Uma das imagens mais divulgadas do Deserto do Atacama não é do deserto em si e sim do céu super estrelado com direito à Via Láctea na foto. O Deserto do Atacama de fato é um dos melhores lugares para se observar o céu, não a toa lá está o ALMA o maior projeto astronômico do planeta. E é lá onde você pode fazer o famoso Tour Astronômico. Nós fizemos esse tour em nossa viagem para o Atacama e vamos te contar um pouco nesse post!
Tour Astronômico
Nosso Tour Astronômico foi organizado pela Do Brasil para o Mundo. Eles já marcaram o tour para o nosso primeiro dia no Atacama pois caso o tour fosse cancelado, teríamos toda a viagem para reagendar, e foi isso que aconteceu! No primeiro dia estava um vento muito forte que trouxe nuvens e o tour teve que ser cancelado, mas no dia seguinte tivemos a confirmação e lá fomos nós curtir as estrelas!
Reserve esse passeio para os primeiros dias da viagem, caso haja cancelamento, você tem dias de sobra para reagendar!
Uma van te busca na sua hospedagem e te leva para fora da cidade de San Pedro de Atacama, não muito longe lá estão localizados lugares com telescópios bem legais para você observar estrelas, planetas e nebulosas.
Chegando no local, você se senta e escuta algumas explicações do guia que é especializado em astronomia. Ao longo do tour o guia vai explicando sobre o céu e vai também mostrando em dois telescópios tudo o que ele fala. É bem bacana! Nós vimos a lua, Júpiter, Saturno, uma nebulosa e uma estrela pelos telescópios.
Confira a fase da lua para fazer o tour! Quanto maior estiver e mais iluminação a lua refletir, mais iluminado estará o céu e menos estrelas e objetos celestes poderão ser observados a olho nu. Sendo assim, a melhor fase para observação é a Lua Nova ou o mais próximo possível dela.
Há ainda uma pausa nas explicações e observações para um café 🙂 Tem café, chá, chocolate quente, snacks, vinho e outras bebidas alcoólicas. Minha dica? Leve uma barra de chocolate 😀 Como é frio, nada melhor que um vinho ou chá quente com um chocolatinho né?
Como se vestir para o Tour Astronômico no Deserto do Atacama
Se agasalhe! Durante a noite, o frio vem com tudo no deserto. Dependendo da época, você pode pegar temperaturas quase na casa dos 0 graus. Então leve luva, gorro, um bom casaco… No nosso tour tinha até uma mantinha nas cadeiras para se aquecer ainda mais.
A foto do tour
Esse tour não é um tour fotográfico, existem outros por lá especializados nisso, onde você vai para o meio do deserto só para tirar fotos e ter algumas explicações mas sem observar os astros através do telescópio. Nesse tour que fizemos, há a possibilidade de fazer fotos pagando uma taxa extra.
A foto por pessoa é 2000 pesos e o casal é 3000 pesos.
Por ser uma foto noturna para sair as estrelas e a Via Láctea bem bonitas, é uma foto diferente, não é qualquer máquina que faz a foto, por isso o guia está munido de uma câmera profissional e sabe todas as configurações para tirar a foto (e por isso você paga).
Para a foto perfeita, você tem que ficar imóvel durante uns 20 segundos, para que não saia borrada a foto. Uma dica nossa é estudar posições diferentes para essa foto! Como ela é tirada de baixo para cima (para pegar bem o céu), você tem que olhar para baixo e acaba saindo meio estranho sabe? Olha a nossa foto (ahhaha)!
Então seja mais criativo do que nós, e faça uma pose mais interessante para a foto ficar bonita, afinal ela não está saindo de graça né?! 🙂
Para comprar sua passagem aérea para o Atacama, clique aqui. Já para pesquisar sua hospedagem, clique aqui!
Essa viagem foi feita em parceria com a agência Do Brasil para o Mundo.
Um deserto, mil experiências! Saiba tudo sobre uma viagem para o Deserto do Atacama
Olá!
Qual empresa a Do Brasil para o Mundo contratou para vocês fazerem o tour astronômico no Atacama?
Letícia, foi a Astrotour