Quem sonha em conhecer a região do Caribe deveria saber que no Brasil temos paisagens tão paradisíacas quanto as destas ilhas. A Costa dos Corais, em Alagoas, é um dos lugares que assemelha muito com o cenário ideal de férias: águas cristalinas, de cor surreal, cercadas por areia branca e coqueiros. Através da chamada Rota Ecológica é possível conhecer algumas das melhores praias do Estado e do mundo.

O roteiro tem Maceió como ponto de partida e inclui os municípios de Paripueira, Barra de Santo Antonio, Passo de Camaragibe, São Miguel dos Milagres, Porto de Pedras, Porto Calvo, Japaratinga e Maragogi. Destino turístico consolidado e sustentável, a Costa dos Corais encanta onde quer que você esteja.

rota ecologica de alagoas

Piscinas naturais ideais para observar espécies marinhas, águas mornas e tranquilas, ondas alucinantes e praias selvagens fazem parte deste trecho alagoano de 300 km de extensão, que termina já na divisa com Pernambuco. O trecho é o segundo maior banco de arrecifes do mundo, sendo a Grande Barreira de Corais da Austrália o primeiro.

O melhor período para ir é no verão, quando as temperaturas chegam a 30ºC. Entre maio e julho as chuvas podem prejudicar o aproveitamento, mas a Primavera também garante tempo firme e mais seco. Saiba mais sobre as praias da região e clique aqui para descobrir os custos dessa viagem incrível!

Maragogi

Constantemente comparado às ilhas caribenhas, Maragogi tem 22 km de praias exuberantes e Galés, conjunto de piscinas naturais cristalinas. Vale a pena conhecer também Barreira de Peroba e Taoca.

maragogi

Porto de Pedras

Vila de pescadores, o Porto é marcado por antigas casinhas coloridas a beira-mar, coqueiros, o projeto Peixe-Boi, o rio Tatuamunha e Patacho, uma das mais belas praias do país. O visual fica ainda melhor se há fôlego para alcançar o farol da cidade, de onde se observa toda a imensidão azul.

Porto de Pedras

São Miguel dos Milagres

O pequeno vilarejo onde não entram veículos é um dos mais antigos de Alagoas e atrai casais em busca de privacidade A praia do Toque é rodeada de pousadas de luxo e boas opções gastronômicas. Vale a pena conhecer também a praia do Riacho, Porto da Rua e a praia de São Miguel dos Milagres.

praia do toque

Japaratinga

As falésias de Japaratinga chamam a atenção dos viajantes pelo visual. Quando alcançam as águas tranquilas e esverdeadas das praias Barreira do Boqueirão, Bitingui e Pontal, aí se apaixonam de vez.

jarapatinga2

Passo de Camaragibe

O município é rodeado de lagoas, rios e mangues, mas também tem praias charmosas como Barra de Camaragibe, praia de Marceneiro e Morros. A tranquilidade torna o destino ideal para quem quer descansar, seja curtindo as pousadas rústicas ou observando a barreira natural de corais.

camaragibe

Paripueira

O nome Paripueira tem origem indígena e significa “águas mansas”. Assim é o destino a apenas 33 km do centro de Maceió. Com clima de interior, tem piscinas naturais de água morna, ideal para famílias com crianças e para praticantes de snorkel.

Paripueira

Barra de Santo Antônio

Rodeada de falésias, que tornam o cenário ainda mais bonito, Barra de Santo Antônio não só belas praias, mas bastante infraestrutura turística. Os visitantes aproveitam as praias de areia fina e mar azul turquesa que forma piscinas naturais. Tabuba, Carro Quebrado e Ilha da Crôa são parte do município.

praia de carro quebrado

Encontre aqui passagem aérea para Maceió e depois alugue online seu carro para fazer essa viagem!

Fotos via e via

18 comentários

  1. Bom dia.
    Pretendo fazer uma viagem com minha esposa de duas semanas( duas ultimas semanas de maio/2020) para conhecer as belezas entre Recife e Maceió. Pretendemos também passar alguns dias em Maceió.
    Meu objetivo é alugar um carro para retirar em Recife e devolver em Maceió ou vice versa.
    Não gostamos de resort, gostamos de passear durante o dia e curtir a noite nas cidades ou vilas. Hotel somente para dormir e tomar banho.
    Minhas dúvidas são muitas, porém vou tentar resumir:
    1: Por onde começar, Maceió ou Recife?
    2: Quanto tempo aproximado devo ficar em Maragogi e Porto de Galinhas para fazer todos os passeios e curtir com folga ambos locais?
    3: Entre Recife e Maceió, além de Maragogi e Porto de Galinhas, tem algum outro local que vale a pena ficar hospedado? Se sim, onde e quantos dias são necessários para os passeios e curtir o local?
    4: Além dos locais citados a cima, pretendemos fazer o passeio de barco e conhecer os Canions do São Francisco, mesmo sendo um pouco fora dessa rota.
    A principio essas são as dúvidas iniciais.
    Obrigado.
    Tassio

    1. Olá Tássio, sobre por onde começar acreditamos que seria interessante começar por Recife, as praias vão ficando mais bonitas conforme for descendo, se já pegar as praias lindas de cara, não vai querer sair mais 😀
      Maragogi/Porto de Galinhas 4 dias. Para outras paradas, confira esse post https://quantocustaviajar.com/blog/roadtrip-de-recife-ate-maceio/ tem muita praia maravilhosa no caminho, vai conforme o seu gosto! Como são próximas, escolha uma cidade base e tire uns 5 dias para visitar as praias ao redor. Inclusive essas praias são tão lindas quanto Maragogi e Porto de Galinhas e muito mais tranquilas por serem menos turísticas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *