Não há mais dúvidas de que a América do Sul reúne destinos incríveis para os amantes dos vinhos. A próxima parada pode ser na inovadora Viña Vik, uma vinícola no Chile ornamentada por uma bela arquitetura futurista no meio da paisagem do Valle de Millahue, a cerca de 2 horas de Santiago.
Foi no ano de 2006 que o empresário norueguês Alexander Vik resolveu investir numa marca de vinho própria, com produção chilena, que é mundialmente reconhecida pela qualidade.
Assim arrematou a propriedade de 4.325 hectares no Vale de Cachapoal, aos pés da Cordilheira dos Andes, que tem clima semelhante ao Mediterrâneo, favorecendo o amadurecimento paulatino das uvas e consequentemente o enoturismo.
Com os 400 hectares de vinhedos prósperos e equipamentos modernos, chegou-se então a uma combinação exclusiva de Carménère, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot e Syrah, fermentados em 1.600 barris de carvalho francês.
Alexander Vik lançou em 2016 o Vik A, um vinho produzido exclusivamente para os brasileiros, que custa cerca de R$ 200 e tem distribuição no país
O processo de vinificação, desde trituração e fermentação, até a envelhecimento e degustação de barril, faz parte do tour guiado. A cava é um dos lugares mais bonitos da Viña Vik e não por acaso acaba ilustrando muitas fotografias nas redes sociais.
A enorme vinícola no Chile segue conceitos sustentáveis para diminuir o impacto ambiental na região de imensa beleza natural. Entre as medidas adotadas, foram implementados sistemas de energia solar e reaproveitamento da água de chuva, que fica armazenada em um lago e depois vai direto para a irrigação do terroir.
Dias e noites entre as videiras
Mas não bastava ter um ótimo terreno e microclimas para o cultivo de uvas. Em 2014, Vik investiu em um projeto arquitetônico poderoso para a criação da adega e do hotel anexados à área de paisagens dramáticas exuberantes.
O arquiteto uruguaio Marcelo Daglio ficou responsável pela elaboração do edifício futurista, que tem nos ventos favoráveis e nas montanhas a inspiração para as curvas de titânio que o cobrem.
O design do pavilhão central inclui paredes de vidro e um teto transparente para captar o máximo de luz natural, um espelho d’água ornamentado com rochas de granito numa instalação artística de Smiljan Radic e da escultora Marcela Correa, que além de estar incorporado ao paisagem é funcional, resfriando o ambiente da adega, localizada no subsolo.
O hotel batizado de Vik Chile conta com uma piscina de borda infinita, sauna, salão de jogos, fitness center e 22 suítes decoradas com obras de artistas chilenos, como Sebastián Valenzuela, Francisco Uzabeaga e Pablo Montealegre. A vantagem é que todas as opções contam com vista para o monumental cenário do vale, sempre mirando para algum ângulo dos vinhedos, montanhas e lago.
Além dos quartos, há ainda uma cabana particular reservada a aluguel de temporada, garantindo mais privacidade e conforto para hóspedes e seus convidados.
Expandindo a ideia, foi inaugurado também o Puro Vik, um conjunto de sete casas de vidro para duas ou três pessoas cada, estrategicamente posicionadas no topo de uma colina. Tem até banheira na varanda e muito verde ao redor.
O Spa de Vinho faz uso dos polifenóis das sementes de uva e do resveratrol das videiras, que combinados são capazes de fornecer propriedades anti-inflamatórios, anti-envelhecimento, hidratantes e nutritivas para a pele.
Os tratamentos custam a partir de $ 80 e devem ser pagos à parte. Entre as escolhas está o banho de vinho ($ 225), que alivia as dores musculares, seguido de uma massagem com óleo de semente de uva.
Há dois restaurantes dentro da vinícola no Chile, o Pavillion, no edifício principal e o Milla Milla, que atende o Puro Vik. Os pratos destacam ingredientes orgânicos e produtos artesanais locais, pescados frescos do Pacífico, como o salmão, e carnes defumadas, algumas delas no próprio estabelecimento. As refeições podem ser acompanhadas dos vinhos da casa.
A propriedade oferece atividades ao ar livre aos hóspedes: passeios de bicicleta pelos vinhedos, mountain bike, caminhadas, cavalgadas e voo de balão. Práticas de yoga, aulas de cozinha e visitas às vinícolas vizinhas também podem ser agendadas.
Consulte o site oficial da vinícola no Chile para maiores informações.
1 comentário