Quem pensa que fazer turismo na Grécia se resume a ver templos antigos e desfrutar as praias de areia branca e águas cristalinas está completamente enganado. Não que essa não seja uma verdade – o antigo país possui centenas de ilhas belíssimas, além de monumentos históricos de tirar o fôlego. Porém, acreditem: isso não é tudo.

Há outra paisagem grega ainda pouco conhecida, mas tão deslumbrante quanto Santorini ou Mikonos. Localizada na parte central do país, entre uma cidade e uma vila está Meteora, um conjunto de formações rochosas de arenito, cujos picos alcançam mais de 500 metros. Como se não bastasse a beleza natural com que o lugar foi abençoado, mosteiros foram erguidos no topo dessas rochas no século XII.

A cidade de Kalambaka

E, apesar de ser impossível uma grandiosidade dessas se manter escondida tanto tempo, o turismo na região só começou a despontar no começo dos anos 2.000, após a popularização da internet e de sites como Youtube. Até então, poucas pessoas tinham ouvido falar dos povoados de Kastraki e da cidade de Kalabáka, os lugares que abrigam esse raro fenômeno da natureza (no mundo todo, apenas Mont Serrat, na Espanha, possui formações rochosas semelhantes).

O filme 007 – Somente para os seus olhos, de 1981, possui trechos filmados nas inclinadas estradas que passam por Meteora, e foi o grande responsável por revelar ao mundo aquele paraíso perdido. Mas essa informação só foi divulgada em fóruns e vídeos pela internet, mais de vinte anos depois.

Hoje o turismo na região não para de crescer. É possível encontrar turistas de todas as nacionalidades, sozinhos ou em grupos, ocupando as ruas, estradas e mosteiros.

O que fazer

Para poder aproveitar Meteora com calma, recomendo que se fique pelo menos duas noites.

Há diferentes opções de tours que te levam para conhecer os mosteiros com um guia, em uma confortável van.

Mosteiro de Agios Stefanos

Porém, também é interessante fazer o passeio sozinho, ou com os companheiros de viagem. Dá para conhecer os seis mosteiros em um dia só, caminhando pela estrada e parando para aproveitar a deslumbrante paisagem.

Entre um mosteiro e outro há diferentes ângulos da vista, que chega a ser inacreditável de tão bela.

Como chegar

Mosteiro Megalos Meteoros

Saindo de Atenas, você tem três opções:

– Alugar um carro e percorrer os mais de 350 quilômetros durante quatro horas

– De trem: você pode comprar os bilhetes online, no site Trainonse, com 25% de desconto, ou no guichê na própria estação Larissa, em Atenas. Há diversos horários, mas apenas um deles faz o percurso direto, em todos os outros é necessário fazer baldeação. O tempo de viagem é de cinco a seis horas.

– De ônibus: A companhia chamada Ktel realiza as viagens. Como não existe uma rota direta, é necessário parar na cidade de Trikala e trocar de ônibus. Na compra da passagem de Atenas para Meteora, essa troca já está inclusa.

Uma vista maravilhosa

Onde ficar

Na cidade de Kalambaka, onde há mais opções de restaurantes, além de ser onde fica a estação de trem, a rodoviária e as agências de turismo, há diferentes opções: hostel, pousada, airbnb e hotel. A cidade fica nas sombras de Meteora, e o mosteiro mais perto, o de St. Nicholas, fica a três quilômetros de distância.

De lá, é possível pegar um taxi, um ônibus ou ir andando para fazer a rota dos mosteiros. Qualquer que seja a sua escolha, certifique-se de levar uma garrafa de água, protetor nos dias de sol e alguma comidinha para beliscar.

Em Kastraki, uma pequena e sossegada vila aos pés das rochas, as opções são mais limitadas: poucos restaurantes e nenhum hostel. Porém, é ideal para quem busca sossego.

A cada ângulo há uma linda surpresa

Onde comer

O Meteora Restaurante é o mais recomendado pelos donos de hotéis e pousadas. Fica na rua principal de Kalambaka, ao lado de uma deliciosa padaria. Você pode escolher a carne e os acompanhamentos do prato, que custa de 10 a 12 euros.

O frango da casa, acompanhado de legumes e arroz é um dos pedidos que mais faz sucesso.

Todos os restaurantes da cidade são bem recomendados e servem uma comida grega deliciosa e fresquinha. Não tenha medo de explorar.

Partiu Meteora? Você pode comprar online um tour de 3 dias saindo de Atenas para Meteora, Delfos e Termópilas.

Post e fotos por Daniela Fescina

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.