Com a Primavera se fazendo presente durante o ano todo, a pequena e charmosa Holambra se consolida como capital nacional das flores. A apenas 120 km de São Paulo, a cidade tem um pé na Holanda, como já se observa não só no nome, mas na arquitetura e na floricultura.

O nome Holambra une as palavras Holanda, América e Brasil. Fundada em 1991, fica dentro da região de Campinas e recebe milhares de turistas especialmente no mês de setembro, quando acontece a famosa Expoflora, a maior exposição de flores ornamentais da América Latina.

O evento comercial dá boas vindas a Primavera em alto estilo, propagando flores e arranjos por todos os cantos, itens de paisagismo, jardinagem e decoração de mais de 300 produtores que ficam expostos. Além disso, é a a chance para provar comida holandesa. O importante é se atentar a data do evento e comprar o ingresso com antecedência, já que o valor na bilheteria é mais alto. O final do festival é celebrado com uma chuva de pétalas em cima do público.

Holambra9

Expoflora

Expoflora2

Além da feira, dê um passeio pelo centro, passe no Museu Histórico e Cultural e no Moinho Povos Unidos, um dos símbolos da cidade. A obra de 38,5 metros foi construída pelo arquiteto holandês Jan Heidra, que já fez 400 destes ao redor do mundo.

As crianças podem gostar de conhecer o Sítio Estrela do Leste Arurá, que mantém um projeto de conservação e preservação do jacaré do papo amarelo. Eles ensinam e colocam as pessoas em contato com filhotes, assim como outros animais silvestres. Para passeios a cavalo ou de charrete, procure pelo Em Busca do Galope.

Já os adultos podem se divertir e aprender sobre destilação artesanal no Rancho da Cachaça, que também tem um restaurante de comida caseira e entrada gratuita.

Holambra

holambra-sp (2)

Holambra2

Holambra3

Holambra7

Holambra5

Holambra2

Holambra3

Holambra4

Holambra10

Post por Brunella Nunes
Fotos: reprodução

33 comentários

    1. Teoricamente não. Trata-se de uma cidade como qualquer outra, inclusive como a que você mora, portanto você pode visitar a vontade,
      Claro que na prática você terá gastos para chegar até lá, quanto mais longe morar mais oneroso será, pois gastará com transporte, alimentação, hospedagem (se for o caso), etc. Além destes gastos, pode ser que você queira também comprar algo desta cidade, afinal é uma cidade turística e oferece seus “produtos”, por exemplo, flores (o principal) passeio de pedalinho, visitas a algum museu ( qualquer cidade que tenha museus, uns são pagos e outros gratuitos). Boa visita….

  1. sou uma jovem senhora separada que resolvi fazer alguma viagens, por exemploSou Holambra
    Quero conhecer pessoas e fazer amigos. ´E possível uma hospedagens tipo pernoites mais em conta?
    Sou escritora holística e tenho muitas habilidades. abraços rosa

    Moro na Bahia pero de Bom Jesus da Lapa.

  2. Holambra .Pretendo ir em Setembro.Fiquei apaixonada só de ver essas fotos pois amo as flores.Quero saber se encontra-se mercado disponível para vendas de mudar dessas lindas flores,indique locais se possivel.

  3. boa tarde
    quanto fica a entrada em Holambra ? gostaria de levar um grupo da terceira idade e família, tem algum telefone para entrar em contato?

  4. Muito bom ,frequento a dez anos e vem melhorando a cada ano,mais banheiros,menas filas,o museu foi otimo ideia maravilhosa

    1. Olá Teresa, a Expoflora que é a feira das flores terminou no último dia 23 =/ Mas provavelmente a cidade ainda está florida 🙂

  5. Boa noite , como faço para ter acesso aos guias turístico , pois liguei para a secretaria de Turismo ngm atende a na prefeitura ngm sabe informar nada . Sou doida pra conhecer a cidade , mas…. preciso de guia . como faço . obrigado .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *