O Chile tem algumas das paisagens mais espetaculares e surreais da Terra. Uma delas ainda é considerada o maior e melhor segredo do Deserto do Atacama. O Salar de Pedernales é formado por um conjunto de diversos “olhos” profundamente azuis, cristalinos e encantadores. 

De fato o lugar é guardado a sete chaves, visto que nem o Google consegue dar muitas respostas quando é feita uma pesquisa. É curioso como se mantém longe dos holofotes, até porque este é o maior salar em toda a região do Atacama, situado a uma altitude de 3.300 metros acima do nível do mar ao Norte do Chile. 

Foto: divulgação/Atacamensis

Salar de Pedernales

A maravilha natural fica a 120 km de Diego de Almagro e a 260 km de Copiapó, uma das principais comunas da região, onde fica o Vulcão Ojos del Salado e o deserto florido, que se colore de rosa em algumas épocas do ano.

A região no Atacama é rodeada por vulcões, além de reunir uma variada fauna composta de flamingos, guanacos e vicunhas, espécies típicas dos Andes. Pela pouca incidência de vida humana, a paisagem fica muito mais idílica e os animais se sentem muito menos intimidados a darem as caras, visto que são pegos de surpresa. 

Encontre aqui sua passagem para San Pedro de Atacama

As lagoas de sal possuem tonalidades distintas, algumas mais escuras e outras mais claras e translúcidas, de cor turquesa, quase como se vê no mar caribenho. Tais joias naturais só foram disseminadas a partir das expedições dos irmãos Rojas, aventureiros que exploraram a cordilheira Claudio Gay até encontrarem mais de 25 nascentes do tipo. 

Foto: divulgação/Atacamensis

Para entrar na água, porém, é necessário ir nas datas certas, quando os dias são mais quentes. Novembro até o fim de março possuem temperaturas mais favoráveis. É necessário lavar o corpo depois, visto que o sal forte dá uma coceira danada na pele. Tenha isso em mente quando for contratar um tour.

A cordilheira Domeyko e o vulcão Doña Inés, que tem a 5.092 metros de altitude, são outros pontos de visitação dos arredores. Separe uma ou mais noites para conhecê-los com calma.

Pesquise hospedagens no Atacama aqui!

Foto: divulgação/Atacamensis

A caminhada até as lagoas são de aproximadamente 45 minutos. A melhor maneira de ir até lá é com guias especializados e excursões guiadas de agências de viagem. Não é aconselhável ir até o local de carro próprio, pois o terreno do salar é traiçoeiro, sem estabilidade, e com alguns pântanos no percurso. 

A agência Atacamensis realiza o passeio por $80.000 pesos chilenos por pessoa, partindo de Copiapó. Quem já possui veículo 4×4 pode contratá-los apenas como guias, o que diminui o valor. Cada tour deve incluir quatro pessoas no mínimo. Se não tiver o número requisitado, basta pedir para agendar numa data que já tenha grupos formados ou aguardando formação. 

Bora pro Salar de Pedernales?

Foto: divulgação/Atacamensis
Foto: divulgação/Atacamensis
Foto: divulgação/Atacamensis

Todas as fotos: Atacamensis Turismo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.