Vez ou outra surgem nas redes sociais postagens do tipo “passagens aéreas grátis” e, por pura inocência, muitas pessoas clicam em links recheados de vírus ou até caem em golpes envolvendo dinheiro. Para que isso não aconteça mais, nós explicamos como não cair em roubadas durante as promoções de viagens na Black Friday.

Um exemplo recente desse tipo de viral era uma mensagem que anunciava a doação de passagens aéreas da Gol. Por motivos óbvios, nunca, jamais na sua vida você vai ver a Gol, a Latam ou quaisquer companhia aérea doando passagens, ok? Porque essas empresas precisam lucrar e isso não faria o mínimo sentido. Então tenha a certeza de que anúncios assim não passam de falcatrua. Para não cair nessas mentirinhas, procure consultá-las no site Boatos ou Reclame Aqui.

Como no dia da Black Friday vem com tudo para alavancar o consumo, também é preciso ficar de olho nas ofertas para não comprar gato por lebre.

Confira abaixo algumas dicas para não cair no conto do vigário:

Esteja atento onde a compra será feita

Existem inúmeros sites de compras na internet, mas nem todos são confiáveis. O comércio eletrônico deve ter todas as informações básicas disponíveis, como CNPJ, endereço, produtos com descrição, informações técnicas, fotos, encargos, prazo de entrega, etc. O Procon já lançou uma lista (veja aqui) com alguns portais de “origem duvidosa” ou fraudulentos. A tabela é elaborada com base em denúncias de clientes na Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor. Quando notificados, os responsáveis pelas empresas não responderam ou não foram encontrados.

Procure pelas avaliações de clientes

Como nem todos os sites conseguem ser verificados, você vai ter que bancar o/a detetive às vezes. Se a loja online não é muito conhecida, pesquise antes por meios de contato (CNPJ, telefone, endereço); veja depoimentos e avaliações de consumidores nas redes sociais, como Facebook e Instagram; procure pelo nome da loja no Reclame Aqui para verificar tanto a natureza das reclamações como o posicionamento das empresas acionadas.

Desconfie de preços muito abaixo do mercado

Se antecipe e pesquise desde já o preço e as condições de pagamento do produto desejado. Utilize ferramentas como o Buscapé, que mostram o histórico de preços do produto, assim você vai saber se é realmente um bom desconto ou pura enganação. Vale a pena dar uma olhadinha no site oficial da Black Friday no Brasil, que passa por um rigoroso sistema de segurança e disponibiliza 120 lojas cadastradas. Assim dá para fugir das ofertas duvidosas. As ofertas das lojas que aderiram ao Código de Ética serão identificadas com o ”Selo Black Friday Legal”, que indica a credibilidade das promoções.

Conheça seus direitos

Caso você dê azar e caia em algum golpe, saiba que existe uma solução. Segundo o Código de Defesa do Consumidor, a pessoa tem o direito de desistir da compra em sete (7) dias, contados a partir do recebimento do produto, sem a necessidade de uma justificativa. Deve haver uma formalização do pedido, constando o estorno do pagamento. Caso não consiga contatar a empresa, além de denunciá-la ao Procon, deve ligar para o banco cancelar a compra no cartão e solicitar o dinheiro de volta. O fornecedor também não pode cobrar frete para a devolução de produtos.

Saiba mais sobre seus direitos aqui.

Atenção na hora de pagar!

A melhor forma de pagamento é através dos intermediadores, como PayPal, Moip, Mercado Pago e etc., pois são meios seguros de guardar as informações do seu cartão, ao invés de jogar seus dados direto numa loja não muito conhecida. A segunda melhor opção é o cartão de crédito, porque caso a compra dê errado, você pode recorrer e pedir o dinheiro de volta ao banco.

Prefira comprar nos sites oficiais

Latam, Gol, Azul e outras companhias aéreas fazem em seus sites oficiais ofertas de Black Friday, fique de olho nesses sites já na primeira hora da Black Friday!

Confira aqui sites seguros para comprar passagens aéreas

Outras dicas para compras gerais na Black Friday

De olho na validade

Quando for comprar produtos perecíveis e cosméticos, esteja de olho na data de validade. O vencimento dos produtos de beleza importados podem ser checados no site Check Cosmetics, onde você coloca a marca e o código do lote. Indo além da Black Friday, indicamos também a plataforma Ndays, que reúne opções de produtos perecíveis com desconto, a partir de 30 dias do vencimento. É possível encontrar diversos tipos de alimentos, inclusive importados, com preços mais amigáveis e próximos da sua casa!

Seja consciente

Sim, nós amamos liquidação! Mas nem por isso precisamos torrar nosso suado dinheirinho em coisas que não precisamos. Tenha em mente o que você quer comprar para não sair comprando tudo e apertando seu bolso. Compre apenas o necessário. Uma dica é fazer uma lista do que deseja e colocar também um orçamento apenas para ser utilizado durante a Black Friday. Invista sua grana em algo que queira muito, que necessite ou que te traga experiências valiosas de vida, como por exemplo, uma viagem!  

Post por Brunella Nunes e Amanda Santiago

Fotos: reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.