A cidade de Indaiatuba, que fica pertinho da capital paulista, é uma ótima opção para quem quer passar um final de semana fora do agito de São Paulo ou quem está com crianças no período de recesso escolar e quer variar a rotina sem precisar viajar para muito longe.

Com opções de parques, museus e atividades ao ar livre, Indaiatuba ainda faz parte do Circuito das Frutas e da Rota Gastronômica, oferecendo passeios relacionados a essas atividades.

A cidade vem aos poucos ganhando destaque no turismo paulista por seu modo de vida tranquilo que oferece uma infraestrutura bem legal para os viajantes que estão sempre buscando um destino para colocar o pé na estrada.

Conheça mais sobre a Indaiatuba abaixo e saiba o que fazer, onde ficar, onde comer, como chegar e quando ir a mais este destino.

Conheça Indaiatuba

Indaiatuba fica a 110 km da cidade de São Paulo, a 50 km de Jundiaí a 28 km de Campinas, pertinho de grandes cidades e que impressiona os viajantes por seu clima pacato porém com alto nível de qualidade de vida e boa estrutura.

A cidade tem 250 mil habitantes e conta com atividades para todos os gostos e uma vida noturna bem agitada. Apesar da noite contar com programações, é durante o dia que Indaiatuba mostra seu verdadeiro charme nos pontos turísticos mais famosos.

O município já foi eleito em 2012 como a melhor cidade do Brasil para viver e vem mantendo o padrão de vida de seus habitantes desde então.

Confira o que fazer na cidade e programe seu roteiro.

O que fazer em Indaiatuba

Indaiatuba pode ser uma boa opção de viagem para você que quer passar um final de semana ou feriado fora e descansar com atividades histórias e ao ar livre.

Um dos pontos turísticos que vale a pena dar uma passadinha é a bela Igreja Matriz de Nossa Senhora da Candelária que já foi considerada o “marco zero” da cidade, pois as primeiras residências foram construídas ao seu redor. Construída em 1830, a igreja tem traços do período colonial, como a estrutura de taipa, típica da época. 

É na igreja que acontece a famosa Festa da Padroeira, uma típica celebração que reúne os moradores e visitantes da região com comidas e músicas, no melhor estilo quermesse. A comemoração costuma acontecer nos meses de janeiro e fevereiro.

Para quem gosta de trens, o Museu Ferroviário é uma parada obrigatória. Com mais de 400 peças da expansão ferroviária brasileira, o museu tem entrada gratuita e atrai turistas para conhecer a Locomotiva nº10, de 1874.

Um dos pontos altos da cidade são seus parques, e entre eles está o Parque Ecológico que ocupa impressionantemente 80% do território de Indaiatuba. Lá, o viajante pode caminhar, praticar ciclismo, desfrutar das quadras poliesportivas, pista de skate e lago com atividades aquáticas.

Dentro do Parque Ecológico os visitantes podem ainda aproveitar o Parque da Criança, que tem entrada franca e oferece quiosques para piqueniques, labirinto, piscina, tirolesa e playground para os pequenos. 

Parque da Criança. Foto: Divulgação prefeitura

O Parque Temático é outra opção dentro do Parque Ecológico para os turistas, que podem aproveitar o playground diferenciado com atrações gigantes de animais, como balanços de elefantes, tobogãs pertinho das enormes girafas de fibra e mais.

Nessa mesma pegada de atividades ao ar livre, vale conhecer o Parque do Mirim em Indaiatuba.

A Feira das Artes da cidade também vale destaque, que acontece todos os sábados das 09h às 17h na Praça Rui Barbosa, onde 50 artesãos mostram e vendem seus trabalhos.

Você ainda pode conhecer a vinícola Bramasole que foi inspirada na região italiana da Toscana. A vinícola cultiva uvas syrah e cabernet franc nas colinas de Indaiatuba e Itupeva. Podem ser feitas degustações regulares aos sábados e domingos, no wine garden, acompanhado de tábua de frios. A paisagem, rodeada de parreiras e morros, é bucólica e muito bonita.

