A 80km da capital de São Paulo está situada a charmosa Vinhedo: uma cidade encantadora, que guarda o Instituto MAAS: Memorial de Arte de Adelio Sarro. 

Neste ambiente que respira cultura é onde encontramos seu fundador, que leva o nome do memorial e que também é conhecido como o Picasso Brasileiro.

O MAAS foi construído com recursos próprios do artista, e levou 4 anos para ser finalizado. Lá, é possível encontrar pinturas e esculturas de trabalhadores rurais, com feições carregadas – mas que demonstram no contraste com instrumentos musicais e o colorido utilizado em cada obra.

Aqui, ainda vamos passar por todas as áreas do memorial, mas antes, queremos apresentar você ao Adelio Sarro – pois só assim será possível compreender a grandiosidade e importância do espaço para a cidade de Vinhedo.

Pintor, escultor, artista múltiplo: conheça mais sobre o fundador do MAAS, Adélio Sarro 

Nascido no ano de 1950, em Andradina/SP, Adelio iniciou suas exposições artísticas em 1972, aos 22 anos. Sempre valorizou a pintura e a escultura, ganhando destaque pelas suas produções que representavam a vida e os trabalhadores.

Na década de 1990, com o lançamento do seu primeiro livro, iniciou sua carreira internacional e ganhou bastante destaque nas suas obras. Em 1999 esteve no Fórum Econômico Mundial da Suíça, e também teve suas obras expostas no museu da Academia de Belas Artes da Rússia e também no Palácio das Artes da Polônia.

Devido às suas características na pintura e na escultura, ganhou destaque no mundo como o “Picasso Brasileiro” e, em 2018, decidiu fundar o Instituto Memorial de Arte Adelio Sarro (MAAS), que serve de centro cultural para a região, incentivando a arte para todas as idades.

Hoje, o artista já acumula 300 exposições individuais em 24 países, além de 250 obras monumentais em concreto, espalhadas em praças públicas no Brasil e na Europa. 

Pintura

Aos 50 anos de carreira, Adelio Sarro soma mais de 8 mil obras, sendo o precursor da arte acessível para deficientes visuais. Foi em Paris, inclusive, que fez sua exposição apenas para esse público, onde as pessoas podiam tocar livremente em suas telas para senti-las.

As principais características da sua pintura são:

  • Transparências
  • Frutas (principalmente maçã)
  • Cores vibrantes
  • Mãos e pés grandes
  • Temas sociais
  • Famílias e casais
  • Instrumentos musicais
  • Animais

Escultura

Ao todo, são mais de 250 monumentos em praças públicas e grandes painéis de concreto assinados pelo artista, marcando o Brasil e a Europa com seu trabalho. Em suas esculturas, é possível identificar as seguintes características:

  • Elementos artísticos
  • Esculturas que contam história e celebram datas
  • Novos pontos turísticos
  • Cartões postais
  • Locais para foto
Escultura em Santa Fé do Sul. Foto: Divulgação.

Seria ele o precursor dos espaços instagramáveis, valorizando as esculturas para as fotos? Isso você pode descobrir indo até o MAAS, pois ele geralmente está por lá.

Alugue um carro para fazer um bate-volta de São Paulo até o MAAS, na cidade de Vinhedo. O trajeto dura cerca de 60 minutos.

Conhecendo o MAAS

O Instituto Memorial de Arte Adelio Sarro (MAAS) é uma organização sem fins lucrativos, que funciona como um centro de atividades culturais para Vinhedo e região. Lá é um espaço para pensar, aprender, socializar e expor Arte, valorizando o desenvolvimento da função educativa na ampliação da consciência crítica da sociedade. São mais de 2.000m² divididos nos seguintes espaços:

Jardim das esculturas

Logo na entrada do memorial, é possível ver um um espaçoso jardim decorado com esculturas do artista e fundador. Logo no anexo, mais acima, fica a sua oficina, onde diariamente produz suas obras monumentais em concreto. 

Espaço Adelio Sarro

Após passar o jardim, ao entrar pela porta principal você vai encontrar o “Espaço Adelio Sarro”. Lá estão as suas principais pinturas, abrigadas em um espaço amplo, com um pé direito duplo e uma linda claraboia de vidro que garante a entrada de luz natural.

Em uma das paredes, fica em destaque um conjunto de 8 obras pertencentes a coleção: “Arte Acesso”: uma coleção de grande prestígio internacional devido ao seu caráter acessível para deficientes visuais. Nessa seção, além dos visitantes poderem tocar nas telas, também podem entender mais sobre sua concepção através de um gráfico em braile e do piso tátil.

“Linha do Tempo” – Mezanino

No primeiro andar, disposto em 60 metros lineares, a “Linha do Tempo”convida o visitante a conhecer detalhes da vida do artista fundador.

Essa exposição é permanente  conta com dezenas de obras datadas desde a década de 60, que estão organizadas de forma cronológica e trazem pensamentos do artista e a possibilidade de expandir a interação com QR Codes e muitas fotos de monumentos e exposições. 

Espaço Múltiplo

Com 300m², o Espaço Múltiplo foi feito para receber exposições rotativas, podendo acolher diversos artistas ao mesmo tempo. O pé direito de 6 metros e as paredes brancas com diversos painéis móveis atendem a todos os públicos expositores.

Lá, a acessibilidade é garantida tanto pela rampa externa que dá acesso direto ao local, quanto pelo elevador.

Visite o museu digital para ter uma prévia do que lhe aguarda por lá.

Espaço Kids

Quem acha que o memorial é apenas para adultos, se engana. Diversas escolas fazem seus passeios pelo ambiente e, fora das excursões, os pequenos são muito bem vindos. 

O Espaço Kids do MAAS é equipado com alguns brinquedos criados pelo próprio fundador. Nele, as crianças podem interagir com temas presentes nas obras, e também com os detalhes da própria arquitetura do memorial.

Arte e sustentabilidade que andam lado a lado

Todo o memorial foi construído de forma sustentável, pensando no aproveitamento da natureza e de sua energia para deixar o espaço ainda mais agradável:

Entrada de luz natural

A arquitetura do MAAS foi pensada para que todos os seus ambientes tivessem entradas de luz natural, fazendo com que durante todo o funcionamento não seja necessário acender as luzes.

Energia solar

A energia solar é a base do espaço, sendo responsável pela geração de energia elétrica no MAAS.

Captação de água da chuva

Toda a água da chuva é captada em espaços específicos, e é utilizada para a irrigação dos jardins e para os vasos sanitários.

Ficou interessado? Então anote na agenda o horário de funcionamento, endereço e principal telefone para contato:

Horário de funcionamento: de quarta a domingo das 10h às 12h e das 13h às 17h.
Endereço: Rua Ursa Maior, nº 210, Mirante das Estrelas.
Telefone: (19) 3826-0993

Ah, aqui uma dica! Nem só do museu vive a pequena Vinhedo, viu! Para aproveitar o charme da cidade durante o final de semana, faça a sua reserva nos melhores hotéis da região.

Conheça aqui as principais hospedagens de Vinhedo e aproveite!

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.