Já imaginou ver neve na África do Sul? E cruzar um país inteiro em apenas três horas de carro? Separamos essas e outras curiosidades do mundo que vão te surpreender! Afinal, a Terra é azul e redonda, mas ainda há muita coisa diferente para ser descoberta por aqui antes de você querer se mudar pra Marte.

Durante a nossa longa pesquisa, notamos que o trono da Rainha Elizabeth II vai muito além das fronteiras do Reino Unido. Há mais de 65 anos no poder, ela também é a monarca de parte da África e África do Sul, da Jamaica, da Austrália e do Canadá, além de outros 27 países independentes! Isso porque seu reinado inclui lugares que seguem uma monarquia constitucional parlamentarista, territórios britânicos ultramarinos e Dependências da Coroa.

Pois é, galera, sempre podemos aprender mais com esse mundão lindo e louco que vivemos! Olha só:

Em Dubai…

Tudo o que reluz é ouro, já que 40% da comercialização do metal passa por lá. Pelo menos dentro do Hotel Burj Al Arab, apontado como um dos mais luxuosos do mundo. A construção tem ouro suficiente para cobrir mais de 46 mil quadros de Mona Lisa. As paredes são revestidas de ouro 24 quilates e em seu topo esta a quadra de tênis mais alta do mundo, acima de 60 andares.

No Japão…

A criminalidade tem caído tanto, que os policiais estão sem ter o que fazer. O país com mais de 13 milhões de habitantes tem uma das menores taxas de morte por armas de fogo, levando a óbito apenas cinco pessoas em todo o país no ano de 2015, e pelo 13º ano consecutivo a incidência de crimes diminui. O “achados e perdidos” dos postos chamados de Koban, cabines policiais espalhadas por Tóquio, é o mais eficiente do planeta.

Em Cuba…

Ainda vivem o regime socialista de governo. Isso implica diretamente em sua cultura, estilo de vida e controle. Entre suas características e mazelas, não há liberdade de imprensa, já que os meios de comunicação são constantemente censurados, e nem corretores de imóveis, pois é proibido a compra e a venda dos mesmos. Se pratica a troca. O sistema de saúde está entre os melhores do mundo e é totalmente gratuito. Praticamente todas as pessoas são alfabetizadas e a minoria têm acesso à internet, embora o governo prometa banda larga para ao menos metade da população nos próximos anos.

Foto: Yuri Kiddo photography

O Canadá…

Parece até um lugar de mentira, de tão incrível que é. Mesmo sendo um dos maiores países do mapa, consegue abraçar o mundo com sua tolerância, abrigando imigrantes que o tornam um rico território multicultural. As mulheres ocupam diversas posições no mercado de trabalho, desde pedreiras a presidentes de empresas, representando 45% da mão de obra canadense, o que é um avanço quando se fala em igualdade entre os sexos. Além disso, tem excelentes universidades, uma das melhores qualidades de vida e ofertas de emprego constantes.

Foto: Status of Women Canada

No Estados Unidos…

Oito em cada 10 prédios não possui o 13º andar, segundo pesquisa baseada em 650 construções de Nova York, incluindo hotéis. O número é simplesmente temido na metrópole por motivos supersticiosos, já que há mais de 100 anos o número 13 está associado a azar. Embora muitos não se importem com isso, os edifícios que possuem o 13º oferecem descontos no valor do imóvel. O antigo hotel 5 estrelas Waldorf Astoria é um dos poucos prédios de época com 13º andar, mas atualmente passa por reformas para abrigar apartamentos de luxo. Até mesmo as companhias aéreas entram nessa dança. Algumas delas pulam da fila 12 à 14 na hora de numerar as fileiras com assentos das aeronaves.

A África do Sul…

Tem um dos ecossistemas maia diversos do mundo. Por seu território você encontra desde desertos a savanas onde vivem animais selvagens, praias, vinícolas, florestas e até mesmo neve em seus picos montanhosos mais altos. Por ter altas temperaturas, dificilmente associamos o país ao gelo! E sim, a foto abaixo é na África do Sul, mais precisamente em Barkly East.

Foto: Maynie Hone

A Suíça…

Não faz parte da União Europeia, por alegar “neutralidade”, e não exige visto para brasileiros por até três meses de visitação no país. Está entre os lugares com melhor qualidade de vida do mundo, e por consequência, entre os mais caros também.