Confira passeios gastronômicos deliciosos pelo interior de SP

Onde ficar em Indaiatuba

Indaiatuba conta com algumas boas opções de hospedagem, mas por ser pertinho de grandes cidades como Campinas e Jundiaí, pode valer a pena procurar hospedagem na região caso seu hotel escolhido não tenha mais vagas.

A maior parte dos hotéis do município ficam no centro e você pode conferir diversas opções e reservar diretamente por aqui com nosso parceiro Booking.

Confira algumas opções que o Quanto Custa Viajar separou e saiba onde ficar em Indaiatuba.

Royal Palm Tower Indaiatuba: para os viajantes que buscam um pouco mais de luxo e conforto durante suas viagens, este hotel é para vocês! Com uma estrutura e acomodações bem elegantes, o hotel é um dos mais bem avaliados da cidade e oferece wifi, café da manhã e estacionamento privativo.

Para quem quiser aproveitar as amenidades deste hotel em Indaiatuba, ele ainda oferece academia, sauna e piscina coberta e aquecida no terraço com vista para a cidade.

Foto: Booking

Vitória Hotel Convention Indaiatuba: com boa estrutura e boas avaliações, este hotel oferece comodidade tanto para quem viaja sozinho quanto para quem viaja em família. Com piscina, café da manhã e estacionamento, o hotel ainda tem várias opções de suítes, com e sem banheira de hidromassagem. 

Foto: Booking

The Helvetia Polo Villa: um espaço bem completo numa pegada de hotel fazenda, esta opção tem bastante área verde, piscina, quadra e sala de jogos. Com opção de aluguel de quartos ou de uma casa inteira, o viajante vai se sentir bem à vontade com várias opções de lazer.

Foto: Booking

Onde comer em Indaiatuba

Com uma boa oferta de restaurantes, o viajante não vai ter dificuldades em comer bem durante seu tempo em Indaiatuba.

Com gastronomia bem diversificada, é possível comer de tudo um pouco. Quem quer apostar em comida americana e hamburgueria artesanal, pode conhecer o Yankees American Bar ou dar um pulinho no container da rede Madero.

O My Sushi Restaurante, como o nome sugere, é uma boa aposta para quem gosta de comida japonesa.

Para os amantes de cafeterias (e querem tomar vários cafés e comer panquecas americanas) e restaurantes tipo bistrô, o La Fee Cafeteria e Restô é imperdível e serve café da manhã, brunch e almoço.

O Tinhos Restaurante é uma opção tradicional de comida caseira enquanto o Amadeu Restaurante oferece alta gastronomia na cidade.

Como chegar em Indaiatuba

É bem simples chegar em Indaiatuba e de carro pela Rodovia dos Bandeirantes é uma das formas mais fáceis, em uma viagem que dura pouco mais de uma hora.

Quem vem de fora do estado para Indaiatuba tem a vantagem de poder escolher qual aeroporto descer, de São Paulo ou Campinas e aqui você vê onde fica mais barato.

De ônibus, a viação VB transportes faz o caminho em vários horários por dia.

Quando ir

Com temperaturas parecidas durante os meses e com calor predominante, para decidir quando ir a Indaiatuba o viajante deve conferir as chuvas e não a temperatura.

É bom evitar as temporadas mais chuvosas para evitar que estrague os passeios ao ar livre, maioria da cidade.

Entre novembro e março costuma chover bastante, então pode valer a pena programar a viagem para outro período.

O que levar na mala

Planejando sua mala para conhecer Indaiatuba? Pode apostar em roupas mais casuais para seus passeios e looks adequados para piscina e ar livre.

Vale a pena levar um look arrumadinho ou outro só para conhecer os bares e restaurantes à noite, mas nada muito formal.

E aí, gostou da Indaiatuba? Fique de olho nas nossas dicas e coloque o pé na estrada para este e outros destinos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.