A gente vive na maior correria no dia a dia, mas o ato de correr mesmo é exatamente o que pode nos desacelerar e relaxar. Você começa com pequenos passos e de repente vicia, avança no ritmo e quer aumentar os desafios. Quem é fã do esporte não pode perder essas 12 corridas de rua no Brasil e no mundo, seja pela medalha ou pela diversão!

As corridas caem cada vez mais nas graças dos brasileiros, que já estão comparecendo em peso nas provas de diversas cidades do país e do mundo. Esse nicho de mercado aqueceu tanto nos últimos anos, que surgiram até agências especializadas em viagens para corredores. Além disso, há circuitos imensamente variados, incluindo eventos temáticos pra lá de divertidos!

Bora colocar essas pernocas pra trabalhar?

Corridas de rua no Brasil e no mundo

São Silvestre – São Paulo

Com 15 km de distância, a corrida internacional acontece anualmente no dia 31 de dezembro, reunindo atletas do mundo inteiro. O público é enorme e animado, acompanhando os competidores no trajeto que passa pela Av. Paulista e seus arredores.

Volta da Pampulha – Belo Horizonte

Essa é a corrida mais famosa de Minas Gerais, que desde 1999 reúne mais de 10 mil corredores dispostos a percorrer 18 km, passando pelo Jardim Botânico, o Estádio Governador Magalhães Pinto (Mineirão), o Museu de Arte da Pampulha e a Lagoa da Pampulha. Acontece no mês de dezembro.

Corrida de Reis – Cuiabá

Acontece em janeiro a maior corrida do Mato Grosso e uma das maiores do Brasil. Sediada em Cuiabá, a prova de 10 km reúne mais de 8 mil pessoas, que percorrem diversos pontos da cidade, como a Ponte Sérgio Motta, as avenidas Beira Rio, Tenente Coronel Duarte, Historiador Rubens de Mendonça e a Praça das Bandeiras.

Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro

O mês de outubro é animado na Cidade Maravilhosa. Isso porque acontece a meia maratona internacional, que atrai não só amadores mas também atletas da elite brasileira e de outras partes do mundo. A prova é de 21 km, mas quem está começando pode optar por fazer apenas 5 km, com largada e chegada no Aterro do Flamengo.

Meia Maratona das Cataratas – Foz do Iguaçu

Imagina dar uma corridinha com vista para as Cataratas do Iguaçu. A meia maratona acontece dentro do Parque Nacional, o que significa visual privilegiado ao longo do caminho, especialmente ao passar por quilômetros 8 e 9, quando se alcança as quedas d’água. São 21 km percorridos anualmente no mês de junho.

Foto: Marcos Labanca

Meia Maratona de Floripa – Santa Catarina

A meia maratona de Florianópolis conta com um belo percurso a beira-mar, o que pode ser um incentivo a mais para quem quer correr. Podem ser percorridos 5 km, 10 km ou 21 km, e seu nível de dificuldade é considerado baixo devido o trajeto ser plano. A prova faz parte do Circuito 21k Sudamericano, que inclui Buenos Aires e São Paulo.

Beer Run – São Paulo

Cerveja e corrida combinam? Para o pessoal da Beer Run, sim. O evento em cidades próximas à capital reúne atletas para um circuito de 5 km que devem ser completados em 45 minutos. Logo na largada já é servido um shot de 90 ml de chopp. Depois, há degustação de um copo de 500 ml. Talvez correr por uma caneca de gelada te incentive.

Maratona Internacional da Patagônia – Chile

Imagina a paisagem deslumbrante que te espera na maratona em plena Patagônia chilena. O evento acontece em setembro, dentro do Parque Nacional Torres del Paine, com circuitos de 42 km, 21 km e 10 km. A corrida passa entre montanhas, geleiras, fiordes, ilhas e florestas virgens, além de subidas que chegam a 2.400 metros de altitude.

Maratona de Honolulu – Havaí (EUA)

O mês de dezembro também é reservado para uma das maiores maratonas do mundo e a quarta maior do Estados Unidos, que acontece no Havaí. Entregue-se ao espírito amistoso dos havaianos, que esperam até o último participante cruzar a largada para não sair de mãos vazias. Mas haja fôlego, viu: são 42 km para correr.

Maratona de Veneza – Itália

Veneza consegue ser um dos lugares mais românticos do planeta, mas é também um destino cobiçado por atletas com sede por corrida. Acontece em outubro a maratona de 42 km pelos pontos turísticos da cidade, como a Ponte do Grande Canal e seus arredores, passando por paisagens rurais e monumentos históricos.

Maratona do Sol da Meia Noite – Noruega

O sol da meia noite é um dos fenômenos mais legais da Terra e já falamos sobre ele aqui. Em plena luz do dia, mas com o relógio já em horário noturno, a competição reúne pessoas de todas as idades e acontece em junho na cidade de Tromso, conhecida também pela incidência de outro acontecimento celeste: a aurora boreal.

Star Wars Run – várias partes do mundo

Quem é nerd, geek ou apenas um fã de Guerra nas Estrelas, não pode perder a chance de se divertir na corrida temática. O evento acontece em várias cidades, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro e Anaheim, na Califórnia, com provas de 7 km e 10 km. Organizada pela Disney, é uma boa oportunidade de colocar sua melhor fantasia e ir em busca da medalha. Que a força esteja com você!

Color Run – várias partes do mundo

O Festival das Cores é uma das melhores invenções da humanidade. Depois de fazer sucesso na Índia, espalhou seu pó colorido por diversos cantos do mundo. A divertida e colorida Color Run foi inspirada nessa celebração e realiza provas de 5 km em mais de 60 países, como o Reino Unido, o Brasil e Estados Unidos.

Post por Brunella Nunes
Fotos: divulgação

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.