A Albânia, pequeno país localizado na Península dos Bálcãs, no sudeste da Europa, é uma daquelas joias raras ainda pouco exploradas e o destino ainda não caiu no roteiro “mainstream” dos viajantes. Uma das melhores coisas para se fazer lá é conhecer a Riviera Albanesa, local paradisíaco e com praias incríveis.

A Riviera Albanesa é um dos lugares mais imperdíveis para conhecer caso você inclua o país no seu roteiro de viagem, tratando-se de uma faixa do litoral banhada pelo mar Jônico que banha várias cidades, possuindo praias maravilhosas e que se estruturam ao seu redor.

A beleza da Riviera Albanesa é tanta que o destino vive sendo comparado com outras regiões e cidades mais famosas e imponentes da Europa! A beleza da região já é comparada com as ilhas gregas, que ficam pertinho dali, mas com alguns benefícios exclusivos (por enquanto): baixos preços e poucos viajantes.

Com águas cristalinas, o viajante poderá conferir várias praias agitadas, isoladas, com estrutura e algumas praticamente intocadas pelo homem.

Riviera Albanesa
Foto: Pexels

Uma das coisas mais legais da Riviera Albanesa é a quantidade de cidades e praias, graças aos seus 120 km de extensão. Tem tanta opção que é fácil encontrar uma que seja exatamente do seu gosto para passar o dia.

Praias e cidades da Riviera Albanesa

A Riviera Albanesa fica em uma região montanhosa e suas cidades recortam essas montanhas, por isso é normal que as cidades fiquem acima do mar e tenha uma ladeira até chegar nas praias (então prepare-se para andar).

Himara é a capital da região e principal cidade para o viajante usar como base para aproveitar a infraestrutura de hotéis e restaurantes. Tem bastante coisa para fazer por lá, além das belas praias, e o visitante pode conferir de perto heranças do período bizantino, com castelos, igrejas, monastérios e mais.

Riviera Albanesa
Himara/Foto: Pexels

Dhërmi é outra opção para se estabelecer na Riviera Albanesa, um vilarejo badalado e mais rústico, com pouca estrutura, mas belas praias e festas. Lá, o viajante precisa conhecer as praias de mesmo nome da cidade (Dhërmi beach) e a Drymares beach.

Para quem prefere praias maiores, com movimentação, estrutura e agito, uma ótima opção lindíssima é a Livadhi Beach, onde é possível até alugar jet skis para passear.

A cidade de Saranda é outra que compete pelo título de principal da região da Riviera Albanesa, mas seu foco são as praias e a cidade não oferece muito lazer fora isso.

Gjipe  Beach é uma das praias mais exclusivas e de difícil acesso na Riviera Albanesa, por isso você precisará encarar uma trilha para chegar nela. Essa é uma praia ideal para quem gosta de desbravar novos lugares e não liga de ficar em praias sem estrutura, só com o mar, sol e areia. Outra praia nessa mesma pegada é a Jale Beach.

Entre as praias mais surpreendentes podemos citar a Radhime Beach, com águas verdes e turquesas onde o mar Adriático encontra o Jônico, e as praias de Ksamil e Palasa.

Riviera Albanesa
Ksamil Beach/Foto: Hendrik Terbeck no Flickr

| Busque as melhores hospedagens da Riviera Albanesa aqui

Como chegar na Riviera Albanesa

Para chegar na Riviera Albanesa, os viajantes devem buscar voos até a cidade de Tirana, capital do país, que está a cerca de 200 km de distância das principais cidades da Riviera Albanesa.

| Veja aqui voos até a Riviera Albanesa

Caso o viajante já esteja na Europa, algumas capitais possuem voos diretos para a cidade.

Depois de chegar em Tirana, é hora de colocar o pé na estrada para chegar na Riviera Albanesa. É possível fazer o trajeto de carro alugado, ônibus ou transfer. Vale a pena conferir o aluguel de um carro para poder conhecer facilmente as praias da região. As estradas são consideradas boas e ainda oferecem um cenário surpreendente.

Para quem já vai incluir as ilhas gregas no mesmo roteiro de viagem, vale conferir passagens até o Aeroporto de Corfu, na Grécia, que fica perto da Riviera Albanesa, começar sua viagem por lá e depois explorar as praias da Albânia. De lá, é possível pegar ferry boat até algumas cidades da região Albanesa.

Idioma 

Assim como no resto da Albânia, o idioma oficial é o albanês, mas o viajante consegue se virar facilmente com o inglês. Para quem souber, o italiano e o grego também acabam sendo bem utilizados por lá.

Moeda

Aqui vai uma informação essencial para quem quer conhecer a Albânia e a Riviera Albanesa: o país tem sua moeda própria, o Lek Albanês (ALL). Algumas casas de câmbio no Brasil vendem essa moeda, assim como alguns aplicativos, como a Wise, oferecem a conversão do real para o Lek Albanês (ALL).

Em maio de 2024, 1 ALL equivale a 0,0559009 BRL.

Gastronomia e comidas típicas da Riviera Albanesa

Para quem gosta de frutos do mar e comida tipicamente mediterrânea vai passar uns bons dias na região. Ainda, por lá é possível conferir os principais pratos tradicionais albaneses, como byrek (torta folhada), tavë kosi (cordeiro assado com iogurte), fërgesë (pimentão recheado), vinhos locais e raki (uma bebida alcoólica tradicional).

Quando fazer sua viagem

Como acontece com outros destinos de praia, o ideal é fazer sua viagem à Riviera Albanesa nos períodos de menos chuva. Pelo clima mediterrâneo, a Albânia tem o verão bem quente e seco, então essa é a melhor para viajar, entre junho e agosto. Para quem não pode viajar nessa época, maio (fim da primavera) e setembro (começo do outono) também são bons meses. 

A vantagem de viajar ainda em maio ou setembro é encontrar preços ainda mais baixos e o local mais vazio ainda, além do calor constante e sem chuvas.

Documentação

Para cidadãos brasileiros, não há necessidade de apresentar visto ou seguro viagem para entrar na Albânia, apenas o passaporte válido por pelo menos seis meses do fim da sua viagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.