Se você é do time que adora viajar para lugares paradisíacos, especialmente aqueles que mais parecem que foram esquecidos pela sociedade, a praia de Corumbau precisa entrar na sua lista de viagem! 

Uma das praias mais lindas e tranquilas do país todo, Corumbau está no litoral sul da Bahia, a 220 km de Porto Seguro e a 90 km do distrito de Prado.

Com acomodações deliciosas, um ambiente de puro relaxamento e praias com paisagens incríveis, aproveite para escapar do mundo real em um local que  provavelmente seu celular nem terá sinal.

Coloque os biquínis na mala e confira este guia completo para sua viagem a Corumbau.

Foto: Booking

Conheça Corumbau

Corumbau está localizado na Costa do Descobrimento, ao sul da Bahia, que guarda muitos cenários deslumbrantes para quem procura um mar lindo, areia branquinha e paz.

O pequeno povoado fica em uma área que faz parte da Reserva Extrativista Marinha de Corumbau e por isso é muito bem cuidado e mantido pelos locais.

Considerada uma das regiões mais isoladas do litoral, é um destino imperdível para quem quer algo mais rústico e em conexão com a natureza. Seu difícil acesso acaba sendo uma barreira também, por isso não estranhe se o local estiver vazio e parecer que o tempo parou.

Em Corumbau, não espere grandes estruturas, baladas, resorts, restaurantes chiques, internet e cobertura 4G de celular. Um local ainda bem rústico, Corumbau é para quem quer desacelerar.

Foto: Booking

O que fazer em Corumbau

Apesar de já termos mostrado algumas fotos incríveis de Corumbau e falado que o local tem algumas das praias mais espetaculares do Brasil, o óbvio precisa ser dito: no local, o viajante vai curtir mar, areia e sombra.

A Ponta do Corumbau, como o nome sugere, fica no final do vilarejo e possui uma longa faixa de areia que se encontra com o mar e, durante a maré baixa, cria uma trilha que parece levar diretamente ao horizonte.

A praia possui mar calmo, água quente, piscinas naturais, bancos de areia e tudo que o viajante precisa para passar dias inteirinhos naquele mesmo local.

Alguns quiosques e restaurantes ficam à beira da praia, por isso aproveita a estrutura para se alimentar e curtir o dia.

Outro passeio que vale a pena no local é saindo da Praia de Ponta do Corumbau para ver os recifes de corais de Itacolomi. Da própria praia, várias embarcações oferecem o passeio, que leva ao local recheado de peixes e piscinas naturais.

Foto: Wikimedia Commons

Aqueles que gostam de mergulho com snorkel podem conhecer também os recifes do Pataxó e do Carapeba, no distrito de Cumuruxatiba (cerca de 60km de Corumbau).

Entre os meses de junho e novembro, as baleias jubartes passam pela região e atraem passeios de barco para próximo delas, para observar seus movimentos.

Também na Ponta do Corumbau encontramos o Rio Corumbau, uma ótima opção de banho de água doce no local, que desemboca no mar. Um dos mais limpos da região, não tenha medo de relaxar dentro do rio.

No rio ainda é possível praticar canoa, caiaque e stand-up paddle.

O vilarejo de Caraíva, vizinha bem famosa de Corumbau, fica a apenas 8 km da Ponta da Praia e vale a pena fazer um passeio de buggy até o local e conhecer suas praias.

Onde ficar em Corumbau

Corumbau não possui um leque muito vasto de opções de hospedagens, mas as que existem são suficientes para agradar a maioria dos viajantes. Confira algumas opções.

Vila Naia Corumbau – Primeiro Glamping do País: nesta opção o viajante pode esperar tratamento de celebridade no primeiro glamping do Brasil, uma hospedagem que mistura camping com luxo. Com piscina e quartos totalmente equipados, o hotel fica pé na areia.

Foto: Booking
Foto: Booking

Vila da Falésia: esta pousada dos sonhos fica sobre a areia e fica a 4 minutos a pé da praia, oferece estacionamento privativo e Wi-Fi gratuito. Todos os quartos são equipados com ar-condicionado, mesa de trabalho, cozinha completa, varanda térrea com vista do jardim, banheiro privativo, TV de tela plana, roupa de cama e toalhas. 

Foto: Booking

Vila Bela Vista: mais uma opção para impressionar o viajante, esta pousada pé na areia possui algumas villas de frente  para o mar e oferece sistema de pensão completa, para o viajante nem precisar se preocupar em sair do paraíso.

Foto: Booking

Conheça a Pousada Corumbau e todos os detalhes desta opção clicando aqui.

Alimentação

A grande especialidade da região de Corumbau são os frutos do mar devido ao vilarejo de pescadores em que está inserido. Um dos pratos mais famosos é o arroz de polvo, mas tudo que envolve o polvo faz bastante sucesso.

Carne de sol também é um diferencial do local, para quem se cansar ou não gostar de peixes e mariscos.

Os principais restaurantes ficam lado a lado na Ponta de Corumbau: Panela de Barro e o Canal do Pampo, que costumam funcionar durante o almoço.

A noite, programe-se para comer nas pousadas e hotéis.

Como chegar em Corumbau

Se o viajante vem de fora do estado da Bahia para conhecer Corumbau, a primeira forma de chegada seria fazendo o trecho mais longo de avião até Teixeira de Freitas (130 km de distância) ou até Porto Seguro (malha área maior, mas 225 km de distância em uma viagem de quase 4h de duração).

Aqui você confere passagens aéreas baratas para Porto Seguro.

Uma vez dentro do estado, é possível seguir a viagem de carro, de transfer, de lancha e até mesmo de helicóptero. O traslado por mar pode ser feito desde Cumuruxatiba e Caraíva.

Também é possível ir até Caraíva e de lá fechar um buggy para deixar no vilarejo.

O carro é a versão menos recomendada, pois as estradas são ruins, mal sinalizadas e o percurso demora bastante, por isso vale avaliar os outros meios até o local.

Mas quem ainda preferir ir de carro, o melhor caminho é pela BA-101 com acesso pela praia de Itamaraju. Esse caminho só aparece no Google Maps para quem está ao sul da Ponta do Corumbau. Quem estiver em destinos no norte, como Caraíva, o GPS indica um caminho alternativo perigoso. A dica aqui é incluir a praia de Itamaraju no roteiro do mapa.

Ufa! Realmente, chegar em Corumbau não é fácil, por isso não é uma viagem que vale a pena para fazer um bate e volta e ficar muito pouco. Os viajantes costumam recomendar pelo menos 4 noites no local, para poder absorver a calmaria do local e começar a sentir que já pode voltar a rotina.

Quando ir

Corumbau é muito pouco movimentada durante o ano por suas características diferenciadas e pelo seu difícil acesso. Por isso, espere um movimento maior apenas nas férias de dezembro e janeiro.

Aos finais de semana ou feriados podem ter mais visitantes de regiões próximas que querem aproveitar um pedacinho do paraíso também.

Sobre qual época do ano conhecer Corumbau, diferente de outras praias e destinos de praia do país, o pequeno vilarejo tem pouca variação climática ao longo dos meses e a chuva é bem distribuída, então vale dizer que ir para Corumbau é sempre uma boa ideia.

Somente como ressalva de dica para o viajante, vale falar que entre junho e setembro as noites são mais frescas e os dias mais curtos, pois o sol se põe mais cedo. Ainda assim, não tem muito erro.

Uma dica muito válida é para quem prefere fazer alguns dos poucos passeios da região, é ir na alta temporada. Na baixa temporada, podem não haver grupos formados para realizar os tours.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.