Quem sonha em conhecer a região do Caribe deveria saber que no Brasil temos paisagens tão paradisíacas quanto as destas ilhas. A Costa dos Corais, em Alagoas, é um dos lugares que assemelha muito com o cenário ideal de férias: águas cristalinas, de cor surreal, cercadas por areia branca e coqueiros. Através da chamada Rota Ecológica é possível conhecer algumas das melhores praias do Estado e do mundo.

O roteiro tem Maceió como ponto de partida e inclui os municípios de Paripueira, Barra de Santo Antonio, Passo de Camaragibe, São Miguel dos Milagres, Porto de Pedras, Porto Calvo, Japaratinga e Maragogi. Destino turístico consolidado e sustentável, a Costa dos Corais encanta onde quer que você esteja.

Encontre aqui passagem aérea para Maceió

Costa dos corais
Foto: Wikipedia

Costa dos Corais um roteiro incrível

Piscinas naturais ideais para observar espécies marinhas, águas mornas e tranquilas, ondas alucinantes e praias selvagens fazem parte deste trecho alagoano de 300 km de extensão, que termina já na divisa com Pernambuco. O trecho é o segundo maior banco de arrecifes do mundo, sendo a Grande Barreira de Corais da Austrália o primeiro.

Quando ir

O melhor período para ir é no verão, quando as temperaturas chegam a 30ºC. Entre maio e julho as chuvas podem prejudicar o aproveitamento, mas a Primavera também garante tempo firme e mais seco. Saiba mais sobre as praias da região e clique aqui para descobrir os custos dessa viagem incrível!

Costa dos Corais – Pontos importantes no caminho

Maragogi

Constantemente comparado às ilhas caribenhas, Maragogi tem 22 km de praias exuberantes e Galés, conjunto de piscinas naturais cristalinas. Vale a pena conhecer também Barreira de Peroba e Taoca.

Porto de Pedras

Vila de pescadores, o Porto é marcado por antigas casinhas coloridas a beira-mar, coqueiros, o projeto Peixe-Boi, o rio Tatuamunha e Patacho, uma das mais belas praias do país. O visual fica ainda melhor se há fôlego para alcançar o farol da cidade, de onde se observa toda a imensidão azul.

Costa dos corais
Foto:Otávio Nogueira

São Miguel dos Milagres

O pequeno vilarejo onde não entram veículos é um dos mais antigos de Alagoas e atrai casais em busca de privacidade A praia do Toque é rodeada de pousadas de luxo e boas opções gastronômicas. Vale a pena conhecer também a praia do Riacho, Porto da Rua e a praia de São Miguel dos Milagres.

Japaratinga

As falésias de Japaratinga chamam a atenção dos viajantes pelo visual. Quando alcançam as águas tranquilas e esverdeadas das praias Barreira do Boqueirão, Bitingui e Pontal, aí se apaixonam de vez.

Passo de Camaragibe

O município é rodeado de lagoas, rios e mangues, mas também tem praias charmosas como Barra de Camaragibe, praia de Marceneiro e Morros. A tranquilidade torna o destino ideal para quem quer descansar, seja curtindo as pousadas rústicas ou observando a barreira natural de corais.

Encontre a hospedagem perfeita para a sua viagem

Paripueira

O nome Paripueira tem origem indígena e significa “águas mansas”. Assim é o destino a apenas 33 km do centro de Maceió. Com clima de interior, tem piscinas naturais de água morna, ideal para famílias com crianças e para praticantes de snorkel.

Barra de Santo Antônio

Rodeada de falésias, que tornam o cenário ainda mais bonito, Barra de Santo Antônio não só belas praias, mas bastante infraestrutura turística. Os visitantes aproveitam as praias de areia fina e mar azul turquesa que forma piscinas naturais. Tabuba, Carro Quebrado e Ilha da Crôa são parte do município.

Costa dos corais
Foto: Márcio Cabral de Moura

Encontre aqui passagem aérea para Maceió e depois alugue online seu carro para fazer essa viagem!

Quanto tempo ficar na Costa dos corais

São muitos pontos turísticos incríveis na Costa dos corais e que merecem a visita, e se deixar é capaz que você queira emendar o ano todo neste lugar lindo se não tiver foco no que conhecer! Para isso, vamos te ajudar indicando quanto tempo ficar na Costa dos corais. Claro que o tempo ideal para aproveitar a região depende do seu estilo de viagem e dos pontos turísticos que deseja explorar. Vamos apenar dar algumas informações e sugestões para que você consiga programar sua viagem e não deixar de fora nada essencial!

Para conhecer as principais praias, como Maragogi e São Miguel dos Milagres, aproveitando as piscinas naturais e a tranquilidade das vilas de pescadores, o ideal é dedicar entre 3 a 5 dias de viagem! Esse tempo é suficiente para relaxar, fazer passeios de barco e mergulhos em águas cristalinas.

Já se você puder e quiser, o ideal seria ficar 7 dias inteiros na Costa dos Corais para conseguir explorar mais a fundo a região, visitando praias mais afastadas e menos conhecidas, como Japaratinga e Porto de Pedras. Esse período também permite fazer passeios como trilhas, conhecer os projetos de preservação do peixe-boi e aproveitar as pousadas charmosas, além de claro, descansar!

Roteiro de 7 dias pela Costa dos Corais

Foto: Pixabay

Para te ajudar a colocar em prática quantos dias ficar na Costa dos Corais, elaboramos um roteiro de 7 dias pela região passando nos principais pontos turísticos! Confira e inspire-se para criar o seu roteiro ou coloque esse em prática!

Dia 1: Chegada em Maragogi

  • Manhã: o ideal é conseguir pegar um voo logo pela manhã da sua cidade para Maceió ou Recife, os aeroportos mais próximos de Maragogi, e depois pegar um transfer ou carro alugado (nossa recomendação para conseguir fazer este roteiro) até o local considerado como “Caribe Brasileiro”, em um deslocamento que dura 2h30 em média. Chegando lá, faça check in no seu hotel e bora explorar Maragogi!
  • Tarde: depois de deixar as coisas no hotel, bora curtir a Praia de Maragogi, relaxe e aproveite o pôr do sol.
  • Noite: jante em um restaurante à beira-mar com pratos de frutos do mar.

Hospedagem em Maragogi: a praia tem opções de pousadas e resorts, favorecendo os viajantes a escolherem o que melhor se adapta à sua realidade! Entre as pousadas mais bem avaliadas e com bom custo-benefício temos como sugestão a Pousada Enero, a Pousada Concha Dourada e a Pousada Águas de Maragogi – todas com notas acima de 9!

Dia 2: Passeio às Galés de Maragogi

  • Manhã: acorde cedo e já faça o famoso passeio às Galés, as piscinas naturais de Maragogi. Mergulhe com snorkel para ver os corais e peixes coloridos.
  • Tarde: após o passeio, conheça a Praia de Antunes, uma das mais bonitas da região, com águas cristalinas e tranquilas.
  • Noite: aproveite a culinária local em outro restaurante de frutos do mar, e curta a noite na vila.

Dia 3: Japaratinga

  • Manhã: tome café da manhã e vá para a cidade de Japaratinga, a 12 km ao sul de Maragogi, uma praia tranquila e pouco movimentada, onde você pode descansar e curtir a praia ou fazer passeios.
  • Tarde: explore a Praia de Bitingui e Barreiras do Boqueirão, duas praias desertas e paradisíacas de Japaratinga.
  • Noite: no fim da tarde, o viajante tem opção de voltar para Maragogi para dormir no mesmo hotel ou já ir com tudo e dormir em algum hotel em Japaratinga, ficando mais próximo do destino que seguiremos no dia seguinte.

Hospedagem em Japaratinga: se você decidir já dormir nessa praia da Costa dos Corais e não voltar para Maragogi, saiba que não tem problema, existem ótimas opções de hospedagens e até um dos resorts do grupo Salinas fica aqui! Mas se você não quer gastar muito (já que nem vai ficar tanto no hotel), temos com ótimo custo-benefício a Pousada Badejo e com diárias um pouco superiores e beira-mar temos a Pousada Coqueiro Verde e a Vila de Taipa Exclusive Hotel (que até banheira tem).

Dia 4: Porto de Pedras 

  • Manhã: pela manhã já pegaremos estrada para conhecer o Porto de Pedras, a 20 km ao sul de Japaratinga), onde você já pode buscar hospedagem pois já dormiremos lá! Depois do check in na pousada, conheça o Projeto Peixe-Boi, que trabalha na preservação desse animal. É possível fazer um passeio de jangada no rio para ver o peixe-boi em seu habitat natural.
  • Tarde: aproveite a tarde para visitar o Farol de Porto de Pedras para uma vista panorâmica incrível da região.
  • Noite: a vida noturna por lá é simples e voltada para quem busca um clima mais sossegado. No entanto, há algumas atividades interessantes para aproveitar à noite, como o Restaurante Cokoloco e o Restaurante Solar da Barra.

