Se você é fã de desvendar e conhecer de perto lugares que ainda não caíram totalmente no hype dos viajantes, a dica é conhecer a ilha francesa de Córsega, no Mar Mediterrâneo, considerada uma das joias escondidas na Europa graças a sua beleza natural e águas cristalinas.
Essa deslumbrante ilha tem paisagens naturais espetaculares, praias cristalinas, montanhas dramáticas e uma rica cultura que mistura influências francesas e italianas e que você não vai saber se está no Caribe, na Europa ou no paraíso mesmo.
E se a beleza natural, as praias e a foto deste lugar ainda não te convenceram a visitá-la, o lado histórico vai te convencer: foi em Córsega que nasceu um dos maiores líderes de todos os tempos, Napoleão Bonaparte.
Ficou interessado em saber mais sobre Córsega? Então acompanhe nosso guia completo dessa ilustre ilha!
Principais cidades
Como já te contamos, Córsega é uma ilha, sendo composta por diferentes cidades, que entre as mais visitadas e que merecem sua visita estão: Ajaccio, Bastia, Bonifacio, Calvi e Porto-Vecchio.
Ajaccio é conhecida por ser a capital da Córsega e também por ser a cidade natal de Napoleão Bonaparte. Já Bastia é a segunda maior cidade da Córsega, com um porto movimentado e um centro histórico charmoso.
Para quem quer uma paisagem bem diferenciada, vale conhecer Bonifacio, uma cidade fortificada situada em um penhasco, com vistas espetaculares. Já Calvi é uma cidade turística com uma bela praia e um centro histórico medieval, com uma vibe bem descontraída e ambiente relaxante.
Quem quer agito e belas praias, vale conhecer a icônica cidade de Porto-Vecchio, localizada no sudeste da ilha, famosa por suas praias deslumbrantes, como Palombaggia e Santa Giulia, e pela sua vida noturna muito animada e com muitas atividades.
O que fazer em Córsega
Córsega é famosa principalmente por suas praias paradisíacas de areias brancas e águas transparentes, então se gosta de passar dias na praia e o clima estiver bom, saiba que essa é sua principal atividade por lá! Entre as melhores praias de Córsega podemos citar a Plage de Palombaggia, Plage de Santa Giulia, Plage d’Arone e Calvi Beach, sendo que as duas últimas ainda contam com esportes aquáticos, então vale conferir!
Para os aventureiros de plantão, Córsega é famosa por ter a trilha mais difícil da Europa, o famoso percurso de trekking GR20, que atravessa a ilha de norte a sul, tem 180 km de extensão e é feita em 15 dias!
Claro que para quem não tem tanto tempo, Córsega tem trilhas mais curtas, como a Mare a Mare Nord e Sentier des Douaniers.
Visitar cidades históricas como Bonifácio, situada em penhascos de calcário que oferece vistas incríveis do mar e uma cidade velha medieval com ruas estreitas e vielas também devem entrar no seu roteiro de viagem. Ainda na parte histórica, em Ajaccio, conheça o museu Casa Bonaparte.
Os passeios de barco também são muito populares em Córsega, especialmente para explorar as Ilhas Lavezzi, próximas a Bonifácio, que contam com uma reserva natural com praias intocadas e águas claras.
Para aqueles que têm mais tempo e gostam da opção, ainda é possível fazer um cruzeiro ao longo da costa ocidental da Córsega, que revela as incríveis falésias e as formações rochosas do Calanques de Piana, listadas como Patrimônio Mundial da UNESCO.
[+] Confira aqui vários passeios em Córsega já em reais!Como chegar em Córsega
Para chegar na ilha de Córsega o viajante precisará primeiro pegar um voo do Brasil até a França, Itália ou Suíça (e aproveite para combinar e conhecer alguns destes lugares que sejam do seu interesse), já que desses países existem voos diretos para a ilha, que conta com quatro aeroportos principais, sendo que o mais usado é o de Ajaccio (AJA).
Ainda existem voos para os aeroportos de Bastia (BIA), Calvi (CLY) e Figari (FSC).
Outra forma de chegar a Córsega é por meio de balsas, saindo da França ou da Itália. Elas saem regularmente de cidades como Marselha, Nice e Toulon (todas na França), e da Itália, de portos como Savona e Livorno. As principais rotas de ferry chegam a Bastia, Ajaccio e Porto-Vecchio.
[+] Aqui você encontra passagens até a Europa e também até Córsega
Onde se hospedar
Córsega não cansa de surpreender e na parte de hospedagens oferece uma grande variedade para todos os gostos e bolsos, com opções que vão desde hotéis de luxo até campings. Você pode encontrar acomodações em cidades, vilas, ou até mesmo em meio à natureza!
A maior parte dos hotéis fica em Ajaccio e Porto Vecchio, mas ainda é possível encontrar acomodações em Bonifacio, Calvi, Propriano, Bastia e Porticcio.
[+] Veja opções de hospedagens em cada cidade aqui
Melhor época para conhecer a ilha
Apesar de Córsega ser uma ilha e famosa principalmente por suas praias, o viajante pode se surpreender ao descobrir que a ilha pode ser visitada em qualquer época do ano, inclusive no inverno, quando neva, pois também tem atividades no período.
Assim, a melhor época para visitar a Córsega depende do tipo de atividades que você planeja fazer, já que o local pode ser visitado de janeiro a dezembro sem problemas.
A alta temporada em Córsega é durante o verão europeu, entre junho e agosto, quando as temperaturas são mais altas – assim como a lotação e os preços – mas é considerada a melhor época para curtir as praias e o mar.
Já em estações intermediárias, como primavera (março a maio) e o outono (setembro, outubro e novembro), as temperaturas são mais amenas, é quente o suficiente para curtir a praia (especialmente no fim da primavera e começo do outono) e é uma ótima época para pegar a ilha mais vazia, preços melhores e ainda fazer atividades ao ar livre sem problemas.
Já no inverno (dezembro a fevereiro) é a época mais barata para visitar Córsega pois neva no destino graças às temperaturas bem baixas, o que não é atrativo para todos os viajantes, mas no período você pode aproveitar as estações de esqui da ilha, como Val d’Ese e Ghisoni, sendo uma ótima época para praticar esportes de inverno.
Quantos dias ficar em Córsega?
Córsega é um destino completo por si só, e isso quer dizer que você precisará de alguns bons dias para conseguir ver tudo que a ilha tem a oferecer (se esse for o seu interesse). Para ver o básico do básico de Córsega, recomendamos pelo menos 4 dias inteiros na ilha, assim você consegue passar nos principais pontos turísticos e conhecer uma região específica, sem poder desbravar tanto a localização, mas já dá para ter uma boa ideia da maravilha do lugar.
Se você tiver mais tempo e orçamento à disposição, recomendamos de que fique entre 7 e 10 dias na ilha, assim dá para conhecer várias cidades e paisagens diferentes.
Voltamos a lembrar que essa é só uma recomendação e
Roteiro de viagem de 7 dias em Córsega
Para ajudar a colocar sua viagem em prática e também a quantidade de dia que sugerimos acima, confira um roteiro de viagem pela ilha de 7 dias para você se inspirar ou mesmo usar na sua viagem!
Nesta sugestão de roteiro, você começa a viagem pela capital Ajaccio, depois segue para Propriano, Bonifácio, Porto Vecchio, Bastia, Calvi e volta para Ajaccio. Assim você dá uma volta “completa” na ilha, conhecendo-a de norte a sul, leste a oeste! Confira aqui valores de aluguel de carro.
Dia 1: Chegada em Ajaccio
- Manhã: chegada à capital Ajaccio, faça check in no seu hotel, e explore a cidade natal de Napoleão Bonaparte, visite o Musée Fesch, a catedral da cidade e a Casa de Napoleão.
- Tarde: aproveite para almoçar em um dos restaurantes à beira-mar e contemple a paisagem. Depois passear ao longo do Porto de Ajaccio e vá conhecer as praias próximas, como Plage Saint-François.
- Noite: no fim do primeiro dia, aproveite para explorar a culinária local!
Dia 2: Propriano
- Manhã e tarde: no segundo dia deste roteiro, o viajante deve acordar cedo, tomar café e partir para conhecer a cidade costeira de Propriano, a 70 km de distância e aproveitará as praias, como Plage de Campomoro.
- Noite: a noite o viajante pode decidir entre dormir em Propriano, voltar para Ajaccio ou já seguir viagem até Bonifácio, nosso terceiro destino, que fica mais próximo a Propriano do que de Ajaccio.
