Você já ouviu falar sobre a Costa do Descobrimento no Brasil? Essa é uma região no sul da Bahia considerada o ponto inicial da história do nosso país. Isso porque foi ali que tudo começou no ano de 1500!

Segundo os livros de História do Brasil, assim que os portugueses avistaram o Monte Pascal, eles gritaram “terra à vista”. A importância histórica e cultural dessa região é tamanha que em 1999 ela foi tombada como Patrimônio Natural Mundial pela UNESCO.

Quem resolve viajar por essa rota não se arrepende e encontra muitas atrações pelo caminho, como praias de água salgada e doce, falésias, piscinas naturais, rios, cachoeiras, mata preservada e muito mais.

A Costa do Descobrimento é altamente recomendada para quem curte turismo de aventura e ecoturismo. Se você sonha em mergulhar nas águas cristalinas da Bahia ou fazer trekkings em trilhas com paisagens lindas, com certeza vai adorar a região.

As principais cidades que compõem a Costa do Descobrimento são Belmonte, Santo Antônio, Santo André, Santa Cruz Cabrália, Porto Seguro, Arraial d’Ajuda, Trancoso e Caraíva.

costa do descobrimento bahia
Foto: Bahia Turismo

Vale muito a pena fazer essa viagem de carro, seja com seu veículo particular ou com um carro alugado. Isso porque você pode parar em cada uma das cidades, desbravando todas as belezas que elas possuem. Por ter muitas cidades e atrações legais em cada uma delas, o ideal é planejar um roteiro no qual você consiga ficar pelo menos um dia inteiro em cada cidade.

Monte seu roteiro de viagem pela Costa do Descobrimento

Veja algumas atividades para fazer em cada cidade:

Belmonte

Começando pelo topo da Costa do Descobrimento, temos a cidade de Belmonte, a 580 km ao sul de Salvador e 60 km de Porto Seguro. As grandes atrações por lá são as praias, como a Praia da Caieira, considerada uma das mais bonitas da região, com seu manguezal imenso, e a Praia do Mar Moreno, a mais movimentada de Belmonte.

Quem prefere praticar algum esporte aquático deve ir à Praia da Barra Sul, onde é possível surfar, fazer bodyboarding e windsurfe. Outro ponto legal é visitar a Praia de Mogiquiçaba, perfeita para os surfistas.

Vale a pena dar uma voltinha pelo centro histórico da pacata cidade e admirar as construções coloniais centenárias! São casarões antigos, casinhas coloridas, igrejinha, pracinhas tudo com aquele ar bucólico e acolhedor. Mas em Belmonte também tem coisa phyna: o farol da cidade foi construído pela mesma empresa que fez a Torre Eiffel, é mole? Vale a pena dar uma olhadinha 😉

Na cidadezinha, você não encontra tantas opções de hospedagem, tendo que optar mais pela Pousada Rio, com diárias a partir de R$ 90, ou então preferindo ficar em Canavieiras, que fica a 20 km de distância.

Santo André

costa do descobrimento santo andré bahia
Foto: Rodrigo Soldon

O vilarejo tranquilo e remoto de Santo André pertence ao município de Santa Cruz Cabrália e, por lá, você vai encontrar um local que exala paz por todos os lados. O povoado possui 800 habitantes e ficou conhecido porque foi ali que os jogadores da Alemanha ficaram instalados na Copa de 2014 — tanto que a casa em que a Seleção ficou virou um hotel maravilhoso, o Campo Bahia.

Lugares que proporcionam o encontro das águas do mar e de rios são verdadeiros encantos! A Praia de Guaiú é uma parada obrigatória para quem visita o vilarejo de Santo André. Bem preservada e deserta, certamente será um dia para descansar e aproveitar o sol.

Quem busca ainda mais conforto e sofisticação pode ficar hospedada no Resort Costa Brasilis, DI-VI-NO, all inclusive, que fica de frente para a gostosa Praia de Santo André.

