Uma das imagens mais divulgadas do Deserto do Atacama não é do deserto em si e sim do céu super estrelado com direito à Via Láctea na foto. O Deserto do Atacama de fato é um dos melhores lugares para se observar o céu, não a toa lá está o ALMA o maior projeto astronômico do planeta. E é lá onde você pode fazer o famoso Tour Astronômico. Nós fizemos esse tour em nossa viagem para o Atacama e vamos te contar um pouco nesse post!

Tour Astronômico

Nosso Tour Astronômico foi organizado pela Do Brasil para o Mundo. Eles já marcaram o tour para o nosso primeiro dia no Atacama pois caso o tour fosse cancelado, teríamos toda a viagem para reagendar, e foi isso que aconteceu! No primeiro dia estava um vento muito forte que trouxe nuvens e o tour teve que ser cancelado, mas no dia seguinte tivemos a confirmação e lá fomos nós curtir as estrelas!

Foto que tiramos da Lua através do telescópio. Foto: Equipe Quanto Custa Viajar

Reserve esse passeio para os primeiros dias da viagem, caso haja cancelamento, você tem dias de sobra para reagendar!

Uma van te busca na sua hospedagem e te leva para fora da cidade de San Pedro de Atacama, não muito longe lá estão localizados lugares com telescópios bem legais para você observar estrelas, planetas e nebulosas.

Chegando no local, você se senta e escuta algumas explicações do guia que é especializado em astronomia. Ao longo do tour o guia vai explicando sobre o céu e vai também mostrando em dois telescópios tudo o que ele fala. É bem bacana! Nós vimos a lua, Júpiter, Saturno, uma nebulosa e uma estrela pelos telescópios.

Confira a fase da lua para fazer o tour! Quanto maior estiver e mais iluminação a lua refletir, mais iluminado estará o céu e menos estrelas e objetos celestes poderão ser observados a olho nu. Sendo assim, a melhor fase para observação é a Lua Nova ou o mais próximo possível dela.

Há ainda uma pausa nas explicações e observações para um café 🙂 Tem café, chá, chocolate quente, snacks, vinho e outras bebidas alcoólicas. Minha dica? Leve uma barra de chocolate 😀 Como é frio, nada melhor que um vinho ou chá quente com um chocolatinho né?

Como se vestir para o Tour Astronômico no Deserto do Atacama

Se agasalhe! Durante a noite, o frio vem com tudo no deserto. Dependendo da época, você pode pegar temperaturas quase na casa dos 0 graus. Então leve luva, gorro, um bom casaco… No nosso tour tinha até uma mantinha nas cadeiras para se aquecer ainda mais.

A foto do tour

Esse tour não é um tour fotográfico, existem outros por lá especializados nisso, onde você vai para o meio do deserto só para tirar fotos e ter algumas explicações mas sem observar os astros através do telescópio. Nesse tour que fizemos, há a possibilidade de fazer fotos pagando uma taxa extra.

A foto por pessoa é 2000 pesos e o casal é 3000 pesos.

Por ser uma foto noturna para sair as estrelas e a Via Láctea bem bonitas, é uma foto diferente, não é qualquer máquina que faz a foto, por isso o guia está munido de uma câmera profissional e sabe todas as configurações para tirar a foto (e por isso você paga).

Para a foto perfeita, você tem que ficar imóvel durante uns 20 segundos, para que não saia borrada a foto. Uma dica nossa é estudar posições diferentes para essa foto! Como ela é tirada de baixo para cima (para pegar bem o céu), você tem que olhar para baixo e acaba saindo meio estranho sabe? Olha a nossa foto (ahhaha)!

Parece que tomamos um susto né? 😛 Foto: Equipe Quanto Custa Viajar

Então seja mais criativo do que nós, e faça uma pose mais interessante para a foto ficar bonita, afinal ela não está saindo de graça né?! 🙂

Para comprar sua passagem aérea para o Atacama, clique aqui. Já para pesquisar sua hospedagem, clique aqui!

Essa viagem foi feita em parceria com a agência Do Brasil para o Mundo.

Um deserto, mil experiências! Saiba tudo sobre uma viagem para o Deserto do Atacama

3 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.