Você está com tudo pronto para mochilar e fazer aquela Eurotrip dos sonhos? Então não deixe de conferir essas dicas para viajar de trem pela Europa. O Velho Continente é um dos melhores destinos do mundo para se explorar por trilhos, já que em poucas horas você chega de um país ao outro.

Rápido, eficiente e democrático, o trem europeu é uma das melhores invenções da humanidade. A EuRail, uma das principais operadoras ferroviárias, sugere alguns itinerários em seus passes, como o itinerário na Itália, Europa Ocidental, Europa Oriental ou Atrações Europeias, que passa por Paris, Amsterdã, Praga, Veneza, Barcelona, entre outras principais cidades, mas vale analisar as possibilidades com todas as outras cias ferroviárias, as quais você conhecerá a seguir.

Imagem: European Comission

Quais as empresas que operam na malha ferroviária da Europa?

Foto: Pexels

Há diferentes empresas ferroviárias operando por todo o velho continente, que proporcionam ao viajante experiências distintas, a claro, preços distintos. Confira aqui quais são elas e onde comprar um bilhete para viajar de trem pela Europa:

  • Reino Unido: a principal empresa que opera na região é a Eurostar, oferecendo viagens rápidas e confortáveis partindo de Londres para a França, Bélgica e Holanda. Para você ter uma ideia de tempo de percurso, lá vai: de Londres a Paris a viagem é de 2h16min, de Londres a Bruxelas 1h56min e de Londres a Amsterdam 3h55min. Há ainda a Thalys, que pertence à Eurostar, garantindo rotas adicionais pelos principais países europeus.
  • Itália: A Trenitalia é uma empresa operada pelo governo, e oferece viagens durante o dia e a noite por toda a Itália. As principais rotas são de Roma para Nápoles, de Bari para Lecce, Roma para Bari, Milão para Gênova e de Pisa para Florença. Já a Italo é uma empresa privada que cobre percursos mais populares: de Roma a Florença, de Veneza a Roma, de Veneza a Florença e de Milão a Roma, com horários mais flexíveis, 3 tipos diferentes de bilhetes, e trens com velocidades de até 350km/h.
  • França: As principais estações atendidas pela SNCF são Lille, Paris, Estrasburgo, Bourdeaux, Lyon, Nice e Marselha, e com ela você terá diferentes tipos de viagens e trens: a TGV é a frota mais importante, com vagões de dois andares que partem de Paris com destino à cidades como Marselha, Nice, Estrasburgo, Lyon e Bordeaux. Na Intercities as viagens são bem mais confortáveis, pois a estrutura do trem é voltada para o conforto, e atende destinos que partem de Paris para Le Havre, Lyon, Bordeaux, entre outros. Já a TER atende percursos mais curtos, com mais paradas e bilhetes mais acessíveis, assim como o Ouigo, que atende apenas 4 rotas de longas distâncias. A SNCF também tem parcerias com outras empresas internacionais, atendendo rotas para Barcelona, em parceria com a Renfe, para a Bélgica, em parceria com a Thalys, e para a Alemanha, em parceria com a Deutsche Bahn.
  • Espanha: A Renfe atende com exclusividade todas as viagens de trem pelo país, e é administrada pelo governo espanhol. Os destinos cobertos pela empresa são os mais diversos, mas os percursos mais procurados são de Madrid a Barcelona, de Madrid a Sevilha, de Madrid a Valência e de Barcelona a Zaragoza.
  • Alemanha: A Deutsche Bahn, popularmente chamada de DB, é responsável pela maior operação ferroviária na Alemanha, pois atende todas as regiões do país em diferentes horários, diariamente. São 3 tipos diferentes de trens da DB: o ICE (Intercity Express), operando em alta velocidade pelas principais cidades, o Regional Express e o Bahn Regional, que trafegam por regiões mais próximas da capital, em pequenos percursos. Já a Flixtrain é uma empresa que antes tinha foco somente em linhas de ônibus, e que desde 2018 oferece também viagens a baixo custo de trem pela Alemanha, com rotas de Hamburgo a Colônia, Stuttgart a Berlin e Hamburgo a Lörrach.
  • Suíça e Áustria: trafegar por estes dois países é super prático, pois existem 3 empresas que atendem a região com qualidade e rapidez. a OBB é a principal delas, com 7 tipos de linhas, incluindo uma noturna, entre elas a Railjet, responsável por conectar a Áustria com a Alemanha, República Checa, Hungria, Suíça e Itália. Já a SBB é a empresa suíça que opera não só em rota nacional, como também trafega por linhas na França, Alemanha, Áustria e Itália, oferecendo diferentes tipos de bilhetes, inclusive para turistas, com condições especiais. A WestBahn é a mais jovem entre as empresas da Áustria, inaugurada em 2011 para atender a rota Viena e Salzburgo com modernidade e conforto.
  • Dinamarca: A DSB oferece 5 tipos de linhas no país, sendo eles 3 intermunicipais para Aarhus, Aalborg e Flensburg.
  • Bélgica: os serviços de alta velocidade da SNCB atendem toda a malha nacional, com linhas intermunicipais e regionais, facilitando a viagem por qualquer cidade belga.
  • Holanda: a principal empresa holandesa é a NS e tem cobertura total no país, garantindo que o viajante consiga desbravar destinos além da popular Amsterdam. Além do site oficial, é possível garantir os bilhetes de viagem de maneira prática: o cartão recarregável é vendido até em bancas de jornal.