Dia 3: Bonifácio
- Manhã e tarde: caso tenha dormido em Propriano ou voltado para Ajaccio, no terceiro dia acorde cedo para seguir viagem a Bonifácio, cidade no sul de Córsega, famosa pelos seus penhascos brancos. A cidade fica a apenas 60 km de Propriano e a 130 km de Ajaccio. Se você já acordou na cidade, tome seu café e bora explorar a Cidadela de Bonifácio, caminhe ao longo do Escalier du Roi d’Aragon e aproveite as vistas espetaculares do mar. Também dá para fazer um passeio de barco pelas falésias!
- Noite: jante em um restaurante com vista para o mar e aproveite a atmosfera romântica de Bonifacio.
Dia 4: Porto Vecchio
- Manhã: acorde e vá em direção a Porto Vecchio, a apenas 30 km de Bonifacio, faça check in no seu hotel e vá curtir algumas das praias mais famosas de Córsega, conhecidas pelas águas cristalinas! Passe a manhã e o começo da tarde na Plage de Palombaggia, uma das mais bonitas da ilha, com areia branca e águas turquesas.
- Tarde/noite: depois de curtir a praia, passeie pelo centro histórico, com suas muralhas genovesas e pequenas praças. Aproveite para jantar em um restaurante com vista para o porto.
Dia 5: Bastia
Manhã/tarde: saia de Porto Vecchio e vá para Bastia, em um dos maiores deslocamentos da viagem, que deve durar cerca de 2h30 (150 km de distância). Ao chegar, faça check in, e vá explore o centro histórico de Bastia, visite a Citadelle e a Eglise Saint-Jean-Baptiste, a maior igreja da Córsega, e caminhe pelas ruas estreitas do Terra Vecchia. Também recomendamos passear pelo Vieux Port (porto antigo), cheio de restaurantes e bares, e explore a área ao redor da Place Saint-Nicolas, o coração da cidade.
Se ainda tiver tempo, os passeios de barco pela costa de Bastia são bem famosos, vale aproveitar para ver de outros ângulos a paisagem local!
Noite: jante em um restaurante tradicional e experimente a culinária local.
Dia 6: Calvi
Manhã: acorde e vá em direção a cidade de Calvi, a 90 km de distância de Bastia! Chegando na cidade, após deixar suas coisas no hotel, desbrave a cidade fortificada que ainda tem estrutura medieval e sua cidadela.
Tarde: na parte da tarde aproveite para nadar e relaxar na praia Plage de Calvi! Quem preferir, ainda dá para fazer um bate e volta até o Parque Natural Regional da Córsega, a 40 km de distância.
Noite: aproveite para comer os frutos do mar da ilha em frente ao mar nos restaurantes próximos à praia!
Dia 7: retorno a Ajaccio
No último dia de viagem, é hora de acordar cedo, fazer seu check out e retornar de Calvi até Ajaccio para pegar seu avião! A viagem até a capital dura quase 3 horas em um trecho de 160 km. Se seu voo for mais tarde, quem sabe dá para curtir um último mergulho em Córsega ainda em Calvi?
O que levar na mala para Córsega
Como vocês puderam conferir neste guia, Córsega é uma ilha incrível recheada de cidades que valem a visita, e se você for ficar trocando de cidade praticamente todos os dias (já que são bem próximas), não vale a pena levar uma mala enorme para ficar montando e desmontando todos os dias! Além disso, seu voo da França ou da Itália até Córsega pode nem incluir bagagem despachada e só uma de mão, então aqui vale a pena apostar no “mochilão” e “travel light”.
Córsega é marcada por praias deslumbrantes, trilhas e muitas atividades históricas, então não precisa levar muitos looks, algumas roupas de banho, tênis, roupas dry fit e alguns looks casuais para jantar darão conta do recado! Vem ver o que levar na sua mala para lá:
- Carregador de celular/câmera/notebook;
- Adaptador de tomada (a usada na França é a de dois pinos e encaixe redondo);
- Remédios;
- Protetor solar;
- Tênis e chinelo;
- 2 roupas de banho;
- Roupas íntimas;
- Shorts;
- Camisetas;
- Maquiagem;
- Itens de higiene pessoal;
- Chapéu ou boné;
- Bateria externa;
- Documentos: passaporte, seguro viagem, cópia dos hotéis, passeios e etc.