Na língua malaia, a palavra “kuching” significa gato. E essa é toda a motivação da cidade homônima às margens do rio Sarawak, na Malásia Oriental. Obcecada por felinos, Kuching é um lugar curioso por sua cultura e atrações turísticas, que dedicam à espécie uma atenção especial, passando por monumentos, museus e templos.

Apesar da fama, o site oficial de turismo afirma que o nome provavelmente surgiu e faz alusão à palavra kochin, “porto” em chinês, ou à fruta mata kuching, algo como “olho de gato”, um tanto abundante na região. De qualquer maneira, os gatos realmente têm um significado especial por essas bandas, formada por povos de origem chinesa, indianos e malaios.

Cada um deles traz suas crenças à tona, que alimentam as teorias sobre a importância dos felinos. Na China, simbolizam boa sorte, enquanto no islamismo, religião oficial da Malásia, são respeitados há centenas de anos. Os moradores também veneram os bichanos porque ajudaram a controlar pestes no passado.

As referências à espécie estão por toda parte. A rádio local se chama Cats FM; há uma escola chamada I-CATS (International College of Advanced Technology Sarawak); um grande monumento formado por quatro estátuas de gatos no meio da cidade; uma estátua de gato na frente de um templo; o Meow Meow Cat Café; e a grande atração: um museu dedicado aos felinos, reunindo 5 mil anos de história, 2 mil objetos e artefatos, além de fatos curiosos.

Há ainda outros atrativos em Sarawak, do qual Kuching é capital, como parques nacionais, onde vivem orangotangos e macacos exóticos, templos chineses, edifícios de arquitetura colonial, museus, restaurantes e resorts. O estado na Ilha de Bornéu fica entre a Malásia e a Indonésia.

Confira os custos de uma viagem para Kuala Lumpur e vá ser um cat lover feliz!

[+] Conheça os cat cafés do Japão!

[+] Sabia que SP tem o primeiro cat café do Brasil? Vem ver!

[+] Veja alguns destinos onde você pode interagir e ficar pertinhos dos animais!

[+] Que tal conhecer as torres gêmeas de Kuala Lumpur nessa viagem?

Post por Brunella Nunes
Fotos: divulgação/Turismo Malásia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.