Você já conhece o Piauí?! Hoje vamos apresentar um passeio muito lindo que é o do delta do Rio Parnaíba, o passeio de barco regado a frutas, comida caseira e com degustação de caranguejo que é muito produzido na região. Além de comer bem é possível passar pelos manguezais e poder ver como é feita a retirada do caranguejo, uma atividade muito penosa para quem vive disso. Sem falar que você vai navegar sobre as águas do maior rio totalmente nordestino, numa paisagem de tirar o fôlego.

Quando se fala em conhecer o Nordeste, para quem não é da região do Brasil as dicas são sempre as praias das capitais mais famosas, entretanto não é só de praias que são as belezas da região. O Piauí tem sua capital, Teresina, e o segundo mais populoso município do estado é Parnaíba, uma cidade histórica muito importante para o estado e com passeios bem atraentes como o do delta do Rio Parnaíba, que é um dos maiores do mundo.

O litoral do Piauí é bem pequeno, mas com praias lindas que ficam nos municípios de Parnaíba, Ilha Grande, Luis Correia (com boas pousadas na praia do Coqueiro, que fica a 28 quilômetros do centro de Parnaíba) e Cajueiro da Praia. Fica entre o litoral do Maranhão e do Ceará, uma dica legal e fazer a famosa rota das emoções que passa pelos três estados.

O município tem aeroporto internacional, mas dá chegar também via Teresina, que é a capital do estado e consequentemente tem muito mais voos vindos de todo o Brasil.

A cidade como é a mais estruturada das quatro que são banhadas pelo mar, serve de apoio para quem quer conhecer o litoral e o delta. Os preços são muito acessíveis, muito mesmo! Com caipirinha a cinco reais, e comer caranguejo é muito barato. Para quem gosta de arquitetura e história, nas proximidades do centro da cidade, na região denominada de Porto das Barcas, há inúmeros imóveis históricos, casarões lindíssimos! A cidade teve dois ciclos econômicos muito importantes, o primeiro baseado na produção de charque e o segundo na produção de cera de carnaúba. Parnaíba é a principal cidade do Norte do estado.

Em Parnaíba têm um campus da Universidade Federal do Piauí (UFPI), na avenida que está localizada a universidade, a Avenida São Sebastião, tem diversos mercados, padarias, restaurantes, bares, lanchonetes, muita opção para comer no final do dia, como comida japonesa, pizzaria, churrasquinho, cachorro-quente, restaurantes especializados em peixes e frutos do mar, para todo tipo de bolso e gosto. Muitos bares ficam no meio da avenida, nos “canteiros”, com mesas e cadeiras nas calçadas, é uma delícia para um “happy hour” ou um jantar. A cidade é muito tranquila.

De Parnaíba, além do passeio de barco para o Delta também é possível fazer um passeio até o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e ir de forma fácil para Camocim e Jericoacoara, o que fizemos após o passeio do Delta, já que saímos de Teresina.

Chegamos no meio da tarde em Parnaíba, e no outro dia pela manhã fizemos o passeio do delta e depois da volta do passeio passamos o final da tarde e vimos um dos mais lindos pôr do sol que já presenciamos na praia de Pedra do Sal, no entardecer o contraluz do sol faz sombra sobre as canoas que ficam atracadas na areia. A Pedra do Sal têm grandes pedras banhadas pelo mar, formando com o impacto das águas nas pedras cortinas de água. Um lugar tranquilo nos dias de semana, aquele barulhinho do mar, excelente para deitar numa rede ou sentar numa das cadeiras das barracas e tomar uma água de coco desfrutando dessa calmaria toda. É possível ir de ônibus para a Pedra do Sal ou de táxi, ou moto-táxi que tem muitos na cidade.

Outra dica é ir ver a revoada dos guarás, um pássaro que tem uma cor maravilhosa, um vermelho, escarlate, o pássaro tem cerca de 60 centímetros e é considerado uma das aves mais belas da fauna brasileira. Sua cor é devido a sua principal fonte de alimentos, os caranguejos. A revoada acontece à medida que o sol vai baixando no horizonte, as aves vão chegando nas árvores, um a um, de forma leta e calma, as árvores vão ficando cheias dos animais, como se fossem um pisca-pisca natalino feito pela natureza. Uma dica é usar binóculos, pois não dá pra ficar tão perto das árvores, mas não se esqueça de chapéu, boné, filtro solar, câmera ou celular para filmar ou fotografar e se achar necessário repelente. A ilha dormitório fica a meio caminho entre Parnaíba e a Ilha das Canárias até a cidade de Tutótia.

O passeio do delta do Panaíba

O Rio Parnaíba forma em delta em mar aberto, quando se aproxima do Oceano Atlântico, o Parnaíba deixa de ser rio e divide-se em cinco canais: Igaraçu, Canárias, Caju, Melancieira e Tutóia. De seu leito aparecem várias ilhas, igarapés, manguezais, dunas e praias. Além de uma maravilhosa fauna e flora.

O passeio tem duração de seis horas, é feito de barco, saí do Porto das Barcas em Parnaíba às 8h30 em caravana para o embarque no Porto dos Tatus, na cidade de Ilha Grande a 9 quilômetros de Parnaíba. Já no início do passeio são servidas frutas como: caju, goiaba, melancia, melão, jaca, banana, maçã, abacaxi. As águas do delta são tranquilas e é o único delta das Américas em mar aberto, e uma paisagem encantadora, daqueles passeios para você não pensar em nada e curtir a paisagem.

O passeio de barco segue pela Ilha das Batatas, Guirindó, Sauninha, Cujubeira, Trindade, Canárias, tendo a primeira parada na Ilha dos Poldros e Praia do Pontal. O almoço é servido na própria embarcação, com comida caseira muito saborosa, com pratos como: peixe escabeche, peixe à delícia, frango a passarinho, feijão, macarrão, salada, farofa e arroz.

O retorno é feito pelo Igarapé dos Piriquitos tendo a segunda parada nas dunas do Morro Branco banho de água doce, um lugar lindo, com areia clarinha, uma lagoa e uma praia deliciosa para banhar. Lá é servido no barco caranguejada temperada com leite de coco, finalizando o passeio às 15h no Porto dos Tatus.

Como chegar:

Via aérea por Maceió, João Pessoa, Fortaleza, Teresina, São Luis e Belém do Pará.

Via rodoviária com ônibus vindo de Teresina, Camocim e tem empresas particulares de ônibus que fazem o translado até Jericoacoara.

Quanto custa o passeio:

R$ 80 com as refeições inclusas, exceto bebidas.

Post e fotos por Daniela Drummond

6 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.