Costão de Itacoatiara revela uma das mais belas paisagens de Niterói

Categorias Ao Ar Livre, Descubra o BrasilPostado em

A oceânica Baía de Guanabara é um dos cartões postais do Rio de Janeiro e se destaca entre as maiores do Brasil. Mas sabia que do outro lado dela está uma das mais belas paisagens de Niterói? O Costão de Itacoatiara preserva uma belíssima praia, abraçada por morros e banhada por águas cristalinas. De quebra, ainda proporciona uma das melhores vistas do estado para quem não nega uma boa trilha e segue até o topo da pedra, a 217 metros de altura.

Movimentada e vibrante, a convidativa enseada que se forma entre os costões rochosos tem ainda um mar de águas azuis bem agitado, para a alegria dos surfistas de plantão. Outros esportistas circulam por ali também, como os adeptos de escalada e demais aventureiros, que percorrem trilhas moderadas no Parque da Serra da Tiririca para ter um visual exuberante lá do alto do morro, onde se vê até mesmo a Pedra do Elefante.

Há algumas particularidades em Itacoatiara. Habitada, em grande parte, por moradores de classe média alta, a região conta com vigilância particular e uma cabine policial mantendo a segurança do local. Por ser uma área de proteção ambiental, o Instituto Estadual do Ambiente estabeleceu um limite diário de visitantes durante o verão: 600 a mil pessoas por dia terão acesso a este pequeno paraíso. A medida visa reduzir o impacto da presença humana no reduto natural, que já sofreu erosões e degradação.

Como chegar: não é tão simples chegar ao local pois não é permitido o acesso de vans e ônibus. Para quem usa o transporte público, o melhor a se fazer é pegar uma linha que vai até Itaipú: o 38 (Centro — Itaipu) ou a 770D(Castelo — Itaipu) da Viação Pendotiba, no Terminal Rodoviário Menezes Cortes, e andar até a praia de Itacoatiara.

Para acessar a trilha, existe um impasse em relação ao nome das ruas, mas para simplificar, basta seguir até a última via da orla, a Rua das Papoulas.

3 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.