Onde automóveis são proibidos e a água permeia a maior parte da região, Afuá é uma espécie de Veneza do Norte brasileiro. Localizada noroeste da Ilha do Marajó, já no estado do Amapá, o município flutua acima de rios e forma labirintos entre as casas ribeirinhas, a orla e os igarapés. Assim como em Amsterdã, a bicicleta é parte da identidade e cultura local.

Rodeada pela vegetação amazônica, a cidade é toda suspensa em palafitas, plataformas de madeira onde circulam pessoas, bikes e Bicitáxis, veículo não motorizado de quatro rodas montado a partir da junção de duas bicicletas. Construções de alvenaria e madeira formam a arquitetura local, resultando numa beleza simples e mais distante das grandes civilizações cercadas por muralhas de pedras.

Chamada também de Veneza Marajoara e Amsterdã dos Trópicos, o destino exótico tem como uma de suas principais atrações o Festival do Camarão, que acontece anualmente no mês de Julho e atrai multidões interessadas em degustar o camarão de água doce e curtir o som das bandas regionais. A gastronomia fica completa com outras delícias da região Norte: Tacacá, camarão no bafo, maniçoba, mujica de camarão e açaí.

O município está a 84 quilômetros de Macapá, onde é possível pegar uma lancha por R$ 30 (crianças pagam metade do preço) na rampa do Santo Inês, e a 320 quilômetros de Belém.

afua2

afua

afua_bicitaxi

Fotos: © Divulgação/Prefeitura de Afuá

Afua4

Foto: © Viva Marajó

Afua6

Foto: © Nailana Thiely

afua5

Foto: © Nailana Thiely

afua7

Foto: © Reprodução/autor desconhecido

afua8

Foto: © Jonas Vasconcelos

Afua9

Foto: © Projeto Transite

Afua13

Foto: © Projeto Transite

SONY DSC

Foto: © Giordano Santana

Afua11

Foto: © Projeto Transite

Afua12

Foto: © Fernando Mesquita

Foto em destaque/topo: © Fernando Mesquita

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *