Falar em aperitivo pode trazer a você a ideia daqueles canapés espertos que sua mãe sempre fez ou da boa e velha tábua de frios, cheia de ovinhos de codorna, azeitonas, salame fatiado e cubinhos de queijo, certo? Acontece que na Itália a coisa é diferente e, se não podemos ir para lá agora, podemos roubar o conceito de aperitivos italianos e melhorar nosso próprio happy hour caseiro.

O aperitivo italiano é um momento bem interessante (hehe): em muitos bares, você compra uma bebida, que custa em média entre 7 e 12 euros, e tem acesso a uma variedade de petiscos que vão desde a tradicional pizza até sanduíches em miniatura, brusquetas, batata frita, saladas, massas e muito mais!

Que tal aprender a fazer algumas dessas delícias em casa e, assim, diversificar sua definição de aperitivo?

Antes de tudo, um lembrete/alerta: em época de isolamento social para evitar o contágio e a transmissão do Coronavírus, nossas sugestões servem para que você curta em casa com as pessoas que já moram com você, hein! Reuniões agora, só se for por Skype! A ideia aqui é que você prepare receitinhas agradáveis para maratonar sua série favorita em tempos de quarentena.

Mamma mia! Alguns dos famosos aperitivos italianos

aperitivo italiano
Foto: Pixabay

Aperitivo italiano também é sinônimo de diversão e alegria, como o povo da Itália sempre se porta! Faça esse happy hour em casa após uma sexta de trabalho com seus chegados com basta alegria e música baixinha para a conversa fluir.

Não precisa se preocupar com louças refinadas, toalha para ocasiões especiais ou até mesmo uma decoração em casa: o aperitivo italiano é para unir as pessoas e para beber e comer bem (sem frescuras).

Como a primeira foto desse post foi de uma belíssima bruschetta (ou brusqueta, se for para abrasileirar de vez a coisa toda), vamos sugerir algumas receitas dessa belezura que pode ser a entradinha para montar um aperitivo italiano em casa:

aperitivo italiano
Foto: Pixabay

E se estamos falando de Itália, nada mais justo do que compartilharmos receitas de pizza, né? Embora o brasileiro seja supercriativo na hora de pensar em sabores de pizza, às vezes podemos ficar bloqueados na hora de trabalhar com o básico, certo? Então senta que lá vem receita:

  • Massa de pizza italiana: com uma boa massa, metade do caminho já está andado, e aí você pode usar como recheio os ingredientes que já estão em sua geladeira. Vale tudo: milho, azeitona, palmito, salame, tomate, rúcula e o que mais der na telha.
  • Pizza Di Napoli: agora se você quiser uma pizza com cara de italiana mesmo, eis uma ótima receita para tirar a barriga da miséria.
aperitivo italiano
Foto: Pixabay

Como falamos no início do texto, os italianos gostam também de batata frita e, bem, a gente sabe que motivo é o que não falta para compreender essa preferência, não é? O problema é que muita gente ama batata frita, mas, se for para fazer em casa, acaba que o resultado não fica assim tão bom.

Para preparar uma bela porção dessa delícia, é preciso que você siga alguns truques que nem sempre são compartilhados – pelo menos não até agora! A seguir, separamos algumas receitas da iguaria que, pelo visto, é amor universal:

  • Batata frita (só que não é frita hehe): eis uma forma diferente e mais saudável de preparar essa delícia, caso o fator fritura seja um impedimento para você.
  • Batata frita fácil: a boa e velha porção de batata frita, de um jeito fácil de fazer e com um resultado de dar inveja às melhores lanchonetes.
  • Batata frita estilo chips: para quem reclama que vem muito ar no pacotinho. Com essa receita, você faz o quanto quiser. 🙂
Foto: Pixabay

Agora, seguindo a onda de comidas em tamanhos menores, que acabam sendo muito mais práticas na hora de comer, sugerimos algumas receitas deliciosas de mini sanduíches:

  • Mini sanduíche escondidinho de siri: alô você que mora no litoral! Ah, uma receita com siri é sempre bem-vinda, não é mesmo? Essa aqui é de dar água na boca.
  • Mini sanduíche de atum: eita, que isso aqui fica bom demais! Essa é uma daquelas receitas fáceis e deliciosas que você sempre pode fazer – é sucesso garantido!
  • Mini misto-quente de forno: porque as receitas tradicionais sempre são um sucesso! Essa aqui é ideal para quem gosta do bom e velho misto-quente, mas quer dar um visual novo para esse lanchinho.

Para encarar a quarentena:

Festival Fico em Casa reúne artistas para shows gratuitos via streaming

Documentários na Netflix para você conhecer mais do mundo, enquanto espera a quarentena

Foto: Pixabay

Outro sucesso garantido na hora de tomar seus bons drinks ao fim do dia são, é claro, as tortas salgadas. Sucesso na Itália, no Brasil e em qualquer lugar do mundo, essas tortas são boas porque são versáteis e, na maioria das vezes, você pode substituir alguns ingredientes do recheio sem problemas. Bora salvar na sua lista de favoritos mais algumas receitinhas para o sucesso?

  • Torta low carb de frango e brócolis: porque é possível comer bem mesmo que você esteja ajustando alguns pontos da sua dieta. 🙂
  • Torta de liquidificador: essa é a receita do sucesso. Com a massa pronta, você decide se usa os ingredientes sugeridos como recheio ou cria a sua própria versão, colocando o que estiver ao alcance.
  • Torta de frango zero lactose: essa opção é bacana por se tratar de uma torta deliciosa que, para melhorar, não faz mal a quem tem intolerância à lactose. Ou seja: só alegria.
aperitivo italiano
Foto: Pixabay

Por último, mas não menos importante, temos algumas sugestões de bebidas que são comuns na Itália e que fazem sucesso no mundo todo porque bem… Elas merecem, elas merecem — e são a marca registrada dos aperitivos italianos!

  • Bellini: ah, as coisas simples… O Bellini é uma bebida maravilhosa feita à base de espumante e suco de pêssego. Sem grilos, sem neuras, só alegria.
  • Negroni: eis outro elixir que é um clássico, tanto pelo sabor encorpado quanto pela aparência bonita. Vale a pena usar aquele seu copo bonitão que você deixa para ocasiões especiais na hora de servir essa belezinha, hein!
  • Coquetel de morango e Campari: esse não é um drink famoso na Itália, mas o Campari, seu ingrediente principal, é, e a gente achou que seria uma boa ideia deixar essa receita aqui, como quem não quer nada, só para que você nos agradeça depois.
Foto: Pixabay

Vai dizer que não dá para brincar de estar na Itália com essas receitinhas? Se você já teve a sorte de curtir um happy hour no país do macarrão, conte para a gente como foi a sua experiência e, claro, se testar essas receitas em casa, nos conte também se deu tudo certo – a gente espera muito que sim.

4 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.