Com temperos fermentados, de sabores intensificados e frescos, a gastronomia coreana é rica em diversidade e sabores, contando com notas que vão do azedo ao doce. Grande parte dos pratos principais são acompanhados de guarnições responsáveis por trazer equilíbrio ao prato, oferecendo uma experiência única durante as refeições, que não podem ser deixadas de lado na hora de conhecer e experimentar mais dessa cultura tão diferente da nossa. Confira as principais comidas coreanas presentes na gastronomia do país, e que merecem a sua atenção durante a viagem:
Antes de tudo, já tem sua passagem aérea para Seul?!
Comidas coreanas- O que comer na Coréia
Kimchi
Uma das comidas coreanas mais populares, o Kimchi conta com napa, repolho e pasta de peixe fermentados, temperados com pimenta vermelha, alho, gengibre e molho de peixe. A sua popularidade na mesa coreana pode ser comparada ao nosso arroz e feijão, pois está presente em praticamente todas as refeições dos locais.
Bibimbap
Bibimbap em coreano significa “arroz misturado”, logo, já dá para imaginar do que essa opção se trata: há variadas combinações servidas nessa tigela de pedra quente (muito embora em algumas regiões, o Bibimbap seja servido frio), como vegetais, uma proteína (carne de vaca, frango ou shimeji), ovo frito e pasta de pimenta. O kimchi é um acompanhamento perfeito para esta opção. Uma das comidas coreanas mais tradicionais.
Saiba aqui preços de comidas e outros custos de uma viagem para Seul.
Bulgogi
Essa carne fatiada é marinada em molho de soja, alho, açúcar, cebolinha e óleo de gergelim, e depois grelhada em fogo alto. É comumente acompanhado por arroz, alface (os coreanos fazem uma espécie de recheio com a carne na folha de alface), ou em sanduíches com pão de alho.
Samgyeopsal
Este é um churrasco típico coreano, feito com fatias da barriga de porco e grelhadas na própria mesa do restaurante. A proteína não é temperada, pois o que equilibra o sabor são os acompanhamentos escolhidos, que são o gim, algas secas para envolver a carne, arroz, vegetais frescos e ssamjang, uma pasta de soja picante para dar aquele sabor especial.
Japchae
Este prato agridoce é feito com macarrão de batata doce, conhecido também como macarrão de vidro (em coreano, dangmyeon). Nele, diferentes vegetais e carne salteada são temperados com molho de soja, açúcar e óleo de gergelim.
Tteokbokki
Esses bolinhos de arroz cozidos recebem um sabor especial, pois são cozidos em um molho à base de pimenta. Seu sabor é agridoce e picante, bastante popular entre as comidas de rua da Coréia. Peça ovos cozidos e peixe frito de acompanhamento, e não se arrependerás.
Kimchi Jjigae
Muito consumido em dias frios, este ensopado é preparado com tofu, kimchi fermentado, carne de porco ou atum, e seu sabor é bem marcante e picante.
Sundubu Jjigae
Mais uma opção de ensopado feito com tofu, mas a sua variação ente carne de vaca, porco ou frutos do mar, além dos vegetais acrescidos no lugar do kimchi muda completamente o seu sabor. É também muito consumido em dias frios, especialmente por seu sabor picante.
Banchan
Banchan é o nome dado aos acompanhamentos típicos da culinária coreana, e contam com variações de kimchis, vegetais em conserva e marinados, peixe frio e legumes cozidos. São eles os responsáveis por equilibrar os sabores dos pratos principais, dentre suas diferentes características.
Hanjeongsik
Na Coréia há banquetes prontos, como uma refeição completa, e servidos em várias etapas, chamados de Hanjeongsik. Os variados pratos pequenos contam com sopa, arroz, kimchi, vegetais e proteínas variadas. Na dúvida do que pedir? Vá de Hanjeongsik que não tem erro.
O que beber na Coréia
Soju
Soju é a bebida mais popular da Coréia, com alto teor alcóolico (de 16 a 25%), feita de arroz, batata doce ou cevada. Pode ser consumido puro, em pequenas doces, ou coquetéis.
Makgeolli
Com sabor doce e levemente ácido, o Makgeolli é um vinho de arroz fermentado, servido em tigelinhas. Sua textura cremosa é ideal para servir em momentos casuais.
Bokbunja
Servido em ocasiões especiais, esse vinho preto é feito de framboesa e tem o sabor bem doce. Seu teor alcóolico é de 13 a 20%, dependendo da safra escolhida.
Te de Ginseng
Aqui no Brasil o gingeng se tornou popular nos anos 1990, e na Coréia faz parte da cultura tomar um chazinho desta raiz com propriedades energizantes e curativas. Seu sabor tem um leve toque amargo e terroso, e para os coreanos não existe tempo ruim para tomar o Te de Ginseng – faça frio ou calor, a iguaria é bem vinda.
Partiu Coréia! Encontre aqui sua hospedagem em Seul.