Ainda não muito desbravado pelos brasileiros, o Jalapão é um dos lugares mais incríveis do Brasil e revela o que o Tocantins tem para nos oferecer. Repleto de trilhas, dunas avermelhadas, cachoeiras e belezas naturais, é um verdadeiro paraíso para quem topa aventuras e pratica o ecoturismo.

Na divisa com Bahia, Maranhão e Piauí, a natureza se vê intacta em meio à imensidão da Serra Geral, na região de difícil acesso, com uma das menores densidades populacionais do país. A cerca de quatro horas de carro partindo de Palmas, o Parque Estadual do Jalapão se expande por 34 mil km² de paisagem rústica e árida, típica do cerrado, cortada por rios de água potável.

jalapao3

tocantins8

Entre seus principais atrativos, que se espalham pelas cidades de  Mateiros, Novo Acordo, Ponte Alta do Tocantins e São Félix do Tocantins, estão as dunas alaranjadas que alcançam 40 metros de altura; o Cânion Sussuapara, que tem uma correnteza de águas cristalinas por meio de seus paredões rochosos de 12 metros de altura; a Cachoeira da Formiga, uma pequena queda d’água esverdeada e cercada por vegetação; a Serra do Espírito Santo e a Pedra Furada, de onde se tem uma das melhores vistas da região; a Cachoeira da Velha, uma enorme queda d’água de visual deslumbrante; e os Povoados do Mumbuca e Prata, comunidades remanescentes de quilombos, cuja visitação possibilita ao turista vivenciar a cultura local e conhecer mais sobre o capim dourado, matéria-prima para belos artesanatos.

fundacao-palmares

Não podemos deixar de fora também os incríveis Fervedouros, onde brotam águas cristalinas e azul turquesa que impedem qualquer pessoa de afundar. O motivo? Apesar de ser forrado por areia movediça, o Fervedouro do Ceiça conta com o curioso fenômeno da ressurgência, fazendo com que todos flutuem sem o menor esforço. Por estar dentro de uma propriedade particular, conta com uma pequena infraestrutura e só suporta seis pessoas por vez, que permanecem no local por no máximo 20 minutos.

fervedouro-tocantins

Se quiser prolongar sua jornada, visite também o Safari Camp Korubo, entre a Estação Ecológica da Serra Geral e o Parque Estadual do Jalapão. Ali é possível passar a noite em tendas, descansar sob a sombra de cajueiros e mangabeiras às margens do belo e cristalino Rio Novo, onde há uma prainha fluvial. É aconselhável contratar agências de viagens e passeios, como a Jalapão Extremo (de onde roubamos algumas fotos do post!) para percorrer os roteiros tranquilamente, até porque as estradas são de terra e a infraestrutura é um tanto escassa.

Quando ir: a região mantém o calor durante o ano todo. De dezembro à março é a época de pancadas de chuvas, o que não impede as atividades movidas pela adrenalina, como rafting e trekking sob um clima mais ameno.  Durante o dia, a temperatura varia de 30º a 35ºC, e as noites são frias (Maio a Agosto) variando de 13 a 20ºC, dependendo da época do ano.

dunas-jalapao

canion-sussuapara

Confira aqui passagens aéreas ida-volta saindo de São Paulo até Palmas (local de saída para o Jalapão) por R$509 já com taxas!

pedra-furada

viagem-para-o-jalapao

mirante-espirito-santo

jalapao8

jalapao10

jalapao5-2

jalapao7

jalapao-7

aguas-claras-do-rio-novo

Post por Brunella Nunes 
Fotos: divulgação/Turismo Tocantins

Quando não está viajando pelo mundo, está viajando nas ideias.

8 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *