Com a Primavera se fazendo presente durante o ano todo, a pequena e charmosa Holambra se consolida como capital nacional das flores. A apenas 120 km de São Paulo, a cidade tem um pé na Holanda, como já se observa não só no nome, mas na arquitetura e na floricultura.

O nome Holambra une as palavras Holanda, América e Brasil. Fundada em 1991, fica dentro da região de Campinas e recebe milhares de turistas especialmente no mês de setembro, quando acontece a famosa Expoflora, a maior exposição de flores ornamentais da América Latina.

Holambra segue ganhando ainda mais popularidade por ser cenário de diversos ensaios de casamentos. Casais do país todo, inclusive figuras famosas na internet, estão apostando na cidade para fazer suas fotos “pré-wedding”, divulgando as belas paisagens e flores do local. Atualmente, já existem agências específicas para este tipo de serviço e o agendamento é concorrido.


Foto: Wikimedia Commons

Conheça Holambra

A cidade de Holambra, embora tenha sido fundada oficialmente em 1991, suas raízes holandesas datam 1940, quando houve a imigração de mais ou menos 500 holandeses para a região.

Puxando suas raízes europeias, a cidade brasileira é chamada de jardim do Brasil e não é à toa. Os cultivos e produções de flores começaram em 1970, se tornando atualmente o maior exportador de flores de toda a América Latina, sendo responsável por 40% de toda a produção nacional.

Uma das principais flores cultivas aqui são as tulipas, assim como na Holanda.

Holambra é uma das poucas cidades do país que é possível ver flores e visitar seus campos de produção durante todo o ano. Não são em todas as estações que será possível ver toda espécie, mas algum campo estará florido para sua visita. Inclusive, se o viajante quer conhecer Holambra somente por algum campo específico, vale conferir qual o período do ano elas já terão desabrochado.

O que fazer em Holambra

São muitas atividades, atrações e opções de passeios em Holambra, confira o que fazer, inclusive se programando para a maior feira de flores do país, que acontece anualmente na cidade.

Campo de flores

Um passeio imperdível na cidade é a visita a alguns campos de flores variadas, que pode ser agendado com agências locais previamente. A cidade tem campos de tulipas, girassóis, lavanda e muito mais. São aquelas paisagens impressionantes saídas diretamente do instagram!

Foto: Pixabay

Deck do Amor

Parecida com as pontes que existem em vários países europeus onde os casais colocam cadeados com suas inicias, o Deck do Amor em Holambra tem a mesma proposta, com uma paisagem bem bonita de frente para um lago.

Expoflora

O evento comercial anual dá boas vindas a Primavera em alto estilo, propagando flores e arranjos por todos os cantos, itens de paisagismo, jardinagem e decoração de mais de 300 produtores que ficam expostos.

Além disso, é a a chance para provar comida holandesa. O importante é se atentar a data do evento e comprar o ingresso com antecedência, já que o valor na bilheteria é mais alto. O final do festival é celebrado com uma chuva de pétalas em cima do público.

Em 2022 a feira começa dia 2 de setembro e vai até o dia 29 do mesmo mês. De Sexta a Domingo da 9h às 19h.

0Foto: Expoflora

Boulevard Holandês e Rua Dória Vasconcelos

Uma parte da cidade que mais remete à Holanda, nesta rua os visitantes podem comprar vários itens e se sentir viajando para a Europa! A Rua Dória Vasconcelos é a rua mais famosa da cidade, com vários restaurantes e lojas. Um lugar realmente encantador.

Parque Van Gogh

Este incrível parque aberto em 2018 tem um lago incrível, natureza abundante e ainda é repleto de réplicas das pinturas do pintor holandês Vincent Van Gogh, que estão espalhadas pelo parque.

Museu Histórico e Cultural e Moinhos Povos Unidos

Além da feira, dê um passeio pelo centro, passe no Museu Histórico e Cultural e no Moinho Povos Unidos, um dos símbolos da cidade. A obra de 38,5 metros foi construída pelo arquiteto holandês Jan Heidra, que já fez 400 destes ao redor do mundo.

Foto: Wikimedia Commons

Sítio Estrela do Leste Arurá

As crianças podem gostar de conhecer o Sítio Estrela do Leste Arurá, que mantém um projeto de conservação e preservação do jacaré do papo amarelo. Eles ensinam e colocam as pessoas em contato com filhotes, assim como outros animais silvestres. Para passeios a cavalo ou de charrete, procure pelo Em Busca do Galope.

Rancho da Cachaça

Já os adultos podem se divertir e aprender sobre destilação artesanal no Rancho da Cachaça, que também tem um restaurante de comida caseira e entrada gratuita.

Hospedagem em Holambra

Por tantos atrativos e eventos, Holambra é muito buscada pelos viajantes do mundo todo, por isso têm algumas opções de hospedagem para bolsos e gostos variados para acomodar seus interessados. Confira acomodações para sua viagem!

Hotel 1948: um hotel bem conhecido na região, suas comodidades e acomodações receberam nota 9,2 pelos hóspedes, sendo considerado fabuloso. Possui café da manhã incluído, wifi, cozinha compacta no quarto e outras amenidades, além de decoração clean bem elegante.