Hospedagem em Porto de Pedras: em Porto de Pedras existem boas acomodações e algumas até bem luxuosas, mas pela falta de opções e exclusividade do local, já vamos adiantar que essa é uma das praias com a diária mais alta de hospedagem! Entre as melhores pousadas da praia temos a Arataba Hotel Boutique, o Alameda Lounge Pousada e a Carrapicho Patacho com Piscina Privativa. Quem quer ficar à beira-mar, confira a Pousada Rota Ecológica.

Dia 5: São Miguel dos Milagres

  • Manhã: bora seguir nosso roteiro da Costa dos Corais em direção a São Miguel dos Milagres (10 km ao sul de Porto de Pedras). Essa vila de pescadores é famosa por suas praias paradisíacas e piscinas naturais. Neste destino também já recomendamos que você leve suas coisas e malas e durma por lá, fazendo check in na pousada quando chegar e depois ir conhecer as praias.
  • Tarde: a tarde explore as praias de Patacho e Toque, com águas cristalinas e tranquilas. São ideais para um banho de mar relaxante.
  • Noite: aproveite para jantar em um restaurante típico, conhecido pelas moquecas e pratos com lagosta.

Hospedagem em São Miguel dos Milagres: é fácil encontrar hospedagens nesta praia com preços bem mais atrativos que em Porto de Pedras e se compara mais aos preços das pousadas de Maragogi, com uma ótima seleção e opções luxuosas por preços atrativos. Aqui, vale conferir a Pousada Ricoco, Nauru chalés milagres e a Pousada Peixe do Mato.

Dia 6: Piscinas Naturais e Trilhas em São Miguel dos Milagres

  • Manhã: não perca um minuto neste paraíso e aproveite a manhã, após o café, para fazer um passeio de jangada nas piscinas naturais de São Miguel dos Milagres, onde você poderá mergulhar e apreciar a vida marinha.
  • Tarde: para quem gosta de trilhas, vale se aventurar na Rota Ecológica, que passa por várias praias desertas e preservadas.
  • Noite: retorne à pousada e curta uma noite tranquila, admirando o céu estrelado.

Dia 7: Praia do Marceneiro e retorno

  • Manhã: no último dia, visite a Praia do Marceneiro, um local tranquilo e de beleza natural exuberante.
  • Tarde: despedida da Costa dos Corais e retorno ao ponto de partida ou ao aeroporto mais próximo (aeroporto de Maceió ou Recife).

Como são muitos destinos e praticamente trocamos de praia/cidade todos os dias, o ideal é alugar um carro e não ficar dependendo de terceiros para realizar seus trajetos! Se achar mais fácil, algumas excursões/grupos tem programação em algumas praias e geralmente incluem o deslocamento terrestre e pousadas. Veja aqui por exemplo uma excursão privada a São Miguel dos Milagres!

20 comentários

  1. A praia mais bonita desta região para mim é a da Laje em Porto de Pedras e almoçar na Aldeia Beijupirá!

  2. Bom dia.
    Pretendo fazer uma viagem com minha esposa de duas semanas( duas ultimas semanas de maio/2020) para conhecer as belezas entre Recife e Maceió. Pretendemos também passar alguns dias em Maceió.
    Meu objetivo é alugar um carro para retirar em Recife e devolver em Maceió ou vice versa.
    Não gostamos de resort, gostamos de passear durante o dia e curtir a noite nas cidades ou vilas. Hotel somente para dormir e tomar banho.
    Minhas dúvidas são muitas, porém vou tentar resumir:
    1: Por onde começar, Maceió ou Recife?
    2: Quanto tempo aproximado devo ficar em Maragogi e Porto de Galinhas para fazer todos os passeios e curtir com folga ambos locais?
    3: Entre Recife e Maceió, além de Maragogi e Porto de Galinhas, tem algum outro local que vale a pena ficar hospedado? Se sim, onde e quantos dias são necessários para os passeios e curtir o local?
    4: Além dos locais citados a cima, pretendemos fazer o passeio de barco e conhecer os Canions do São Francisco, mesmo sendo um pouco fora dessa rota.
    A principio essas são as dúvidas iniciais.
    Obrigado.
    Tassio

    1. Olá Tássio, sobre por onde começar acreditamos que seria interessante começar por Recife, as praias vão ficando mais bonitas conforme for descendo, se já pegar as praias lindas de cara, não vai querer sair mais 😀
      Maragogi/Porto de Galinhas 4 dias. Para outras paradas, confira esse post https://quantocustaviajar.com/blog/roadtrip-de-recife-ate-maceio/ tem muita praia maravilhosa no caminho, vai conforme o seu gosto! Como são próximas, escolha uma cidade base e tire uns 5 dias para visitar as praias ao redor. Inclusive essas praias são tão lindas quanto Maragogi e Porto de Galinhas e muito mais tranquilas por serem menos turísticas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.