A paisagem avermelhada inconfundível do Grand Canyon – Estados Unidos – parece bem distante de nós, no Brasil. Mas calma lá, porque logo aqui, na América do Sul, temos alguns lugares parecidos. A Reserva Natural Quebrada de las Conchas, na Argentina, é o retrato perfeito de um paraíso vermelho mais perto do que você pensava.
Localizada em Salta, no extremo Norte do país, a região tem cerca de 500 mil habitantes que ainda preservam as culturas andina e indígena. Pacata e com cara de “distante do mundo”, a cidade impressiona pelo visual, bem diferente do que vemos na cosmopolita Buenos Aires.
Para ver de perto as formações rochosas de Quebrada de las Conchas é preciso ir sentido Cafayate pela rota 68, que com certeza deve estar entre as mais belas estradas do mundo. Os tons de vermelho e laranja se misturam entre as curvas moldadas pelo choque de placas tectônicas. Entre os destaques da paisagem árida estão as fendas de Gargantas do Diabo e Anfiteatro.
O lugar conta com alguns hotéis, como o La Casa de La Bodega – Wine Boutique Hotel, que também funciona como bodega de vinhos orgânicos. A forte produção de vinhos em Cafayete se reflete também no Museo de La Vid y El Vino, dedicado a esta cultura. Este é certamente um passeio a ser considerado na terra dos hermanos.
Como chegar em Quebrada de las Conchas
Se for por ar, é necessário chegar até o Aeroporto Internacional de Ezeiza (EZE), em Buenos Aires, para então pegar um translado até o aeroporto doméstico, Aeroparque Jorge Newbery (AEP), para uma conexão de voo de 2 horas à cidade de Salta (SLA). Também há voos diretos ao AEP em algumas cidades do Brasil.
Cafayate está localizada a 2 horas e meia ao sul de Salta pela Rota 68. É uma rodovia completamente pavimentada, mas a atenção deve ser redobrada durante a temporada de chuvas (Dezembro a Fevereiro). O caminho passa através de muitos povos coloniais e pitorescos: Cerrillos, La Merced, El Carril, Coronel Moldes e La Viña (a última estação com gás) antes de chegar a Quebrada de las Conchas.
Aluguel de carros estão disponíveis. Há ainda um pequeno aeroporto em Cafayate, que abriga somente voos particulares.
Foto: Omar Gobbi
Distâncias por rodovia
Cidade de Salta a Cafayate – 183 km ou 2h30 horas
Buenos Aires a Cafayate – 1329 km ou 17 horas
São Paulo a Cafayate – 2557 km ou 31 horas
Porto Alegre a Cafayate – 1952 km ou 23 horas
Campo Grande a Cafayate – 2029 km ou 24 horas
Foto: jose fernandez
Fotos: reprodução
5 comentários