Muitas pessoas acabaram comprando passagem aérea para 2021 acreditando em um cenário melhor da pandemia e eis que o ano chegou e infelizmente estamos na pior fase dela… Saiba aqui quais são as políticas de alterações ou cancelamentos com algumas companhias aéreas.

LATAM

Todas as passagens compradas a partir de 1º de agosto de 2020 (até dia 30 de junho de 2021) permitem múltiplas remarcações sem pagamento de multa. Confira maiores informações aqui

AZUL

Caso a Azul necessite realizar alguma modificação em seu voo até 31/10/2021, você receberá um e-mail ou SMS com todos os detalhes e opções, além de poder também consultar a sua reserva na área “Minhas Reservas”. As opções são:

  • Alterações: alterar a data uma única vez, sem qualquer custo (sem taxa, tampouco diferença tarifária), mantidas as condições aplicáveis ao serviço contratado.
  • Crédito: solicitar que o valor pago seja mantido como crédito, o qual será processado sem qualquer custo, sendo o crédito válido no período de 18 meses a partir da data de solicitação, para futuras compras.
  • Reembolso*: solicitar reembolso da tarifa, o qual será processado de forma integral e realizado em até 12 meses, a contar da data do voo cancelado, sendo o valor corrigido monetariamente (INPC ).

*Exceção: caso o cliente tenha formalizado o pedido de desistência da compra após 24 horas do recebimento do comprovante da passagem aérea, bem como o voo tenha antecedência igual ou superior a 7 dias em relação à data de embarque, o reembolso será realizado em até 07 dias.

Confira aqui mais informações sobre as alterações na AZUL

GOL

Caso o seu voo seja alterado pela GOL você poderá remarcar, mantendo a mesma origem e destino do voo alterado, solicitar crédito ou reembolso integral, dentro da validade do bilhete (12 meses a partir da data da compra) sem cobrança de taxas e diferença de tarifária.

É possível encontrar clicando aqui no site da GOL, maiores informações sobre voos internacionais, pedidos de crédito, pedidos de reembolso…São diversos detalhes para cada tipo de situação, então leia com atenção e veja onde você se encaixa.

Aerolineas Argentinas

Passageiros com ou sem voos cancelados com data original de viagem posterior a 15 de março poderão realizar uma primeira alteração com as seguintes condições:

Alteração de data:

  1. Sem diferença de tarifa/milhas, sempre que se respeite a temporada do ticket original(*).
  2. Sem cobrança de penalidade em todos os casos.

Alteração de rota:

  1. Sem penalidade, pagando somente a diferença de tarifa/milhas, se houver

E-Voucher:

  1. De acordo à regulamentação local e somente para passagens emitidas no Brasil, oferecemos a opção de um voucher eletrônico pelo valor do ticket não voado. O e-voucher poderá ser utilizado posteriormente para emitir um novo bilhete Internacional com origem/destino Brasil, sem cobrança de penalidade e sem possibilidade de crédito por valores residuais. A solicitação para a emissão do voucher deverá ser feita por e-mail nos seguintes endereços: [email protected] / [email protected]

(*) Inclui também, alteração de tickets de Alta Temporada e Baixa Temporada.

  • Esta política comercial é válida para todas as passagens compradas até 31 de março de 2021.
  • A nova viagem deverá estar finalizada antes de 15 de dezembro de 2021.
  • A alteração deverá ser realizada sempre antes do vencimento da passagem. Portanto, se deverá selecionar a nova data e/ou destino antes de cumprido o ano da data de compra da passagem original.

Exceção: se a data de início da viagem for entre 1 de Janeiro e 31 de Outubro de 2020, a alteração deverá ser realizada antes de cumpridos 23 meses da data do primeiro voo.

  • Caso haja comprado algum produto adicional como bagagem, traslado de mascotes, acesso à sala Vip, etc indistintamente da data de viagem, é necessário contatar-se com a companhia antes de cumprido o ano da compra deste produto.

No site ainda há orientações específicas para quem comprou passagem aérea para a alta temporada (verão, feriados…) Clique aqui e confira tudo.

Aeromexico

Se você reservou um voo a partir de 1 de julho: mudar de data e/ou rota sem custo, caso você tenha comprado seu voo em Tarifa Clássica, AM Plus, Flexível e Premier / Conforto. Exceto para Tarifa Básica.

As condições de mudanças de voo voluntárias ou involuntárias são diferentes então é necessário entrar no site da Aeromexico e conferir.

AirFrance

Alteração possível da data e/ou do destino da sua passagem para todos os voos, sejam quais forem as condições tarifárias da passagem, até o dia do seu voo de ida. Se o preço da nova passagem for mais alto, você deverá pagar a diferença tarifária.

Reembolso possível da sua passagem para todos os voos até 31 de dezembro de 2021, e até o dia da decolagem do seu primeiro voo. Se as condições tarifárias da sua passagem não derem direito ao reembolso, você receberá um voucher válido 1 ano, para o qual pode pedir o reembolso a qualquer momento durante 1 ano a partir da data de emissão.

Para maiores informações, confira o site da AirFrance

Alitalia

PASSAGEIROS QUE NÃO QUEIRAM MAIS VOAR CONFORME INDICADO NO BILHETE:

Passageiros que tenham adquirido bilhetes aéreos da Alitalia (055) emitidos até 31 de outubro de 2021 para qualquer destino e com data de viagem original a partir de 19 de março de 2020 até 31 de outubro de 2021, podem: 

1. Solicitar até o dia 31 de outubro de 2021 a alteração de data da viagem, sem a cobrança de multas ou penalidades contratuais. Antes de realizar a solicitação de alteração de data, é necessário proceder ao cancelamento da viagem, que deverá ser feito antes da data agendada para o embarque. 

Os passageiros poderão reagendar a nova data de viagem, mantendo os mesmos destinos do bilhete original dos voos operados pela Alitalia, para qualquer data disponível no período de 12 (doze) meses a contar da data do seu voo original.

2. Solicitar até o dia 31 de outubro de 2021 um Voucher de Crédito (TCV) de valor igual ao valor do bilhete adquirido ou de valor proporcional para bilhetes já parcialmente utilizados. Antes de realizar a solicitação do Voucher de Crédito (TCV), é necessário proceder ao cancelamento da viagem, que deverá ser feito antes da data agendada para o embarque. 

3. Solicitar até o dia 31 de outubro de 2021 o reembolso de acordo com a regra tarifária do valor do bilhete ou do valor parcial referente a trechos do bilhete que ainda não foram utilizados, como segue:

PASSAGEIROS QUE TIVERAM O VOO CANCELADO, INTERROMPIDO OU COM ATRASO SUPERIOR A 04 HORAS.

Todos os passageiros que tenham adquirido bilhetes aéreos da Alitalia (055), cujo voo foi cancelado, interrompido ou sofreu atraso superior a 4 horas, no período compreendido entre 19 de março de 2020 e 31 de outubro de 2021, podem:

1. Solicitar até o dia 31 de outubro de 2021 alteração de data da viagem, sem a cobrança de multas ou penalidades contratuais. Os passageiros poderão reagendar a nova data de viagem, mantendo os mesmos destinos do bilhete original dos voos operados pela Alitalia e para qualquer data disponível no período de 12 (doze) meses a contar da data do seu voo original.

2. Solicitar até o dia 31 de outubro de 2021 um Voucher de Crédito (TCV) de valor igual ao valor do bilhete adquirido ou de valor proporcional para bilhetes já parcialmente utilizados. Antes de realizar a solicitação do Voucher de Crédito (TCV), é necessário proceder ao cancelamento da viagem, que deverá ser feito antes da data agendada para o embarque.

3. Solicitar até o dia 31 de outubro de 2021 o reembolso integral do valor do bilhete ou o valor parcial efetivamente pago.

Existem alguns detalhes e tarifas para cada situação, entre no site da Alitalia para conferir.

United Airlines

Eliminadas as taxas de alteração para a maioria das passagens de classe Econômica e em cabine Premium para viagens dentro dos E.U.A. Isso inclui Alasca, Havaí, Porto Rico e Ilhas Virgens Americanas. Também não haverá taxas de alteração para outras viagens internacionais com origem nos E.U.A.

Para todos os outros destinos, as taxas de alteração estão suspensas até 31 de março de 2021.

Para maiores informações entre em contato com a United Airlines.

Informações gerais

O prazo para realização do reembolso da maioria das companhias aéreas é conforme Lei 14.034/2020: no máximo 12 meses.

Pela lei 14.034/20, você pode pedir o cancelamento sem pagar multa, recebendo créditos na companhia aérea, se seu voo for até outubro de 2021.

Pelas nossas pesquisas, apenas a LATAM não está cobrando taxas e novos valores para remarcação de voo, outras companhias aéreas cobram e os valores estão exorbitantes, valendo mais a pena pedir o reembolso (mesmo que demore 12 meses).

Se você comprou a passagem aérea por uma agência de viagem ou sites como Viajanet, Decolar, Maxmilhas etc, deve primeiramente entrar em contato com quem vendeu a passagem para tratar de alterações/reembolso.

Por conta da ENORME quantidade de pessoas precisando alterar/cancelar viagens, as resoluções estão sendo demoradas e complicadas, recomendamos abrir reclamação no PROCON, Reclame Aqui e se não for solucionada entrar no Consumidor.gov

Nossa orientação mais básica: não compre passagem aérea neste momento mesmo que seja para 2022 ou 2023 (vimos sites de viagem vendendo promoções já para essas datas). Enquanto a maioria das pessoas no mundo não for vacinada, não há garantia alguma de datas onde será possível viajar, novas ondas e novas cepas podem surgir a qualquer momento e com isso novas restrições de viagens.

Imagem destaque por Marcelo de Pixnio

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.