Com certeza um dos sites mais famosos e amplamente divulgados, a Decolar é uma das maiores agências de viagem online do mundo. Com toda essa atenção dos consumidores e as propagandas chamativas, a pergunta que fica é: a Decolar é confiável?

A agência é original dos nossos hermanos argentinos (com nome de “Despegar” em espanhol) e o Brasil possui uma das maiores filiais, localizada em Alphaville, São Paulo, com mais de 500 funcionários espalhados por todo o nosso país.

Quando falamos que os brasileiros são apaixonados por viagem e movimentam o turismo e a economia do mundo, não estamos para brincadeira: o Brasil é o país que mais fornece dinheiro para a empresa, com 60% do volume de vendas do grupo Despegar saindo daqui.

Dica: antes de comparar os preços no Decolar, compare passagem aérea no Turismocity, metabuscador confiável do mesmo grupo do Quanto Custa Viajar 🙂

Foto: Pxhere

Bom, já sabemos que a empresa de fato existe, tem CNPJ e atua conforme as leis brasileiras! Com sede no país, equipe, atendimento e presença nas redes sociais (com milhões de seguidores inclusive), comerciais em outdoors, na televisão, no Youtube, aeroportos e mais, isso já é suficiente para dizer que a Decolar é confiável?

Vamos te dar mais informações para poder entender e resolver a grande pergunta: a Decolar é confiável?

A empresa tem ofertas para inúmeros destinos e com vários serviços. Por intermédio da Decolar, é possível contratar passeios, passagens aéreas, tours, transfers, hotéis, locação de carro, seguro viagem e mais. São milhões de reais gastos pelos brasileiros, pois a empresa tem pacotes mais econômicos para Porto Seguro, por exemplo, como para Dubai em primeira classe de Emirates.

Com todo esse dinheiro rolando, é essencial entender se a Decolar é confiável?

É importante falarmos do dinheiro pois podemos estar falando das reservas da vida de alguém para realizar tal viagem a certo destino, existem viajantes que vendem parte de seu patrimônio para alcançar o sonho de viajar e investem todas as suas finanças e sonhos nisso, por isso saber se a Decolar é confiável é importante para não investir seu tempo e se frustrar.

Mesmo quem tem dinheiro “de sobra”, ninguém quer dor de cabeça na hora de realizar uma viagem para enfim relaxar e descansar, não é mesmo?

Vamos aos fatos: a Decolar é confiável?

Já definimos que a empresa é real, mas e suas promoções? Como saber se são reais e se a Decolar é confiável? Muitas vezes as agências de viagem ficam chocadas com os valores praticados pela Decolar e chega a ser impossível bater os preços deles (experiência da antiga consultora de viagens aqui).

A Decolar por si só não presta nenhum serviço, ela é apenas faz o intermédio entre você, o cliente e certa empresa. Ela anuncia passagens aéreas de todas as companhias praticamente, como Azul, Latam, Gol e etc em sua página e cabe a você cliente decidir. Por isso, a prestação do serviço deve ser cobrada diretamente junto à empresa contratada.

Foto: Pxhere

Na compra de um pacote ou qualquer serviço com a Decolar, é de responsabilidade da empresa fornecer todos os vouchers e itens necessários para que o viajante realize a viagem com sucesso, com todas as inclusões contratadas. Além disso, a Decolar também deve informar se algum plano de viagem mudar.

Vale dizer que sim, as ofertas são reais, mas o viajante deve prestar atenção em alguns detalhes, porque o valor do pacote pode ser anunciado com a importante frase “a partir de”, o que pode confundir os clientes que não prestaram atenção.

Outro detalhe importante: às vezes o pacote demonstrado, embora seja real, não tem as taxas incluídas. Taxas como impostos, tributos e taxas aduaneiras podem ser mostrados só na última página, então você fica todo empolgado para ir para a Disney, por exemplo, pagando X e aí na última página, onde vai inserir o cartão, o valor é X + Y.

Mas, ainda assim, é possível dizer que a Decolar é confiável pois o preço praticado na última página, ao inserir o cartão, será final e o serviço será entregue. Diferente de outros famosos sites na internet que juram praticar preços abaixo do mercado e no fim não entregam o código da sua passagem aérea e seu localizador, a Decolar envia tudo corretamente.

Por seus baixos preços e por dar tudo certo na maioria das vezes, a empresa reúne uma legião de consumidores super fiéis que não trocam a empresa por nada.

Atendimento ao cliente da Decolar é confiável? 

Nesse aspecto o viajante pode se decepcionar um pouco, pois o atendimento ao cliente no call center é demorado, já que a empresa reforça que a maioria dos procedimentos pode e deve ser feito pela plataforma deles totalmente online.

Essa falta de contato humano e falta de agilidade é uma das principais reclamações presentes atualmente no Reclame Aqui, mas vamos falar sobre a plataforma mais abaixo.

Durante a pandemia, especialmente no início, a empresa (como todas do ramo de turismo) se encontrou em uma situação complicadíssima de organizar e remarcar a viagem de todos. Quem comprou qualquer serviço teve bastante dor de cabeça para remarcar a viagem ou reaver o dinheiro.

Veja o que diz o Reclame aqui

A Decolar está no site Reclame Aqui há 14 anos, site que é referência no país quando o assunto é reclamação de clientes que de alguma forma estão insatisfeitos, tiveram problemas ou algo saiu errado.

