Nos últimos dias andou rolando no Twitter um assunto que gerou muito burburinho que fala sobre o desconto ou reembolso de passagem aérea oferecido pela Latam em caso de emergência médica ou falecimento de um familiar. O Quanto Custa Viajar foi atrás dessa informação para te dizer se é verdade e como obter esse desconto.

Tarifa de emergência – tarifa de luto – tarifa compaixão

Há diversos nomes para esse tipo de tarifa que dá desconto ou reembolso de até 80% do valor da passagem caso você precise compra-la com emergência em caso de problemas de saúde familiares ou falecimento.

Um artigo publicado no site Jusbrasil dá conta de que há 4 anos existia no site da Latam a seguinte informação:

São considerados casos de emergências familiares, passíveis de desconto: a) Falecimento de um parente próximo; b) Hospitalização de um parente próximo com risco de morte; e c) Desaparecimento de um parente próximo.

Porém hoje em dia nada consta no site da Latam sobre essa tarifa, pesquisamos em todos os canais e não foi possível achar essa informação.

Essa informação pode ser obtida apenas através de contato telefônico com a Central de Vendas da Latam. Ao entrar em contato será confirmada a existência de uma tarifa flexível que pode dar de 50% a 80% de desconto na tarifa em caso de internação ou falecimento de familiar. O cálculo exato do desconto é feito pela companhia aérea após análise.

A Gol também pratica essa tarifa flexível

Segundo reportagem da UOL, a Gol também oferece esse tipo de passagem.

Como comprar uma passagem com tarifa flexível

Para ter acesso a essa tarifa, o viajante deve ter o atestado de óbito e comprovante de parentesco em mãos. Caso não se tenha o atestado de óbito, o viajante pode comprar a passagem pelo preço cheio e depois solicitar o reembolso através do SAC com os documentos necessários.

A primeira orientação é que o passageiro deve entrar em contato com a companhia aérea por telefone ou nas lojas oficiais em aeroportos explicando a situação.

Na Latam quem pode pedir o desconto: Familiares diretos (cônjuge, avós, filhos, netos, pais, cunhados, irmãos, tios, primos, sobrinhos, sogros, nora, genro e parceiro civil) e casais em união estável que comprovem relação e residência conjunta. Em caso de: Hospitalização de um parente sob risco de morte ou falecimento.

Na Gol quem pode pedir o desconto: Cônjuge, pai, mãe ou filho. Em caso de: Falecimento do familiar.

A concessão do desconto é sujeita a análise, o desconto em ambas as companhias podem chegar a 80%.

Para pedir reembolso

Em alguns casos não se consegue o desconto de imediato e é orientado então ao passageiro comprar a passagem aérea pelo preço cheio e depois pedir o reembolso que deve ser feito na Latam: comprovando a situação até 30 dias após a viagem (exceto cabines Premium Economy e Business), na Central de Vendas (0300 570 5700 e +55(11)4002-5700 para ligações do exterior), usando a opção “Devolução” e na Gol o procedimento é: entrar em contato com o SAC solicitando o reembolso até 7 dias depois do falecimento.

Conforme nossas pesquisas vimos que algumas pessoas obtiveram o desconto imediato na hora da compra da passagem, já outras tiveram que pedir reembolso e conseguiram conforme o prazo estipulado pela companhia aérea, já outras pessoas tiveram que abrir reclamação no Procon para reaver o dinheiro da passagem pois não obtiveram o reembolso mesmo após comprovação de falecimento.

Lembrando que esse desconto não é obrigatório por lei, é uma concessão da Latam e da Gol, outras companhias aérea no Brasil não oferecem esse tipo de tarifa.

Você já fez uso da tarifa flexível? Conte a sua experiência nos comentários.

7 comentários

  1. Comprei 2 passagens de emergência, pois meu pai faleceu na madrugada na Bahia, e comprei pela a 123 milhas, viagei pela latam, pagamos muito caro, e entrei em contato pra ver se teria o reembolso de alguma porcentagem e fui informada que a 123 não adere esse tipo de desconto. Nossa fiquei chateada pois no ato da compra nós não somos informados desse recurso, pois se tivesse o conhecimento jamais teria comprado dessa agência, todas as minhas viagens são compradas nessa agência, pois ela acabou de perder vários clientes porque além de mim toda minha família. A passagem para vitória da conquista é em média 300,00 e nós pagamos 1.700,00 em cada passagem um absurdo.

    1. Esse tipo de passagem é apenas direto com a companhia aérea comprando pelo telefone deles ou no guichê no aeroporto como dito no post. Nenhuma passagem comprada por site de terceiros dá esse direito infelizmente.

  2. A Latam desde março de 2023 oferece 30% de desconto, não mais o escrito acima.
    Além disso, enrolam o máximo para não pagar nada.
    Estou com protocolo aberto faz um mês.

  3. Desde março de 2023 dão 30%. Mas enrolam até não dar mais. Meu pedido continua a ser analisado depois de um mês. Não recebo mais respostas deles.

  4. Estou tendo o mesmo problema. A LATAM inclusive mandou um email confirmando o reembolso na minha conta LATAM. Foi verificar na conta e nada. Liguei novamente para eles. Falaram que não depositaram porque não tinha meu email. Pura sacanagem! Pois recebi vários email deles no período.
    Dificil a falta de respeito com o cliente.

  5. liguei na companhia aérea LATAM, e fui informado pela atendente que o prazo para requisição do reembolso é de 7 dias. Onde encontro disposição acerca do prazo de 30 dias para solicitação.

    1. Não existe em nenhum local oficial das companhias aéreas a informação sobre esse tipo de desconto, o que temos são informações dadas por telefone e por outras pessoas que já tentaram. Então se a pessoa ao telefone indicou que é de 7 dias, pode ser que tenham mudado a política do desconto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.