizaram tarefas para solucionar problemas e atividades criativas. O aumento do desempenho dos participantes foi de 50% após essa conexão com a natureza.

Foto: Equipe Quanto Custa Viajar

A Universidade de Stanford também fez um estudo parecido, constatando que após ter contato com a natureza, as pessoas tendem a diminuir os pensamentos negativos. Outra pesquisa no Japão também mostrou que pessoas que fazem trilhas em meio à natureza também conseguem responder a situações com mais tranquilidade.

Isso acontece porque essas atividades e contato com a natureza trazem benefícios para a saúde, diminuindo a pressão arterial, além de desacelerar os batimentos cardíacos e também a adrenalina.

Conectar-se com a natureza só traz coisa boa para o corpo e para a mente. Se você não consegue se desligar das tarefas do seu trabalho, das mensagens do WhatsApp e de redes sociais, cogite passar suas próximas férias em um destino no meio do mato que proporcione esse tipo de imersão, fazendo um detox para voltar com a corda toda.

Destinos no Brasil para ficar em contato com a natureza

Já que ter contato com a natureza acalma a alma, separamos alguns destinos repletos de good vibes para você conhecer no Brasil.

1. Floresta Amazônica, Amazonas

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Quanto custa Viajar (@quantocustaviajar) em

Quer destino melhor do que a região onde fica a maior floresta do mundo para se conectar com a natureza na sua forma mais pura? Embarcar para a floresta amazônica será uma das experiências mais inesquecíveis da sua vida.

A Equipe do Quanto Custa Viajar teve a oportunidade de se hospedar no Juma Amazon Lodge, um hotel no meio da floresta. Chega a ser difícil explicar como é a viagem, isso porque só quem tem uma experiência assim sabe como é boa a energia que a floresta pode nos passar.

2. Chapada Diamantina, Bahia

chapada diamantina
Foto: Wikimedia Commons

Trilhas, cachoeiras e cenários que você nunca vai mais esquecer na sua vida: assim é a Chapada Diamantina, um dos destinos mais encantadores do Brasil, localizado no coração da Bahia.

Algumas das atrações da região são o Morro do Pai Inácio, o Poço do Diabo, a Gruta da Pratinha e Gruta Azul, a Cachoeira da Fumaça, o Poço Azul e a imponente, e talvez mais linda do Brasil, Cachoeira da Fumacinha. Faça o possível para embarcar em uma expedição ao Vale do Pati, você vai voltar de lá totalmente diferente de como chegou (pra muito melhor) <3

Hospede-se em Lençóis durante sua viagem à Chapada Diamantina

3. Foz do Iguaçu, Paraná

cataratas do iguaçu
Foto: Andressa Xavier Pellanda

As Cataratas do Iguaçu tanto do lado brasileiro quanto do lado argentino garantem um espetáculo da natureza que atrai milhões de visitantes todos os anos para Foz do Iguaçu. Ver toda aquela vazão de água vai lavar sua alma e fazer com que você saia dos parques de boca aberta com tanta beleza. Isso sem falar no contato que você tem com a natureza, seja por meio das trilhas, dos passeios de bote, de carro pela mata e até mesmo os encontros com os quatis!

Encontre seu hotel em Foz aqui

4. Jalapão, Tocantins

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Quanto custa Viajar (@quantocustaviajar) em

Se existe uma frase que define bem o Jalapão e está até em adesivos pelas cidades próximas ao parque é: “O Jalapão é bruto!” Bruto, porém muito lindo, digno de cenário de novela. Uma área no Tocantins que é repleta de belezas naturais e cenários que vão do deserto ao oásis em poucos quilômetros.

A Equipe do Quanto Custa Viajar fez uma expedição para lá em 2018, aqui você confere dicas para planejar uma viagem ao Jalapão. Nossa equipe ficou hospedada no Korubo Safari Camp, que oferece uma experiência de safári e acampamento do meio do Jalapão. Mas não é qualquer acampamento não! O camping da Korubo se encaixa na categoria glamping, onde a experiência de acampar tem um certo luxo e conforto.

5. Bonito, Mato Grosso do Sul

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Quanto custa Viajar (@quantocustaviajar) em

Bonito é considerada a capital do ecoturismo no Brasil. Com muitas opções para praticar flutuação em aquários naturais, a região, junto com o Pantanal, é uma das melhores para se aproximar da natureza fora do zoológico. Além de conhecer diversas espécies de peixes, é possível encontrar ou avistar capivaras, lontras, jacarés, onças-pintadas, antas, macacos, tamanduá, lobo-guará e diversas aves.