Dicas para viajar de trem pela Europa

Grande parte dos percursos resultam em até 4 horas de duração, com a vantagem de ser semelhante ao tempo de avião, porém mais barato e mais próximos dos centros das cidades. Enfim, vamos às principais dicas para você focar sua atenção:

  • Simule suas viagens com antecedência para saber o tempo entre um destino e outro, e quais são as possíveis paradas no meio do caminho. O site da ferrovia alemã Deutsche Bahn  funciona muito bem para isso. Com até 90 dias de antecedência é possível conseguir bons descontos nos passes.
  • Compre passes multipaíses somente se irá fazer longos deslocamentos. Fora isso, dê preferência para comprar bilhetes separadamente. A grande vantagem é a possibilidade de mudar itinerários, desde que esteja dentro da área em que o passe foi destinado.
  • Alguns trechos exigem reservas antecipadamente em viagens noturnas ou em trens de alta velocidade – especialmente na França, Espanha e Itália, o que inclui taxas a mais. Se a ideia é economizar, melhor optar por trens regionais que não necessitem de reserva. Por exemplo, o trem que conecta Valência à Madri em 1h30 cobra 24 euros para reserva na primeira classe ou 10 euros para a segunda classe. Como alternativa, o trem regional não cobrará essa taxa, mas a viagem é mais longa, levando em torno de 6 horas.
  • Cheque sempre os preços nos sites da operadoras ferroviárias locais. Por exemplo, se quer viajar pela Itália, veja os valores na Trenitalia e Italo, para poder comparar os preços.
  • Evite levar muita bagagem, até porque em trens não existe bagagem despachada e você deve acomodar suas coisas nos compartimentos dentro dos vagões. Não se esqueça de que outras pessoas também levam malas, então facilite a sua viagem e a dos outros também.
  • A segunda classe, que seria econômica, é muito mais confortável em comparação aos aviões, então não é uma má ideia viajar nelas. A primeira classe tem mais espaço e pode incluir um café como cortesia, mas é melhor esperar tarifas promocionais para embarcar like a boss.

Foto: Pexels

  • Se não houver tanto tempo para viajar, coloque na ponta do lápis os custos entre ir de trem ou ir de avião. As companhias aéreas costumam fazer preços bem acessíveis para ligar uma cidade à outra na Europa, então estude bem as possibilidades.
  • Trechos noturnos costumam ser mais baratos, assim como destinos dentro do leste europeu. Saiba também que quanto maior a velocidade do trem, mais cara a passagem. Em todo caso, não compre passagens na hora do embarque, porque além do preço não ter desconto algum, pode ser que você sequer consiga um assento.

Foto: Pexels

  • Jovens, grupos e idosos têm descontos nos tickets; saiba mais aqui.
  • Todo bom viajante chega antecipadamente para evitar qualquer contratempo. Melhor esperar um pouquinho pelo horário de partida do que sair correndo por perder tempo demais procurando a plataforma correta, certo?

Caso ainda te reste dúvidas sobre qual é o melhor meio de transporte para viajar pela Europa, acesse o site Omio: nele é possível comparar a duração entre um percurso e outro e também os preços de passagens aéreas, de ônibus e de avião. Assim você terá uma certeza maior de como economizar ao máximo, e curtir da melhor maneira a sua eurotrip.

5 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.