Ao longo dos anos, o Marrocos foi ocupado por diversos povos, de etnias diferentes, como bizantinos, árabes, muçulmanos e, mais recentemente, foi território de disputas entre França, Reino Unido e Espanha. Ou seja: os toques relacionados à decoração marroquina são, na verdade, influenciados por estilos e culturas diferentes.

Toda essa salada cultural resulta em casas marroquinas com detalhes únicos, padrões diferenciados e cores em abundância. Se você busca dar um toque étnico à decoração da sua casa, ou só de um cômodo dela, temos dicas bem interessantes a seguir:

1. Mais cor e mais mosaicos

decoração marroquina
Foto: Pixabay

Você pode escolher papéis de parede, azulejos, cortinas e objetos coloridos ou com mosaicos para homenagear essa influência oriental que existe na cultura marroquina. Cores fortes ou terrosas são ótimas opções, inclusive se você as mesclar com adereços dourados, de madeira ou prateados. Fica um charme só!

No Marrocos, as cores fortes e marcantes fazem parte da paisagem geral, e trazê-las para as paredes das casas, muros, janelas e portas é uma forma de transformar essa cromoterapia cultural, digamos assim, em uma parte importante da identidade do país.

Até mesmo os tetos das casas marroquinas são pintados em cores vibrantes, muitas vezes, ou têm mosaicos e outros adornos típicos. Para não se assustar com o resultado, é bacana que você faça pequenas mudanças constantes no visual da sua casa.

No Elo7 tem um montão de papel de parede marroquino com cores alegres e elegantes que você pode comprar para usar em casa. Outra opção é escolher um adesivo de parede com estampas marroquinas para trazer esse toque especial ao seu lar.

2. Dê destaque a tapetes, colchas e mantas

decoração marroquina
Foto: Pixabay

O Marrocos é forte em sua produção têxtil, e se você conhece alguém que foi para lá, certamente percebeu que essa pessoa trouxe um tapete, uma manta ou pelo menos uma echarpe marroquina como souvenir.

Essas peças também podem ser usadas na decoração da sua casa, especialmente sobre sofá e cama ou, no caso dos tapetes, alguns ficam lindos pendurados na parede, dando um ar diferente ao cômodo escolhido.

decoração marroquina
Foto: reprodução / AliExpress

Para quem estiver começando a mudar as cores em casa, optar por um item decorativo com fundo neutro e objetos geométricos coloridos ajuda a “não se assustar” com mudanças radicais. Esse tapete marroquino acima é uma alternativa, tem no Aliexpress.

Comprar tapetes com decoração marroquina vai deixar seu lar mais alegre. Olha essa opção aqui com cores vibrantes? Uma graça e repleta de estilo! Capas para sofá também são uma boa pedida, especialmente para quem tem pets em casa, já que os tecidos são mais grossos e resistentes.

Note que, além das cores vibrantes, esses itens vêm também com bordados, pedrarias e brocados e, se posicionados em pontos específicos da sua casa, conseguem harmonizar com o ambiente e trazer sensações de alegria e calor.

3. Copo marroquino e lanternas marroquinas

decoração marroquina
Foto: Pixabay

Eis outro item decorativo supertradicional na cultura marroquina. Com cores vibrantes e estrutura metálica, os copos e as lanternas marroquinas podem dar aquele detalhe especial tanto em alguma peça interna da sua casa quanto em alguma região de jardim, por exemplo.

Reunir mais de um desses itens é também uma opção ousada e divertida de decoração. No Aliexpress tem vários itens com essa pegada decorativa com bons preços.

Foto: reprodução / AliExpress

Um conjunto de lanternas assim pode ser usado diariamente para decorar o hall da sua casa, ficar exposto em um aparador bonito e até mesmo ser usado no Natal para decorar sua mesa.

4. Jogo de chá marroquino

Foto: Pixabay

O hábito de tomar chá é levado a sério no Marrocos, e não é surpresa o fato de que até mesmo os jogos de chá são verdadeiras obras de arte e excelentes peças de decoração.

Foto: reprodução / Elo7

Você pode comprar tanto as xícaras quanto as chaleiras e deixá-las em exposição em algum cantinho estratégico na sua sala ou na cozinha.

Dá para passar horas vasculhando bules marroquinos no Elo7 e ficar sonhando com cada um desses itens decorando sua casa. Com ainda mais sofisticação, saiba que existem jogos para licor com decoração marroquina que são um espetáculo.

5. Pufes e almofadas

Foto: Pixabay

Eis outra possibilidade bacana de decoração, tanto para o quarto quanto para a sala. Almofadas e pufes com cores vivas e bordados coloridos podem criar uma atmosfera rica em sua casa, trazendo aquele calor da decoração marroquina com facilidade – e, além de tudo, taí uma forma gostosa de tirar aquele cochilo, né?

decoração marroquina
Foto: reprodução / Aliexpress

Esse pode ser um dos primeiros itens da decoração marroquina que você conseguirá aplicar na sua casa sem grandes dificuldades, já que basta comprar uma capa para almofada com estampa colorida e com mandalas para trazer para ao seu lar. Prefere algo mais discreto? Sem problema! Tem conjuntos com tecidos lisos e apenas as estampas típicas para inovar aos poucos.

6. Pratos de colocar na parede

decoração marroquina
Foto: Pixabay

É muito comum no Marrocos a venda de pratos feitos para enfeitar paredes. Essa é uma forma bem simples de dar um toque marroquino à sua casa, e você pode colocar esses adereços em uma parede apenas, combinando cores, desenhos e tamanhos.

Foto: reprodução / Amazon

O legal desses itens que você pode comprar para decorar as paredes ou usar no dia a dia para servir uma sobremesa ou jantar com bastante estilo. Escolhas cores que mais combinam com o ambiente da sua casa e arrase na decor!

7. Espelhos marroquinos

Foto: Stacie

Você pode deixar seu banheiro com um aspecto marroquino fazendo pequenas mudanças, como acrescentando cores vivas às paredes ou com toalhas marroquinas. Além disso, o espelho marroquino, cujas molduras são largas, metálicas e com detalhes em mosaicos ou com colagens, como na foto acima, são uma excelente pedida.

O que você mais gostou dessa lista? Acha que sua casa poderia ficar mais bonita e aconchegante com detalhes de decoração marroquina? Conte para a gente aqui nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.