Com a vacinação avançando em muitos países, as fronteiras estão aos poucos reabrindo para pessoas completamente vacinadas. Para os brasileiros por exemplo já é possível ir para países como França e Suíça. Mas é necessário apresentar na viagem o comprovante de vacinação contra o Coronavírus, saiba mais sobre como obter o seu na matéria.

Comprovante de vacinação contra a COVID-19

O documento que comprova a imunização do cidadão se chama Certificado Nacional de Vacinação e ele pode ser emitido em alguns idiomas, como: português, inglês e espanhol. Esse documento está sendo exigido em diversos países para a comprovação da imunização.

Após o cidadão estar completamente vacinado, será realizado o registro da vacina no sistema de informação integrados à Rede Nacional de Dados em Saúde ou outros sistemas próprios, definidos pelos estados e municípios.

Quando os dados forem processados para a RNDS/Ministério da Saúde, eles entrarão de forma automática no Conecte SUS. Aí é só acessar o site do Conecte SUS ou baixar o aplicativo, realizar o login pelo acesso único do governo federal gov.br, buscar o ícone vacina >> apertar o ícone vacina >> ver as doses administradas, abrir o detalhamento das doses administradas e clicar no botão emissão do certificado.

As informações apresentadas são dados cadastrais do vacinado (nome, data de nascimento, sexo, CPF), data e horário da emissão do certificado, dados de autenticação do certificado.

Caso não apareça no sistema após 10 (dez) dias da data da vacinação, verificar se houve algum problema de digitação com a equipe do estabelecimento de saúde ou Secretarias estaduais ou municipais de saúde e certificar-se de que seus dados foram transmitidos à Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) do Ministério da Saúde.

Para maiores informações sobre o certificado de vacinação acesse o site do Conecte SUS.

Antes de marcar sua viagem internacional, confira quais países estão abertos para brasileiros e suas exigências.

Utilize o buscador de passagem aérea da Turismocity para encontrar o melhor preço para sua viagem