A pandemia do Covid-19 está exigindo que fiquemos em casa para evitar contaminações em massa e colapsos no sistema de saúde. Nesse período tão crítico, muitas pessoas acabaram tendo que mudar seus planos de férias e, pensando em tempos melhores e mais felizes que virão no futuro, resolvemos compartilhar aqui algumas dicas para você planejar uma viagem incrível em 2022. Bora tomar nota?

1. Primeiro, você precisa encher o porquinho

planejar uma viagem incrível
Foto: Pixabay

Viajar requer investimento financeiro, e você pode aproveitar esse tempo sem poder sair de casa para rever seus gastos e encher o porquinho.

É bacana que você busque uma forma de quitar suas dívidas, antes de tudo, para começar o planejamento da sua próxima viagem sem estar no vermelho. Depois, monitore de perto todos os seus gastos, crie planilhas e planeje melhor suas despesas, evitando comprar coisas desnecessárias.

Faça redução em custos básicos, como usar menos energia elétrica, maneirar na torneira aberta e até mesmo rever algumas compras de supermercado. Você também pode fazer mudanças como deixar de usar TV por assinatura e ficar apenas com a sua conta da Netflix e reduzir o número de vezes que pede comida em casa também.

Feito isso, que tal desapegar de itens que você não usa mais? Você pode vender tudo na internet hoje em dia, desde roupas e sapatos até eletrônicos que estão só juntando poeira e fazendo volume. Qualquer dinheiro arrecadado já deixa o porquinho feliz 🙂

2. Calcule seu orçamento

Foto: Pixabay

Veja quanto você consegue economizar mensalmente, some com o valor que já tem na sua poupança e chegue a um resultado final. Dessa forma, você consegue encontrar um destino que combine com o tamanho do seu bolso.

Essas contas parecem complicadas, e é por isso que temos uma ferramenta aqui no blog destinada a ajudar você nesse momento: Para Onde Viajar.

Clicando no link do Para Onde Viajar, você consegue ter uma ótima ideia do que pode fazer com seu orçamento, a data e a duração da viagem e o ponto de origem. Assim, é possível se planejar melhor desde agora e cogitar datas e destinos até encontrar uma viagem que seja a sua cara <3

Vale lembrar que, com os resultados que você tiver, já dá para conhecer melhor os destinos através dos inúmeros textos que temos aqui no site. Pode ter certeza de que você vai encontrar várias opções que combinam com você e que cabem em seu orçamento.

3. Hora de planejar o roteiro

Foto: Pixabay

Planejar uma viagem é quase tão legal quanto a viagem em si, e a gente quer que esse momento seja prazeroso para você. Nada de estresse, nervosismo e ansiedade – só nas quantidades boas, para dar aquele friozinho na barriga.

A ideia aqui é que você, já tendo decidido o destino e a data da sua viagem, pense em tudo o que vai querer fazer durante esse período de férias. Coloque na ponta do lápis as atrações que deseja visitar, os valores dos ingressos (veja se dá para comprá-los online, com antecedência), o tempo que passará em traslados e viagens de uma cidade para a outra, a situação climática do destino escolhido (até para saber o que levar na mala), a necessidade de documentos especiais ou vacinação.

Quando você se programa com antecedência, a viagem flui melhor e você tem menos chances de passar por imprevistos desagradáveis, como ir visitar um museu justo no dia que ele está fechado. Nós temos um texto bem detalhadinho aqui no blog sobre planejamento de itinerário, e vale a pena que você o leia.

4. Como economizar na hora de comprar as passagens

planejar uma viagem incrível em 2021
Foto: Pixabay

Comprar, finalmente, suas passagens é uma alegria imensa, a gente sabe, mas o bom mesmo é quando você consegue encontrar preços mais em conta – cada centavo economizado na compra das passagens é um centavo a mais que você tem para gastar no seu destino.

Para encontrar todas as opções possíveis de passagens aéreas, sugerimos o uso do Google Flights, que tem o buscador mais completo nesse assunto. Além de mostrar as opções de passagens, a ferramenta sugere passeios e atrações turísticas no destino escolhido, o que pode ajudar você na hora de planejar seu roteiro.

Para não correr riscos com compras de passagens aéreas online, atenha-se aos sites que são seguros, como o Viajanet, o Decolar.com, o Submarino Viagens e o Expedia. Para não cair em golpes (e isso vale para compras de qualquer tipo), desconfie sempre de preços baratos demais, pesquise o histórico da empresa no Google, acesse grupos de viajantes que compartilham informações e busque recomendações de pessoas que você conhece pessoalmente e que viajam bastante.

5. Escolhendo a hospedagem melhor para você

Foto: Pixabay

Encontrar a hospedagem ideal depende muito do seu perfil de viajante e, claro, do orçamento disponível. Você pode escolher entre ficar em um hotel, albergue, pousada ou apartamento – o importante é levar em conta qual dessas opções mais tem a sua cara.

Para viajantes mais descolados e que não se importam em dividir quartos com outras pessoas, os albergues (ou hostels) são ótimas opções, justamente porque têm preços mais acessíveis e costumam ser acomodações descoladas, práticas e com conforto básico.

Em relação aos hotéis, você sempre pode escolher uma opção com base no que considera importante: bar, restaurante, banheiro com hidromassagem, academia, piscina etc. Os preços, logicamente, ficam de acordo com o serviço oferecido, e por isso podem ser mais salgados.

Se você busca mais liberdade e uma sensação de estar em casa, alugar um apartamento pode ser a melhor saída. Essa opção é especialmente vantajosa para quem viaja em família ou em um grupo grande de amigos.

Coloque os prós e contras de cada tipo de acomodação na ponta do lápis e descubra qual delas combina melhor com o seu estilo e, claro, com o seu bolso.

planejar uma viagem incrível em 2021
Foto: Pixabay

Planejar sua futura viagem, especialmente agora, em tempos de quarentena, é também um exercício bacana de otimismo em tempos tão aflitos.

Estamos todos esperando que esse momento acabe logo e que deixe o menor número de sequelas possível. Mesmo que não dê para fazer uma grande viagem ou conhecer o destino dos seus sonhos em 2022, pensar nesses lugares é uma maneira de olhar nosso mundo com carinho, e, se você pensar bem, é exatamente disso que ele precisa agora.

A gente espera, do fundo do coração, que você consiga viajar em breve e que essa viagem seja uma nova forma de repensar sua vida e as coisas que mais importam.

Tudo vai ficar bem e, até lá, fique em casa o tempo que der, lave bem as mãos e guarde os abraços que você gostaria de dar agora para um momento futuro <3

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.