No Paquistão…

Há mais de 100 montanhas acima dos 7 mil metros! Não por acaso é na fronteira entre o país e a Índia que está o Monte K2, apontado como a segunda maior montanha do mundo. Suas paisagens são belíssimas, seu povo hospitaleiro e gentil, mas infelizmente muitas pessoas ainda têm medo de chegar lá devido aos constantes conflitos do Oriente Médio.

Na Bélgica…

O território é tão pequeno e as estradas tão favoráveis que é possível atravessar o país de carro em apenas três horas! O país com 11 milhões de habitantes possui 30.528 km², sendo um pouco maior do que o estado de Alagoas, no Brasil. Uma road trip por seu território passa pelas cidades de Antuérpia, Dinant, Bruxelas, Waterloo, Gent e Bruges, e pode incluir ainda uma passadinha nas vizinhas Holanda, França e Alemanha. Tentador, não?

Na Austrália…

A galera curte o bom e velho churrascão, por lá conhecido como BBQ, abreviação de barbeque (churrasco, em inglês). Tanto que em calçadões você encontra churrasqueiras elétricas que funcionam com moedas ou até mesmo gratuitas. Eles também consomem carne de canguru, uma das principais espécies do país. Vai encarar esse rango?

Na Grécia…

Foi onde surgiu a ideia de tocar em algo vermelho na hora em que duas pessoas dizem a mesma coisa simultaneamente. A medida serve para evitar brigas e acabou virando um costume bem peculiar, acompanhado da frase “piase kókino” quando acontece.

Foto: © Roger Wood/CORBIS

A Alemanha…

É o país que possui a maior quantidade de albergues no mundo. São 620 no total e o número não para de crescer. Os mochileiros podem aproveitar para conhecer todos os cantos economizando na estadia e conhecendo outros viajantes que dormem na cama ao lado. Na pequena cidade de Altena surgiu o primeiro albergue da juventude do mundo, em 1912, dentro do Castelo de Burg. E continua em funcionamento! No bairro de Friedrichshain-Kreuzberg, em Berlim, foi aberto o maior hostel do mundo, com 125 quartos e 445 camas. O edifício restaurado pertence a Associação Alemã de Albergues da Juventude (DJH, na sigla alemã).

Na Irlanda…

Você consegue ser autosuficiente até no supermercado. Existem alguns com o sistema pegue e pague (chamado por lá de self checkout), presente em lojas como a Tesco, funciona como caixas self-service em que o cliente passa suas compras sozinho, coloca o dinheiro, pega a nota fiscal e o troco. Para quem já está com pressa para conhecer os mais de mil pubs de Dublin, é uma boa!

No Paraguai…

Não existem praias, apenas praias de água doce ou fluviais, que provém de rios. Apesar disso, são tão lindas quanto as formadas por mar, com paisagens tipicamente “litorâneas”. A de San José, em Encarnación, costuma ser apontada como a mais bonita do país e tem se popularizado bastante. Mas a Playa Dorada e a cristalina Laguna Blanca, são as que tem um dos cenários mais bonitos.

Na Colômbia…

Se consomem formigas fritas! Sim, assim como acontece em alguns países asiáticos, aqui na América do Sul a iguaria, chamada de hormiga culona, é alimento para os colombianos. As tanajuras são torradas e comidas em locais como Santander, onde os camponeses têm o costume de caçá-las em meados de abril. O sabor forte e salgado já é tradição para a gastronomia de Barichara e antigos vilarejos.

O Uruguai… 

Poderia facilmente ser o país do Carnaval. Pouca gente sabe, mas a festança carnavalesca nessas terras dura 40 dias, o que a torna a mais longa do mundo! Entre janeiro e março os uruguaios se organizam para participar de desfiles de rua e apresentações, além de expor a situação atual de diversas áreas, desde política até o futebol. Os chamados grupos de murga funcionam como blocos carnavalescos que ecoam marchinhas carregadas de críticas e humor, seja no palco do Teatro Verano, em Montevidéu, ou em tablados. É uma maratona de espetáculos, muito divertida e diversa.

Post por Brunella Nunes
Fotos: reprodução

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.