Entre Recife e Maceió está um destino digno de cenário cinematográfico. Surgindo no meio do mar cristalino da Costa dos Corais, em Alagoas, a Croa de São Bento é um verdadeiro paraíso, acessado apenas de barco em passeios que duram algumas horas. Mas vale cada segundo!

Para chegar a este pequeno oásis é preciso ir até outro: Japaratinga, vila menos movimentada e mais barata do que a concorrida Maragogi, mas tão exuberante quanto. Apenas 10 km de distância separam as duas joias alagoanas, facilitando a locomoção entre ambas. 

Foto: reprodução / Japaratinga Lounge Resort

A região conta com cinco praias em sua extensão, proporcionando refrescantes banhos de mar e relaxamento em piscinas naturais. Conta com infraestrutura de bares, restaurantes, pausadas e comércios, garantindo um bom nível de conforto aos turistas. 

A partir da principal praia, chamada de Japaratinga, partem as jangadas rumo à Croa de São Bento, que está a 80 metros mar adentro. O percurso dura cerca de 1 hora, mas quem aprecia a paisagem ao redor não fica entediado e sim encantado com as maravilhas que a natureza proporciona no nosso Nordeste.

Por motivos de preservação, apenas jangadas podem chegar ao local. Catamarãs e lanchas são proibidos pois há risco de destruírem os corais. Cabe denúncia ambiental em caso de oferta. 

Foto: divulgação/Japaratinga Resort

Depois da jornada em alto mar se chega a um banco de areia, formado apenas durante o período de maré baixa. Esta é a Croa, que integra a área de preservação da Costa dos Corais por abrigar espécies marinhas em seu eixo, além de uma modesta barreira de corais. 

As águas azuis-turquesa são tão cristalinas que lembram a paisagem gringa das ilhas caribenhas e das Maldivas. O público consegue avistar peixinhos a olho nu, como os sargentinhos, que vivem nos trópicos e são frequentes no litoral brasileiro. 

Com um mar morno e raso, a atração não possui contraindicações, favorecendo turistas de todas as idades. A excursão, que dura em torno de 2 horas (fora ida e volta), é perfeita para a prática de snorkel. A única parte ruim é ter que voltar do passeio! 

Foto: divulgação/Japaratinga Resort

Dicas para aproveitar Croa de São Bento

  • Cheque a tábua de marés antes de agendar, pois ela irá garantir o passeio. Se a maré não estiver com o mínimo de 0.6, a experiência estará comprometida. Quanto menor o número, melhor. 
  • Procure por jangadeiros de confiança por meio de indicações em sites e agências de turismo ou na própria hospedagem;
  • Jamais considere ir andando até o banco de areia. A maré sobe rápido e este é um caminho perigoso inclusive para quem sabe nadar. As águas são traiçoeiras.
  • Evite usar protetor solar durante o passeio. Há componentes químicos nos produtos que ficam na água e prejudicam a fauna marinha. 
  • Mantenha sempre a praia limpa. A natureza agradece!
Foto: divulgação/Japaratinga Resort

Outros passeios

Para explorar melhor a região de Japaratinga, confira esse post do Quanto Custa Viajar. São várias praias tranquilas para aproveitar, além de acomodações aconchegantes.

Foto: divulgação/Sollaris

Seguindo pela Rota Ecológica, se encontra mais um destino inesquecível: São Miguel dos Milagres, que conquista os casais em lua de mel ou em viagens igualmente românticas. Além de praias lindas, conta com mangues, lagoas de água doce e piscinas naturais.

Mais deserta, a praia do Patacho tem um cenário de cair o queixo não apenas durante o dia, mas em noites de lua cheia e nova, pois o satélite simplesmente surge no horizonte do mar, formando uma imagem pictórica. Na maré baixa também conta com piscinas naturais.

Sem tanta infraestrutura, possui na extensão de areia algumas barraquinhas e um bar que serve refeições.  

Por fim, não deixe de visitar a Associação Peixe-Boi, no Povoado de Tatuamunha. Além de atuar na preservação da espécie, ameaçada de extinção, educa as pessoas realizando passeios no manguezal, habitat natural destes mamíferos gigantes e dóceis, proporcionando um momento único de aproximação com os seres humanos. 

Foto: divulgação/Japaratinga Resort

Onde se hospedar em Croa de São Bento

Entre as opções está o resort all inclusive Japaratinga Lounge; a rústica pousada Doze Cabanas; e a sustentável Sollaris Ecopousada.

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.