Qualquer pessoa pode abrir uma reclamação neste site e a Decolar é notificada para poder entrar em contato oferecendo alguma resolução. A nota do Reclame Aqui é muito importante para as empresas e quanto mais alta, melhor, por isso abrir uma reclamação no site pode ser uma excelente forma de chamar a atenção de qualquer negócio, pois você ainda pode avaliar o retorno da empresa sobre o caso.

Como é possível ver no print abaixo, tirado em 25 de janeiro de 2023, a Decolar está com nota 5,4/10 (média dos últimos seis meses), sendo considerada “ruim” pelos parâmetros do Reclame Aqui.

O que vale observar, no entanto, é que 99,9% das solicitações feitas pelo site são respondidas, o que é super importante e um ponto positivo para entender se a Decolar é confiável.

O Reclame Aqui mostra também 39,2% das pessoas que tiveram problemas relatados na plataforma voltariam a fazer negócio e o índice de solução é de 50,2%.

Vale a pena dar uma conferida nas reclamações recentes se são similares ao produto que você pretende comprar para saber o tipo de situação que os passageiros estão passando e como está sendo resolvido. A página da empresa pode ser conferida aqui, e isso pode te ajudar a chegar a sua conclusão sobre a pergunta: Decolar é confiável?

Vale lembrar que a demanda da Decolar é imensa, e sim, mesmo que com grandes poderes vêm grandes responsabilidades como diria nosso amigo Homem-Aranha, a porcentagem de problemas é relativamente pequena em comparação ao volume de vendas e viajantes satisfeitos.

Por isso vale sempre conversar com pessoas que já tenham viajado com a empresa, procurar no Reclame Aqui novas informações e sempre desconfiar quando a esmola é muita. 

Com serviços reais e sede no Brasil, o maior problema atualmente da Decolar é seu atendimento ao cliente, que poderia ser mais rápido e ter várias formas de contato, segundo avaliações de consumidores que tiveram problemas com a empresa.

E aí, deu para te ajudar a entender se a Decolar é confiável?

Esperamos que sim e que faça uma boa viagem, independente de por onde decidir comprar.

Encontre passagem aérea barata no buscador da Turismocity grupo o qual o Quanto Custa Viajar faz parte:

8 comentários

  1. A Decolar é péssima. Estou esperando reembolso de um cancelamento por causa da pandemua faz 2 anos! PÉSSIMA EMPRESA.

  2. Também estou esperando um reembolso tem mais de um ano,e péssima vc não consegui nam meios de reclamar

  3. Tivermos que explicar, relatar com documentação em anexo para a operadora do cartão de crédito nosso, ela entendeu a situação na qual caí na UTI em estado grave por ter comido algo estragado num passeio lá em Aracaju ( XINGÓ) diaréia na qual a pressão foi para 6×4 e coração 66, quase entubado se não reagisse, SANGUE E RINS COM INFECÇÃO GENERALIZADA. Minha companhia de viagem solicitou agendamento PARA TROCAR A VOLTA POIS ESTAVA NA UTI, falaram que teria que ter DARA CERTA, MAS COMO SE TAVA NA UTI? NEGARAM 2 ACENTOS DIA 9 AGORA DE JUNHO PRA VOLTAR. Obs. Vem batendo banco muitas vezes sobrando, TIVEMOS QUE PAGAR 2.900, 00 ( mais caro q o pacote) . Nunca mais decolar, CVC SIM NUNCA DEIXOU NA MAO ABANDONADO NO NORDESTE LONGE DO RS

  4. A Decolar é a maior “furada” que existe. Em 2021 foi um custo para ser reembolsado de uns bilhetes comprados para os Estados Unidos na época da pandemia. Eles tentaram me “cozinhar” o tempo todo, dizendo q tudo estava dependendo de um procedimento da Cia aérea Delta Airlines. Como não acreditei mais na “safadeza” da Decolar, entrei em contato com a Delta, relatei tudo e eles me disseram q já havia sido repassado para Decolar o valor para me reembolsar. Resumindo, a Delta por ser empresa séria, diferente da Decolar, eles fizeram o meu reembolso, mesmo eu tendo comprado os bilhetes pela Decolar, ainda cada passageiro recebeu um bônus de 200, dólares, e a equipe da Cia aérea resolveu com a Decolar. Por isso, repito: DECOLAR É UMA FURADA, E FIQUEM ATENTOS PARA NÃO CAIR!!!

  5. Não tive nenhuma forma de contato direto não estou tendo retorno do problema que tive e não tem como falar diretamente, para esclarecer os problemas que tive, o que fazer como fazer com que, uma verdadeira palhaçada sei que vai ser difícil ter meu reembolso, estou indignado, queria ter mais formas de mostrar a merda desta empresa .

  6. Pior empresa de turismo que conheço.
    Estranho a Embratur permitir que uma empresa com mais de 26 mil reclamações em um ano (RECLAME AQUI) possa continuar ludibriar os consumidores brasileiros.
    No meu caso, tive que judicializar um compra de R$17.000,00 para o Reino Unido, com a promessa de remarcação, que em dois anos de tentativas, não consegui remarcar.
    O pior é que a empresa age com sarcasmo, remete o cliente para a página “Minhas Viagens” como se ali fosse resolver alguma coisa, mas não há campo nenhum para pedidos, reclamações e, o pior, a empresa muda as informações ao seu bel prazer.
    Fuja da DECOLAR !

  7. Comprei uma Passagem de ida e volta para Florianópolis pela Decolar , passei pix para pagar foi debitado e não mandaram o voucher para o meu e-mail, não consigo me comunicar , nem pelo telefone(s) e nem
    Pelo aplicativo . Vou para o Procon . Maior furada!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.