Foto: Booking

Holambra Garden Hotel: este charmoso hotel fica no centro da cidade, com acomodações confortáveis e práticas para quem quer passar o dia passeando. Suas tarifas possuem café da manhã incluído e estacionamento gratuito.

Foto: Booking

Villa de Holanda Parque Hotel: localizado um pouco mais distante do centro e aproveitando o melhor da natureza, este hotel fica em um grande complexo com atrações para todas as idades. Toda a decoração remete aos holandeses, possui café da manhã incluído e alguns quartos tem até micro-ondas.

Foto: Booking

Hotel Amsterdam Suítes: este hotel fica mais próximo ao centro, é muito bem avaliado pelos hóspedes recentes, possui café da manhã e também aceita pets!

Foto: Booking

Onde comer

Os restaurante mais famosos de Holambra ficam no Boulevard Holandês, veja algumas opções imperdíveis nesta e em outras regiões.

A Martin Holandesa é um dos points da cidade, restaurante comida típica holandesa tradicional da cidade. Com refeições completas, petiscos e tortas de arrancar suspiros, o lugar é muito conhecido entre os viajantes e habitantes.

Outra opção super visada é a Casa Bela, também com comidas holandesas mas com um toque mais de bistrô.

Para quem sempre fica de olho em docerias e confeitarias especializadas, não deixe de visitar a Zoet en Zout, com doces holandeses típicos.

Como chegar em Holambra

Em um trajeto de mais ou menos 2 horas é possível fazer o caminho São Paulo – Holambra. Saindo da capital paulista, basta pegar a Rodovia dos Bandeirantes ou a BR – 050, ambas com pedágio.

Apesar da popularidade e proximidade com a capital, ainda não existem ônibus que façam esse trecho. Para ir com esse tipo de transporte, será necessário ir até Campinas e de lá pegar um outro ônibus da Viação Princesa d’Oeste que leva até a cidade (atenção que este ônibus não sai da rodoviária de Campinas).

Quem vem de fora do estado ou quer optar pelo avião, o aeroporto mais próximo é o de Viracopos, em Campinas.

Aqui você confere passagens de várias cidades do Brasil e do mundo até Campinas. Inclusive, já vale começar a pesquisar caso queira visitar a Expoflora 2022.

Quando ir

O grande destaque de Holambra são as flores, por isso, a primavera é o melhor momento para visitar a cidade. Se o objetivo do viajante não for a Expoflora (que acontece na primavera), indicamos evitar principalmente os finais de semana do mês que a feira acontece, assim dá para economizar e evitar lotações.

Além da primavera, os meses entre abril e julho também são muito indicados, com várias opções de atrações, passeios e sem os altos valores da temporada seguinte.

*Conteúdo atualizado em junho de 2022

40 comentários

    1. Teoricamente não. Trata-se de uma cidade como qualquer outra, inclusive como a que você mora, portanto você pode visitar a vontade,
      Claro que na prática você terá gastos para chegar até lá, quanto mais longe morar mais oneroso será, pois gastará com transporte, alimentação, hospedagem (se for o caso), etc. Além destes gastos, pode ser que você queira também comprar algo desta cidade, afinal é uma cidade turística e oferece seus “produtos”, por exemplo, flores (o principal) passeio de pedalinho, visitas a algum museu ( qualquer cidade que tenha museus, uns são pagos e outros gratuitos). Boa visita….

  1. sou uma jovem senhora separada que resolvi fazer alguma viagens, por exemploSou Holambra
    Quero conhecer pessoas e fazer amigos. ´E possível uma hospedagens tipo pernoites mais em conta?
    Sou escritora holística e tenho muitas habilidades. abraços rosa

    Moro na Bahia pero de Bom Jesus da Lapa.

  2. Holambra .Pretendo ir em Setembro.Fiquei apaixonada só de ver essas fotos pois amo as flores.Quero saber se encontra-se mercado disponível para vendas de mudar dessas lindas flores,indique locais se possivel.

  3. boa tarde
    quanto fica a entrada em Holambra ? gostaria de levar um grupo da terceira idade e família, tem algum telefone para entrar em contato?

  4. amei quero um dia conhecer .me encantei com todos os tia
    AMEI A CIDADE,QUERO UM DIA CONHECE-LA.AMO FLORES

  5. Muito bom ,frequento a dez anos e vem melhorando a cada ano,mais banheiros,menas filas,o museu foi otimo ideia maravilhosa

    1. Olá Teresa, a Expoflora que é a feira das flores terminou no último dia 23 =/ Mas provavelmente a cidade ainda está florida 🙂

  6. Boa noite , como faço para ter acesso aos guias turístico , pois liguei para a secretaria de Turismo ngm atende a na prefeitura ngm sabe informar nada . Sou doida pra conhecer a cidade , mas…. preciso de guia . como faço . obrigado .

  7. Sorvete de flores maravilhoso na cafeteria e gelateria graos da terra. Sabores: rosa, hibisco, lavanda e jasmim encantador
    Fica no Boulevard holandês, na rua turistica.
    Super indico😍

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.