Aposto que se te perguntarem neste instante: você quer viajar para algum lugar? Sua resposta seria imediata, positiva e provavelmente já teria uma listinha de destinos que sonha em conhecer decorado na sua mente. Bem, hoje o desafio do envelope é para justamente te ajudar a alcançar estes sonhos.

Em 2023 (e em todos os anos) o Quanto Custa Viajar quer ver os viajantes colocarem o pé na estrada com destino a todos os seus sonhos, mas sabemos que antes disso temos que colocar os pés no chão e programar com carinho uma viagem para não atrapalhar toda sua saúde financeira.

O desafio do envelope propõe aos viajantes algumas maneiras de economizar o dinheiro que seria gasto sem pensar e destina àquela quantia para sua futura viagem! 

Como estamos ainda no começo do novo ano, dá super tempo de colocar o  desafio do envelope e outras dicas em prática e até o final de ano conseguir juntar uma boa quantia.

Foto: Pxhere

Vamos ver como funciona na prática o desafio do envelope?

Escolha seu objetivo: seja uma viagem, um carro, um celular novo, o que quiser! Precisa ser algo que você realmente quer para não desistir rapidamente;

Escreva em um envelope: escolha um envelope em branco e coloque o nome do seu desejo.

Coloque junto às suas formas de pagamento: coloque o envelope com seu desejo em sua carteira, bolsa, algum lugar que você usa com frequência e fique relativamente próximo ao seu dinheiro, cartão de crédito e outras formas de pagamento. 

Pronto, agora vem a parte mais difícil do desafio do envelope. A ideia do desafio é que toda vez que você abrir a carteira para comprar algo, se depare com o envelope com seu sonho ali materializado e pense se aquilo que está comprando é necessário ou se é um luxo.

Toda vez que for comprar algo, lembre do envelope, veja o envelope e faça essa pergunta “eu preciso ou eu apenas quero isso?” e dependendo da sua resposta, guarde o dinheiro que seria utilizado naquele item em seu envelope ou em uma poupança em seu internet banking com a mesma finalidade.

Esse método vem se provando bem eficaz entre os adeptos, pois é de simples manutenção e impede que os consumidores comprem por impulso, motivo da maior parte das compras supérfluas realizadas.

Isso vale especialmente naqueles casos em que algo que você quer muito entrou em promoção, mas não necessariamente precisa daquilo e vai suprir momentaneamente um desejo impulsivo.

O desafio do envelope deve ser feito por 30 dias seguidos, sem quebrar as regras, e ao término conferir dentro do envelope (ou poupança digital) quanto foi capaz de economizar e o quão mais próximo de seu sonho chegou.

O resultado costuma ser muito animador e motiva os participantes a manterem o desafio pelos próximos meses.

O valor economizado surpreende e o viajante pode ver o quanto teria gasto em coisas bobas que nem saberia mais no que gastou, como aquele cafézinho na rua (que podem ser vários por mês) ou aquele pedido de lanche impulsivo nos aplicativos porque deu preguiça de cozinhar.

O desafio do envelope requer disciplina e foco no seu sonho, afinal, de nada adianta um envelope vazio apenas ocupando espaço na sua carteira.

Outro ponto que o desafio acaba revelando é a honestidade dos participantes, que precisam conversar consigo mesmos sobre seus desejos, vontades e aprender a priorizar o que realmente mais quer.

Uma dica para quem tiver dificuldade em começar ou manter o desafio é compartilhá-lo com os amigos, cônjuge e filhos, assim todos podem economizar e buscar objetivos em comum, incentivando uns aos outros.

Se você e seu marido, filhos e amigos forem competitivos, vale a pena fazer uma comparação de quem foi o vencedor de cada mês e permitir um pequeno agrado na ocasião para curtir em família.

O desafio do envelope também pode ser aplicado aos pequenos, que desde jovens podem aprender o valor do seu dinheiro e os pais podem ajudá-los a conquistar pequenas coisas.

Dependendo do seu objetivo, este tipo de desafio pode ajudar no valor total necessário para realizar o seu sonho ou até mesmo ser o suficiente. 

Afinal, vamos falar a verdade, é difícil mensurar o quanto gastamos em “bobeiras” e “pequenos luxos” durante o mês. Com o desafio do envelope damos o primeiro passo nesse reconhecimento pessoal e ficamos alguns reais mais próximos daquela viagem dos sonhos.

Bora fazer o desafio do envelope? Já fez? Conta tudo pra gente!

Gosta de desafios? Então confira também o desafio das 52 semanas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.