Esse é um relato da brasileira Mariana Nunes que nos conta um pouco sobre como é morar no exterior dando dicas de como ela conseguiu um emprego de gerente de Marketing Digital na Inglaterra.

Morar fora do Brasil é o sonho de muitas pessoas. Era o meu também! E eu acredito que quando estamos sonhando e planejando esse momento, ouvir as experiências e dicas de outras pessoas ajuda muito. Então, vou compartilhar aqui meu relato.

Meu nome é Mariana, tenho 33 anos e moro em Manchester, no Reino Unido. Atualmente, sou gerente de Marketing Digital na Kellogg’s e na Pringles. Estou na Terra da Rainha desde 2019 e está sendo uma experiência única.

Sempre tive esse objetivo, então me preparei financeiramente e profissionalmente para isso. Muitas das escolhas profissionais que fiz desde o começo da minha carreira foram pensando nisso.

Não é turismo, nem intercâmbio

Eu já havia feito alguns intercâmbios de estudo antes disso e sou apaixonada por viagens. Mas vamos lá: morar fora do Brasil não é turismo, nem intercâmbio, e essa é uma grande diferença. A vida aqui fora é real e normal – são os mesmos perrengues, as mesmas contas pra pagar, as mesmas responsabilidades e tudo vira rotina (com algumas emoções a mais).

Se você tem esse sonho, pesquise, mas pesquise muito, principalmente sobre o país que você escolheu. Entenda as possibilidades de legalização, as particularidades do mercado de trabalho, o clima (lidar com a chuva e o clima cinza inglês não é nada fácil, por exemplo), o estilo de vida, a cultura, etc. Quanto mais preparado você vier, mais fácil será a adaptação e lidar com os desafios iniciais.

Mas já aviso: por mais que você planeje, muitas coisas vão sair do seu controle e acontecer de uma forma diferente, faz parte da vida, a gente não consegue controlar tudo.

Pão de queijo a gente consegue fazer, feijão e arroz a gente encontra, até caldo de cana e pastel. O que ninguém conta é a perda da sensação de pertencimento e o quanto isso mexe com o nosso psicológico. Aqui, como em tudo na vida, o segredo é viver um dia de cada vez e ter resiliência.

São muitos pontos positivos: qualidade de vida, acesso a saúde e educação, poder de compra e força da moeda, facilidade de viajar para outros países, transporte público eficiente, etc. Isso realmente existe, pelo menos aqui na Inglaterra, e são fatores que pesam muito na hora de decidir se aventurar como imigrante.

Algumas dicas sobre conseguir um emprego fora do Brasil:

  • Pesquise os países/mercados com mais oportunidades na sua área.
  • Pesquise sobre validação de diploma e outros documentos, se necessário na sua área, para preparar-se com antecedência.
  • Estude sobre as particularidades da sua área de atuação nos países que você tem interesse – o perfil das empresas, área de abrangência dessas empresas, perfil profissional mais buscado, etc. Na Europa, por exemplo, é muito comum as empresas centralizarem determinadas áreas em alguns países para grande parte do mercado europeu.
  • Faça um CV atrativo no idioma nativo.
  • Capriche no seu perfil no LinkedIn, seja ativo e utilize todos os recursos dessa mídia social.
  • Pesquise vagas (o LinkedIn é uma excelente plataforma) para profissionais no exterior com português nativo – existe muita oportunidade!
  • Descubra as principais formas de recrutamento (sites, agências de recrutamento…) e particularidades do país que você está interessado para ser assertivo na sua busca e focar esforços no que traz resultado.
  • Prepare-se para as entrevistas para transmitir confiança.
  • Use e abuse do networking e não tenha vergonha de pedir dicas e informações para brasileiros que já estão inseridos no mercado de trabalho daquele país.
  • Pense na possibilidade de entrar em uma multinacional no Brasil e tentar transferência internacional – esse caminho é muito comum e pode parecer mais fácil, mas exige muito planejamento também.
  • Levante todas as possibilidades na sua área de atuação e tenha uma visão geral do mercado de trabalho. No marketing, por exemplo, pesquise empresas, agências, oportunidades como freelancer, etc.
  • Estude, estude, estude sobre a sua área – e mantenha-se sempre atualizado.

Falando um pouco mais sobre a minha experiência procurando emprego na Inglaterra:

– Alguns sites de vagas gerais ajudam muito para ver as vagas disponíveis, faixa salarial, requisitos e preparar o seu currículo de acordo com a nomenclatura das vagas e a descrição das vagas. Entre os mais recomendados aqui na Europa estão o Indeed e o InfoJobs.

– Empresas recrutadoras também são excelentes formas de conseguir um bom emprego e medir como está o mercado de trabalho. Eu tenho experiências muito positivas com a Hays e a Michael Page. Ao fazer o cadastro no banco de dados dessas recrutadoras, elas enviam vagas que têm relação com o seu perfil e você pode falar diretamente com um consultor da sua área de atuação.

– Uma particularidade da Inglaterra, mas que acredito que aconteça também em outros países, são empresas recrutadoras para áreas específicas. Eu já entrei em contato e também fui abordada por muitas recrutadoras especializadas em tecnologia e marketing, como a Forward Role e a The Candidate, famosas aqui no Reino Unido. Até hoje elas me mandam vagas e me procuram quando têm alguma oportunidade interessante pro meu perfil.

– Aqui na Inglaterra também é comum as empresas contratarem recrutadores externos para buscar candidatos. E esses recrutadores utilizam o LinkedIn para abordar as pessoas. Por isso é tão importante ter um perfil atualizado e otimizado por lá, além de aberto para recrutadores. Tem muito material na Internet sobre como montar um perfil forte no LinkedIn (clique e confira).

Como utilizar o LinkedIn para procurar um emprego fora do Brasil

O LinkedIn é a ferramenta que mais utilizo para procurar emprego, pois, graças aos seus filtros, é possível explorar vagas para falantes de português, oportunidades em locais específicos, em áreas específicas, etc.

Na parte de “job” na plataforma, você pode, por exemplo, colocar “portuguese speaker” no campo de busca e selecionar uma cidade ou país. Dessa forma, você conseguirá ver todas as vagas para falantes nativos de português naquele local.

Na parte de “all filters” existe uma série de filtros que você pode usar para melhorar a assertividade da sua busca.

Você também pode procurar uma vaga específica no mundo todo escrevendo na parte de localidade a palavra “Mundialmente” ou colocando país/cidade específica.

Sobre o futuro

Quando me perguntam até quando ficarei aqui, a resposta é simples: até quando fizer sentido para mim. E minha última dica é: se você tem esse sonho, se joga, e caso você descubra que viver no exterior não é para você, o caminho de volta é sempre mais fácil.

Compartilho muito conteúdo legal sobre morar no exterior e mercado de trabalho no LinkedIn, me segue lá – https://www.linkedin.com/in/marianasnunes/

E você já mora e trabalha no exterior? Conte nos comentários sua experiência e dicas 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.