A Costa das Baleias na Bahia é uma região no extremo sul do estado considerada, sem exageros, um paraíso na Terra! As cidades que fazem parte do roteiro dessa costa litorânea são: Abrolhos, Alcobaça, Caravelas, Cumuruxatiba, Mucuri, Nova Viçosa e Prado.

Entre cachoeiras, praias de águas doces e salgadas praticamente desertas, ilhas e coqueirais, os visitantes ficam encantados com as maravilhas da natureza praticamente intocadas pelo homem presentes nessa região.

Com águas mornas e tranquilas, essa parte do litoral baiano também é frequentada por visitantes bem especiais: as baleias jubarte, que dançam no mar e deixam os turistas ainda mais maravilhados com esse espetáculo natural.

costa das baleias na bahia
Foto: Wikimedia Commons

O belo mar cristalino é reduto do maior conjunto de recifes de corais do Atlântico Sul, o Parque Marinho de Abrolhos. Se você tem vontade de fazer uma viagem pelo litoral sul baiano, confira essa ideia de roteiro para desbravar a Costa das Baleias na Bahia.

Onde ficar durante sua viagem?

Quem deseja conhecer a Costa das Baleias na Bahia pode usar a cidade de Prado como base, saindo de lá para conhecer outras praias e cidades.

Encontre aqui hotéis e Pousadas em Prado, na Bahia, para se hospedar!

A cidade de Prado teve origem em 1755 após uma aldeia de índios Aimoré se estabelecer no local. Vestígios do século 19 podem ser admirados no centro histórico de Prado, com destaque para a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Purificação e os prédios no estilo colonial.

Prado tem uma boa infraestrutura para receber os turistas e, por isso, vale muito a pena você estabelecer base por lá.

Como chegar a Prado, na Bahia

costa das baleias prado bahia
Foto: Wikimedia Commons

Para começar a desbravar a Costa das Baleias, o ideal é ir até o aeroporto de Porto Seguro, que fica a 207 km de distância de Prado.

Partiu, Bahia? Encontre aqui passagens áreas para Porto Seguro com os melhores preços

Alugue um carro em Porto Seguro e faça esse trajeto por conta própria. O tempo de deslocamento de carro de Porto Seguro até Prado é de aproximadamente 3 horas.

Roteiro pela Costa das Baleias na Bahia

Foto: Bahia.com.br

Vamos iniciar nosso roteiro por Prado, a cidade com melhor infraestrutura da Costa das Baleias. Mas, como você vai partir de Porto Seguro, uma boa dica é aproveitar dois ou três dias as praias e passeios 😉

Dia 1: Porto Seguro – Prado

Chegando na Bahia, vá com seu carro alugado para Prado. Será um trajeto tranquilo de 3 horas. Chegue em Prado, faça seu check-in e aproveite para passear pelo centro da cidade. Você precisa ir ao Beco das Garrafas para provar a culinária local.

15 lugares imperdíveis na Bahia para ir o quanto antes

Dia 2: Conhecendo as praias de Prado

Vá cedinho para a Praia do Coqueiral, um local com areia clarinha e fina rodeada por dezenas de coqueiros imensos. É um cenário realmente lindo! Fique por lá um tempo, dê um mergulho e aproveite a calmaria da região.

Ainda pela manhã, siga para a Praia do Centro e se delicie no mar de águas mornas e ondas na medida certa para curtir uma manhã extremamente agradável. Se quiser, você pode almoçar por lá mesmo, já que a Praia do Centro conta com muitas barracas e quiosques.

À tarde, siga para a Praia do Novo Prado e feche a tarde na Praia do Farol, com sua areia dourada e fina toda rodeada por falésias multicoloridas.

Dia 3: Prado – Cumuruxatiba

costa das baleias na bahia
Foto: Wikimedia Commons

No terceiro dia, você vai percorrer 32 km até Cumuruxatiba. De julho a novembro é a temporada das baleias na vila de Cumuruxatiba 🙂

Aproveite para ir até a Praia do Moreira, também conhecida como a Praia dos Namorados, um destino bastante procurado para passar a lua de mel na Bahia. Na tranquila Praia da Paixão, os turistas encontram barracas com quitutes baianos fresquinhos, uma boa alternativa para almoçar.

As melhores praias para banho são Praia do Centro, Praia da Barra do Cahy, Praia do Rio do Peixe Pequeno, Praia do Peixe Grande e a Represa de Água Doce de Cumuruxatiba. Para apreciar falésias, vá até a Praia da Japara Mirim, Praia da Areia Preta e Praia dos dois Irmãos.

Não deixe de ir até o cartão-postal da cidade, o Píer de Cumuruxatiba. A vila tem muitas atrações e, se você tiver mais tempo, pode adicionar um dia a mais para passear e curtir as praias com mais calma.

Dia 4: Prado – Abrolhos

costa das baleias na bahia
Foto: Wikimedia Commons

É dia de mergulhar no arquipélago de Abrolhos, que fica a 70 km de distância da Costa das Baleias. O trajeto é feito com barcos que saem de Caravelas. Tente chegar lá para pegar as primeiras embarcações do dia.

O percurso marítimo dura 3 horas. Após o desembarque, todos os visitantes acompanham palestras do IBAMA e ICMBIO. Se não for mergulhar, aproveite para apreciar toda a beleza natural da ilha. Retorne no final do dia.

Para quem procura um passeio mais curto, a opção é o recife das Guaratibas, com saídas pela manhã da cidade de Prado.

Dia 5: Prado – Caravelas – Alcobaça

costa das baleias na bahia
Foto: Wikimedia Commons

Dia de programa light para conhecer novos lugares. Vá cedinho até a cidade de Caravelas, que fica a 50 km de distância de Prado. Faça um tour pelo centro histórico da cidade e também pelas praias. Caravelas é um bom lugar para você almoçar.

Comece a voltar para Prado e, no meio do caminho, pare em Alcobaça, passando pela orla até a ponta de Alcobaça, para ver o encontro do rio com o mar.

Dia 6: Prado – Nova Viçosa – Mucuri

costa das baleias na bahia
Foto: Wikimedia Commons

Que tal conhecer as praias de Nova Viçosa e Mucuri? Após fazer um tour pelo centro das cidades, vendo os pontos turísticos da região, aproveite para lagartear nas praias que também fazem parte do Costa das Baleias na Bahia.

Em Mucuri, visite as Falésias da Costa Dourada e vá à Praia do Pôr do Sol no final do dia 😉

Dia 7: Prado – Porto Seguro

Dia de pegar estrada e voltar para Porto Seguro, despedindo-se de Prado e da Costa das Baleias na Bahia, essa pequena cidade tão acolhedora e bonita no sul do estado. Seja no começo da viagem ou agora no final, lembre-se de separar alguns dias para aproveitar Porto Seguro, ok? Temos certeza que você não vai se arrepender!

Gostou de conhecer esse pedaço do paraíso no extremo sul da Bahia? Aproveite para conhecer a Costa do Descobrimento, que também fica no sul da Bahia. Quem sabe você consegue emendar todos esses destinos em apenas uma roadtrip pelo nordeste brasileiro? 😉

15 lugares imperdíveis na Bahia para ir o quanto antes

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.