Santa Cruz Cabrália

Seguindo viagem, você vai atravessar a balsa para ir de Santo André até Santa Cruz Cabrália, Santa Cruz Cabrália, a 20 km de distância de Porto Seguro, que possui uma importância imensa para a história da colonização brasileira. Foi na Praia de Coroa Vermelha que a primeira missa foi realizada no Brasil, em 1500.

O centro histórico de Santa Cruz Cabrália possui construções do século XVII tombados pelo Patrimônio Histórico Nacional. A praia, com águas de tonalidade azul esverdeada, são um verdadeiro encanto.

Porto Seguro

costa do descobrimento bahia porto seguro
Foto: Vicente Eugenio

Uma das cidades mais famosas e agitadas da Bahia! Porto Seguro é o destino mais conhecido da Costa do Descobrimento com belezas estonteantes, como de falésias coloridas, vegetação de Mata Atlântica e recifes de corais.

Os turistas são atraídos pelas belezas naturais e também pela vida noturna animada na cidade. Com muitas, muitas mesmo, opções de passeios em Porto Seguro, você pode reservar pelo menos três dias inteiros para curtir bastante a cidade. Confira nossas dicas de hospedagens e veja quais são as melhores regiões e hotéis para ficar durante sua viagem. Quer saber quanto custa uma viagem para Porto Seguro? Clique aqui e descubra 😉

Arraial D’Ajuda

costa do descobrimento bahia
Foto: Turismo Bahia

Arraial d’Ajuda é um distrito de Porto Seguro que vem ganhando fama com o passar dos anos. E não é pra menos, já que a região possui algumas das praias mais lindas da Bahia.

Entre Arraial d’Ajuda e Trancoso está uma das praias mais surpreendentes do mundo: a Praia do Espelho. Atração obrigatória para quem visita o sul da Bahia e a Costa do Descobrimento. Falésias com coloração o mar azul, cristalino e de temperatura agradável durante o ano todo.

A Praia do Mucugê, o parque aquático Arraial d’Ajuda Eco Parque, a Praia do Parracho, a Praia da Pitinga, a Praia de Taípe e Lagoa Azul são apenas alguns dos passeios que valem muito a pena fazer por lá. Já deu para ver que vale a pena ficar pelo menos 5 dias por lá, não é mesmo?

Para se hospedar, encontre aqui as melhores opções de hotéis e pousadas em Arrail d’Ajuda com diárias a partir de R$ 80.

Trancoso

costa do descobrimento bahia
Foto: Pixabay

Trancoso se tornou um dos lugares mais cobiçados na Bahia! Os resorts luxuosos e as festas badaladas vivem em harmonia com a atmosfera hippie que emana pela cidade.

O destaque sempre fica por conta das praias! Visite a Praia dos Coqueiros, na região mais central de Trancoso, a Praia de Itapororoca, acessada somente através de caminhadas, a Ponta de Itaquena, que fica em uma área de preservação ambiental e Patimirim, destino certo para surfistas e aventureiros.

Conheça também a Praia dos Nativos para curtir a água doce e rasa do rio que deságua no mar, além de aproveitar o belo pôr do sol na região. Saiba mais sobre Trancoso aqui!

Caraíva

costa do descobrimento
Foto: Wikimedia Commons

Não é exagero dizer que Caraíva é um pedaço do paraíso no Brasil! A vila de pescadores com suas ruas de areia fofa é o destino perfeito para quem quer sombra e água fresca. A praia, com seu mar verdinho e limpo, é um convite para ficar lagarteado o dia inteiro. Veja aqui como foi a viagem da equipe do Quanto Custa Viajar a Caraíva.

Ainda vale a pena ir até o Parque Nacional Monte Pascal para ver e também subir essa montanha tão importante para a história do país.

A Costa do Descobrimento é uma rota que tem tudo para agradar quem gosta de praia e natureza. Uma das portas de entrada para a Costa do Descobrimento é Porto Seguro: confira aqui o preço das passagens aéreas para lá 😉