Se você ama a Primavera e lugares tão diferentes que parecem de mentira, esse passeio deve estar na sua lista. Estou falando de Zalipie, uma vila na Polônia onde há flores por toda parte, entre os rios Vistula e Dunajec. A curiosa arquitetura local é adornada por pinturas florais, que ali parecem brotar mais do que qualquer mato.

Depois das atrocidades da II Guerra Mundial, os poloneses precisavam reerguer suas vidas. Na época, não havia tanta ventilação e nem chaminés nas casas de campo, que somados ao fogão mais rudimentar, cobria as paredes com manchas escuras de fumaça. Foi então que mulheres e meninas passaram a cobrir os estragos com pinturas de pequenas flores, como peônias, rosas e lupinos.

A ornamentação acabou se tornando uma importante tradição regional entre os habitantes, que seguem até hoje florindo celeiros, pontes, igrejas e até casas de cachorro. Desde meados de 1965 acontece uma competição anual chamada Painted Cottage (Malowana Chata, em polonês), focada na arte folclórica, que invade também porcelanas, toalhas de mesa e demais artesanatos.

A celebração, criada pelo Museu Etnográfico para incentivar e manter a tradição viva, acontece em junho, logo após o Corpus Christi, quando chega a Primavera. A pequena aldeia está a apenas 90 km de Cracóvia e pode ser visitada.

Bora pra Zalipie?

Que tal incluir um show de Folclore e jantar no passeio?

Post por Brunella Nunes

Fotos: via 1, 2, 3 e 4

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.