Quem pensa que o estado de Minas Gerais é só calor, é porque ainda não conhece Monte Verde, distrito da cidade mineira de Camanducaia. O destino está a 1.554 metros de altitude e se fosse emancipado, seria o segundo município mais alto do Brasil.

Monte Verde fica na Serra da Mantiqueira, ponto mais alto de Minas Gerais e faz divisa com o estado de São Paulo. O clima é tropical de altitude, indo dos 25°C no verão ao 0°C no inverno. Por conta desse frio todo, é conhecida como a ‘Suíça mineira’.

Rodeada de picos e montanhas, situação geográfica favorável ao clima europeu, Monte Verde é reconhecida como estância climática é visitada por muitos turistas. O distrito foi um dos primeiros a reabrir durante a pandemia e tem recebido um fluxo de visitantes de todo o Brasil.


As Pousadas Jardim da Mantiqueira e Pedras e Sonhos, do casal Clarines e Valdir Ruppel, são dois estabelecimentos hoteleiros dos mais bem avaliados da região, como nota incrivelmente positivas de avaliação.

Clarines garante que o acolhimento da cidadezinha, as pousadas e a tranquilidade são grandes atrativos. “Tivemos que ficar parados por mais 100 dias, durante a pandemia, e depois da reabertura consciente de Monte Verde, pudemos conferir o valor real das mágicas montanhas que nos cercam. As pessoas vieram dos mais longínquos estados e cidades brasileiras e se encantaram com a abundante natureza de nossa região, a qualidade de nossa água e o acolhimento dos comerciantes de Monte Verde”, completa.

Perfeita para casais apaixonados, Monte Verde também é a Minas do romantismo. O clima frio é apropriado para a ocasião, já que muitos turistas escolhem a cidade para comemorar namoros, noivados e casamentos.

A gastronomia local, como rodízios de foundue e trutas, também é grande aliada.

Já as belas paisagens compõem o cenário ideal para Monte Verde ser tanto adorada pelos visitantes. Lojinhas descoladas, chocolates artesanais, artesanatos diferenciados, e restaurantes com boa e diferenciada gastronomia são os principais atrativos. 

O vilarejo ainda agrada não só os casais, mas também os amantes da natureza e qualquer turista que tiver espírito aventureiro. A Cascata da Seriema e a Cachoeira dos Pretos, que ficam na região próxima ao distrito, estão entre as paradas imperdíveis, ao lado de outros atrativos como o Mirante do Aeroporto, o Pico Selado, a Pedra Redonda, a Pedra Partida, o Platô, o Parque Verner Grinberg, as trilhas do Chapéu do Bispo e do Pinheiro Velho e, mais recentemente, um passeio ecológico e agradável para a toda a família, o Parque Oschin, que na verdade é uma enorme reserva de Mata Atlântica abrigando algumas centenas de araucárias.

Outros atrativos são: a patinação no Gelo e o IceBar, que também são interessantes para todas as idades.

Por conta do clima agradável e as paisagens da Serra da Mantiqueira, há quem ainda esteja na expectativa de conhecer Monte Verde. Mesmo com as altas temperaturas ocorridas nas últimas quatro semanas, Monte Verde mantém um delicioso e prazeroso clima de montanha, com dias ensolarados e noites pra lá de refrescantes.

Para chegar em Monte Verde, o acesso é pela rodovia Fernão Dias (BR 381) e fica distante 168 quilômetros de São Paulo. Então, é só dirigir até Camanducaia e se orientar pelas placas até Monte Verde, subindo a serra de 29 quilômetros de distância e paisagens estonteantes.

Onde ficar

Pousada Pedras e Sonhos: Ideal para casais, a pousada conta com apenas cinco chalés de alvenaria e uma casa da árvore com vista espetacular. O café da manhã pode ser tomado das 8h às 11h e possui mais de 30 itens. Cercada por uma grande mata nativa e com uma das melhores vistas dos morros da cidade, a Pedras e Sonhos possui uma das melhores avaliações dos empreendimentos de Monte Verde.

Informações (35) 3438-1388 | www.pedrasesonhos.com.br

Pousada Jardim da Mantiqueira: Em estilo minimalista, com a vantagem de estar bem próxima ao centro comercial do distrito, a pousada reúne chalés com vista espetacular de um imenso bosque de araucárias. Boulevard com fonte, café da manhã totalmente artesanal e as suítes com hidromassagem mais charmosas de Monte Verde esperam pelos visitantes.

Informações: (35) 3438-1912 | www.jardimdamantiqueira.com.br

Texto enviado por Assimptur adaptado pela redação QCV
Fotos enviadas por Assimptur

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.