Ah, o nordeste! Essa região abençoada em nosso país é um dos destinos turísticos favoritos no Brasil. Não é para menos: as praias e o povo acolhedor realmente encantam. Quem deseja viajar mais especificamente para Pernambuco pode ter a oportunidade de pisar em um pedacinho do paraíso na Terra conhecido como Costa Dourada.

Abrangendo praias como a dos Carneiros, Porto de Galinhas, Calhetas, Xaréu e Paiva, esse trecho do litoral sul pernambucano com 90 km de extensão também é carinhosamente conhecido como Costa dos Arrecifes ou Terra dos Coqueiros. Já pelos apelidos é possível conseguir imaginar um pouquinho como é o lugar, não é mesmo?

Mas, certamente, sua imaginação não será páreo para o que seus olhos podem encontrar: praias tropicais com mar azul cristalino com águas morninhas. Dá uma espiadinha nesta maravilha:

costa dourada em pernambuco
Foto: Wikimedia Commons

Partiu, Recife? Encontre aqui passagens aéreas com os melhores preços

Os encantos da Costa Dourada em Pernambuco

O litoral sul de Pernambuco é protegido por corais e suas águas mornas atraem visitantes de todos os cantos do planeta. As belezas cheias de encantos, assim como as piscinas naturais, são o tipo de destino perfeito para quem quer descansar e se desligar da correria do dia a dia.

Veja como você pode montar um roteiro e percorrer esses 90 km de litoral exuberante.

Cabo de Santo Agostinho, início da Costa Dourada

A menos de 30 km de distância de Recife, sua jornada pela Costa Dourada em Pernambuco pode começar aqui, na Praia do Paiva, no município de Cabo de Santo Agostinho. A densa faixa de coqueiros com areia clarinha emoldura o mar azul cristalino.

Com quase 8 km de extensão, a região é ótima para a prática de mergulho. É necessário pagar um “pedágio” para entrar, pois a praia se tornou privada. Mas vale a pena para desfrutar das piscinas naturais, dar um pulinho na praia de Itapuama.

Continuando seu passeio pela Costa Dourada, siga até a praia de Xaréu. O lugar é bastante charmoso e conta com piscinas naturais que se formam na maré baixa e rochas vulcânicas.

Poucos km à frente, faça uma pausa na Enseada dos Corais, mais um destino lindo e que vale muito a pena conhecer

Praia de Calhetas, ainda em Cabo de Santo Agostinho

Ainda em Cabo de Santo Agostinho, você com certeza vai conhecer a famosa praia de Calhetas. Essa praia lindíssima é cercada por rochas, coqueirais, arrecifes e o mar azul costuma ficar agitado por conta dos bares locais.

O local fica a apenas 50 km de Recife! Dá para fazer um bate e volta? Com certeza! Mas nossa dica é que você fique no município para aproveitar bastante a região. Encontre os melhores hotéis e pousadas no paraíso de Cabo de Santo Agostinho para se hospedar durante sua viagem.

Além de curtir o mar, os turistas também podem se divertir com mais atrações, como tirolesa, snorkel e trilhas.

Porto de Galinhas, Ipojuca

É praia linda que você quer? Na Costa Dourada em Pernambuco, você vai se apaixonar por Muro Alto, Cupe, Merepe, Maracaípe e Pontal de Maracaípe. Todas essas praias fazem parte da popular praia de Porto de Galinhas.

A região dispensa apresentações, já que é uma das mais conhecidas em Pernambuco e mais lindas do Brasil! Reserve pelo menos três dias inteiros para conhecer cada cantinho especial, fazer passeios em Porto de Galinhas, em especial as cinco praias citadas anteriormente.

Encontre a hospedagem perfeita para sua viagem a Porto de Galinhas aqui.

Praia de Carneiros, Tamandaré

Esta é uma das mais bonitas e desejadas praias de Pernambuco: a praia dos Carneiros. O cenário é realmente paradisíaco, com águas cristalinas esverdeada que não deixam nada a desejar se comparadas com um destino caribenho.

Carneiros é uma das melhores praias do nosso país e perfeita para que busca por tranquilidade. Com infraestrutura para receber turistas, a praia ainda assim se mantém rústica, seja na orla ou nos arredores da capela São Benedito.

Boas opções de hospedagem por lá são: Hotel Praia dos Carneiros, a Pousada Paraíso dos Carneiros, os Chalés dos Carneiros e os bangalôs do Pontal dos Carneiros. Vale a pena dormir pelo menos duas noites lá, já que Tamandaré fica a 90 km de Recife.

Você ainda pode emendar o passeio e ir para Maragogi, em Alagoas, que tal?

Vai dizer que esse roteiro pela Costa Dourada não é realmente uma viagem dos sonhos?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.