Que tal um passeio na natureza a apenas 150 km de São Paulo? Com vegetação abundante entre o cerrado e Mata Atlântica, o Jardim Botânico de Sorocaba é um daqueles passeios imperdíveis para desfrutar de momentos tranquilos, que enchem os olhos e o coração de beleza.

O principal objetivo do local, mantido pelo poder público, é conservar e catalogar as espécies locais e regionais da flora, além de promover o uso sustentável das espécies. Assim, a área protegida se dedica especialmente à preservação do meio ambiente, às pesquisas acadêmicas, educação ambiental, cultura e lazer.

Foto: Cláudio Castro

O Jardim Botânico de Sorocaba contém ainda “Irmãos Villas-Boas” no nome, prestando homenagem a Orlando, Cláudio e Leonardo, três irmãos sertanistas paulistanos que, pautados em ideias humanistas, defenderam a causa indígena no país.

Atrativos do Jardim Botânico de Sorocaba

Ocupando 70.000 metros quadrados, a área verde no Jardim Dois Corações, próximo ao Parque das Águas, já se consolida como cartão postal da cidade. O espaço reúne orquidário, dois mirantes, trilhas, lagos, um roseiral, um herbário, um bosque, alamedas e fragmentos de vegetação natural.

Foto: divulgação/Prefeitura Municipal da Sorocaba

O que chama bastante atenção é o Palacete de Cristal, uma construção de vidro de 500 m² com estruturas metálicas, semelhante ao encontrado no Jardim Botânico de Curitiba. O projeto também se inspirou nos Palácios de Cristal de Petrópolis e Londres. O imponente edifício abriga coleções botânicas ornamentais, além de sediar exposições e eventos.

Na parte interna, o palacete onde irradiam os raios solares conta com um mezanino, uma passarela de visualização dos canteiros interiores e um elevador para atender adultos, jovens e crianças com mobilidade reduzida.

Foto: divulgação/Prefeitura Municipal da Sorocaba
Foto: divulgação/Prefeitura Municipal da Sorocaba

Entre os destaques está também o roseiral, um labirinto em formato de sol com 12 raios, que abriga 29 variedades de rosas de todas as cores e tamanhos. Construído com tijolos de demolição, peças metálicas reaproveitadas e bambu, o orquidário também se dedica à diversidade da flor que encanta multidões e tem até fãs fervorosos. Estima-se que apenas no Brasil haja cerca de 2.600 espécies dela.

A caminhada até o ponto mais alto do parque vale a pena. O mirante tem vista panorâmica para a cidade, possibilitando que os visitantes vejam o Vale do Rio Sorocaba, o Morro de Araçoiaba, o morro da Fazenda Ipanema e a Serra de São Francisco, em Votorantim.

Foto: divulgação/Prefeitura Municipal da Sorocaba

Um dos grande trunfos do jardim botânico sorocabano é a implementação dos valores da sustentabilidade: ser ambientalmente correto, socialmente justo e economicamente viável. 

Os materiais utilizados na obra foram pensados para conter a poluição, melhorar a qualidade do ar e do solo, e economizar recursos naturais. A água da chuva, por exemplo, é armazenada numa cisterna para irrigar o jardim e as plantas.

Foto: divulgação/Prefeitura Municipal da Sorocaba

O encantador lugar se preocupou em implementar medidas de acessibilidade, mantendo banheiros adaptados, portas largas, rampas de acesso e elevadores para auxiliar pessoas com mobilidade reduzida.

Na parte social, outro ponto positivo: o Jardim Botânico de Sorocaba criou um programa de inclusão, ressocialização e reeducação de presidiários do município, que trabalharam tanto na construção do orquidário quanto na manutenção do parque.

Mas atenção: antes de planejar sua ida até lá, confira se o local está aberto para visitas. Com a pandemia do coronavírus, é sempre bom checar antes.

Foto: divulgação/Prefeitura Municipal da Sorocaba

Vai lá!

Jardim Botânico de Sorocaba “Irmãos Villas-Boas”
Rua Miguel Montoro Lozzano, 340 – Sorocaba
Funcionamento: terça a domingo das 9h às 17h
Quanto custa: entrada gratuita

Para incluir no roteiro

Sorocaba tem outros passeios ao ar livre bem agradáveis para curtir solo, com amigos, família ou em casal. Abaixo você encontra mais atrações para incluir no roteiro da cidade.

  • Parque Natural Ouro Fino: um dos parques mais bonitos da cidade, conta com pista de caminhada, playground, trilhas ecológicas e mesas para piquenique.
  • Parque Municipal Porto das Águas: pistas de caminhada e um lago para velejar, remar de caiaque ou stand up paddle.
  • Parque Natural Chico Mendes: coberto por eucaliptos e mata ciliar, o parque possui um grande viveiro de espécies nativas, exóticas e frutíferas, além de playground, churrasqueiras, trilhas e pistas de caminhada.
  • Parque Natural Municipal da Biquinha: próximo ao centro da cidade, conta com quiosques, local para piquenique, playground e trilhas ecológicas.
  • Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”: o principal atrativo turístico da cidade conta com 1.145 animais de 290 espécies, das quais 70% correspondem a fauna nacional.
  • Parque Água Vermelha “João Câncio Pereira”: área verde de 20 mil m² com biblioteca, aquários, playground, jardim sensorial, quiosques, mesas para piquenique, lagos, ponte e pista de caminhada.
Foto: divulgação/Prefeitura Municipal da Sorocaba

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.