Gramado é um dos destinos mais procurados do Brasil, principalmente no período de inverno e fim de ano, quando a cidade ganha uma atmosfera mágica, com decoração temática natalina. Com arquitetura europeia influenciada por seus colonizadores, a cidade exala aconchego no melhor clima intimista, ideal para casais que buscam um destino para curtir a dois ou até mesmo comemorar datas especiais e viver uma lua de mel em Gramado inesquecível. Confira nesse post como ir de Porto Alegre para Gramado.

Como chegar em Gramado

Mas Gramado não é ideal somente para casais: com diversas atrações para todas as idades, famílias e grupos de amigos também são muito bem vindos. O circuito gastronômico da cidade também é caprichado, com diversas opções de restaurantes, que contam com um menu variado: de comidinhas tradicionais, fondue até cafés coloniais.

E quem vem de outros estados, o ponto de chegada costuma ser pela capital Porto Alegre – o principal aeroporto do estado está localizado na cidade, e é por isso que neste post você saberá quais são todos os meios de acesso entre as duas cidades mais visitadas do Rio Grande do Sul.

Distância entre Porto Alegre para Gramado

de porto alegre a gramado
Trecho da RS-020 / Foto: Wikimedia Commons

Existem 3 caminhos diferentes que ligam a cidade de Porto Alegre à Gramado:

  • Pela RS-020 e RS-115: o percurso de 123,5 km pode ser percorrido de carro em 2h4min sem trânsito. O percurso inclui acessos como a Av. Osvaldo Aranha, Av. Castelo Branco/Largo Edgar Koetz, a BR-290, Rod. Estadual Mário Quintana e a Rod. Estadual Teixeirinha;
  • Pela BR-116: curiosamente, o caminho mais curto (104,3 km) não é o mais rápido – o percurso pode ser percorrido de carro em 2h8min, partindo da Av. Osvaldo Aranha, e passando por acessos como Av. Castelo Branco/Largo Edgar Koetz e BR-290;
  • Pela BR-116, RS-239 e RS-115: com alguns quilômetros a mais (125,8 km), este percurso tem 2h12min de trânsito livre, e basicamente inclui os mesmos acessos das outras rotas, mas que se intercalam.

Tanto na RS-239, km 20 como na RS-115, km 24 há pedágios na ida e na volta, portanto, se programe.

Como ir à Gramado de carro

Grupos de amigos ou família que desejam conforto e privacidade sempre optam por trafegar entre Porto Alegre e Gramado de carro. Quem chega ao estado pelo aeroporto da capital, tem a opção de alugar um automóvel, e incluir no aplicativo de GPS uma das 3 rotas mencionadas anteriormente. Existem diversas empresas que oferecem este serviço, você pode fazer a pesquisa de preços de aluguel de carro no Turismocity.

Confira os melhores preços de passagens aéreas para Porto Alegre

Como ir para Porto Alegre de ônibus

de porto alegre a gramado
Terminal Aeroporto Salgado Filho, Porto Alegre / Foto: Wikimedia Commons

E quando ninguém quer dirigir por mais de duas horas ou não há ninguém da turma que tenha carteira de motorista? Vá de ônibus! E quem acha que esta opção não oferece conforto, está redondamente enganado! Aliás, todos os ônibus que saem da Rodoviária de Porto Alegre fazem uma parada também no aeroporto da cidade, facilitando ainda mais a locomoção de quem chega de outro estado via aérea.

E para deixar a sua viagem toda organizada antes mesmo de sair de casa, vale a pena comprar sua passagem de ônibus antecipadamente pela Turismocity. Por lá você confere as melhores opções, datas, valores e horários. Outra opção que o site oferece são as excursões. Além do eixo Porto Alegre / Gramado, há também outras possibilidades de pacotes, incluindo outros destinos e passeios durante a sua viagem ao Rio Grande do Sul.

A viagem de Porto Alegre à Gramado passa por diversos outros destinos, como Canoas, São Leopoldo, Novo Hamburgo (a capital nacional do sapato), Dois Irmãos, Morro Reuter, Picada Café e Nova Petrópolis – opções que podem garantir ótimas paradas até o destino final. Canela também é uma parada quase que obrigatória durante a sua viagem, e o QCV tem um guia completo da cidade para enriquecer ainda mais o seu roteiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.