Passeio de bote nos rios, banhos de cachoeiras, exploração de grutas, visitas a fazendas e fazer rapel e mergulho no Abismo Anhumas são mais algumas das atrações imperdíveis na cidade. Veja aqui o que você precisa saber antes de viajar para Bonito.

Onde ficar em Bonito? Confira nossas dicas!

6. PETAR, São Paulo

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Quanto custa Viajar (@quantocustaviajar) em

O Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira, PETAR, fica no estado de São Paulo quase divisa com o Paraná, sendo um destino ótimo para quem deseja passar as férias em um lugar com paisagens incríveis, conhecendo cavernas e cachoeiras. Considerado uma das Unidades de Conservação mais importantes do mundo, o parque abriga mais de 300 cavernas, sendo 12 delas abertas ao público, além de muitas cachoeiras.

Veja aqui como foi nossa experiência no PETAR, além de conferir dicas de hospedagem e alimentação. Sem dúvidas, será uma viagem inesquecível.

7. Capitólio, Minas Gerais

capitólio lugares para viajar nas férias
Foto: Rosanetur

Emoldurada por cânions que chegam a 70 metros de altura, além de grutas e cachoeiras, Capitólio tem cenários que fazem da região um lugar rico em atrações turísticas. O reservatório formado pela usina hidrelétrica de furnas, conhecido como Lago de Furnas, ou popularmente “Mar de Minas”, presenteou a região da cidade de Capitólio com a maior extensão de água do estado.

Em uma viagem assim, ter contato com a natureza é 100% garantido. Visite a Cachoeira da Lagoa Azul, o vale do Paraíso Perdido, o Morro do Chapéu, além de fazer a bela Trilha do Sol para chegar até o Poço Dourado, outro cartão-postal de Capitólio.

Veja aqui onde se hospedar em Capitólio durante sua viagem

8. Cambará do Sul, Rio Grande do Sul

cambará do sul cidades legais para conhecer no rio grande do sul
Foto: Wikimedia Commons

Na divisa entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul fica a pequena Cambará do Sul, cidade que reúne 36 cânions surpreendentes, que chegam a mais de mil metros de altitude, sendo os mais conhecidos são o Itaimbezinho e o Fortaleza.

O ecoturismo tem sido responsável pelo desenvolvimento da cidade com cara de interior, proporcionando atividades de aventura e contemplação em meio à natureza, além de cavalgadas e passeios de bike. Florestas da Mata Atlântica, cachoeiras e rios também são parte das atrações.

Confira opções de hotéis em Cambará do Sul para ficar durante sua viagem

9. Fernando de Noronha, Pernambuco

praias de pernambuco baia dos porcos
Foto: Wikimedia Commons

O paraíso existe e tem nome e sobrenome: Fernando de Noronha. O arquipélago pernambucano tem as praias mais lindas do Brasil e muitas trilhas para você desbravar cada cantinho e se apaixonar ainda mais pelo local.

Graças a preservação ambiental, dezenas de espécies de animais vivem no arquipélago. Noronha é assim mesmo, tem que ser um refúgio com controle de visitantes para continuar intocada e maravilhosa desse jeitinho! É caro? É! Mas é justamente por isso que ela continua linda — e sempre tem como economizar. Nós preparamos algumas dicas práticas para fazer uma viagem sem gastar muito para a ilha, confira!

Eita, Brasilzão lindo, hein? Aproveite ainda para conferir outros lugares diferentes Brasil para se conectar com a natureza e conhecer ainda mais a nossa casa 😉

Deixe nos comentários suas sugestões de destinos no Brasil para se conectar com a natureza. Assim, você também ajuda mais pessoas a ficarem mais calmas e criativas!

Não vê a hora de pegar a estrada ou um avião para curtir as férias aqui mesmo no Brasil? O Quanto Custa Viajar preparou uma planilha para planejamento de viagem. Assim, você comece com o pé direito, fazendo seus orçamentos e anotando tudo o que vai precisar investir para uma trip dos sonhos.

Use também nosso buscador de passagens aéreas baratas para encontrar as melhores promoções e viajar gastando menos!

3 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.