Tudo flui e nada permanece“, clamava o filósofo turco e pai da dialética Heráclito de Éfeso. É com essa premissa que a vida segue na pequena e frágil Civita di Bagnoregio, na Itália, conhecida como a “cidade que morre”, denominação dada pela escritor nativo Bonaventura Tecchi. O vilarejo passa por uma contínua atividade erosiva, então é melhor você fazer uma visita antes que desapareça do mapa.

Localizada a 484 metros de altura, na borda com Lázio – região da Umbria, a cidade está entre os rios Chiaro e Torbido. As destruições passadas, incluindo deslizamentos de terra, terremotos e conflitos humanos, resultaram na peculiar paisagem formada por cânions e planícies irregulares de argila, tufos e rochas.

Parece que o tempo parou na silenciosa vila, em boa parte erguida no século 7, com edifícios medievais e vistas panorâmicas são seus principais atrativos atualmente, como a igreja de Santa Maria, que passou por vários restauros ao longo do tempo. Flores nas janelas tornam esse cantinho italiano ainda mais charmoso e encantador. A área só pode ser acessada a pé através de uma ponte de concreto, construída para os poucos moradores e turistas.

Como chegar lá: Os viajantes podem chegar lá a partir de Roma, em cerca de 1 hora de carro (100 km), ou Florença, que está a 200 km de distância. De trem, as estações mais próximas estão em Viterbo e Orvieto.

[+] Passeio de um dia a Assis e Orvieto saindo de Roma

[+] Conheça Castel Gandolfo, o refúgio de verão dos Papas na Itália

[+] 10 cidades pequenas e charmosas para conhecer na Europa

Post por Brunella Nunes
Fotos via

7 comentários

  1. Brunella, adorei o local…estou planejando ir para Itália em Janeiro e lá estará no inverno. Vale a pena ir neste lugar no inverno? Obrigada!!!

    1. Oi Vanessa, que bom que curtiu! 🙂
      Olha, no inverno o lugar está mais deserto e a névoa pode dificultar um pouco o caminho até lá. Vai depender das condições climáticas do dia mesmo.
      Mas, em compensação, a paisagem fica diferente e com um bocado de neve. Dizem que é bem bonita tb!

      Boa viagem!!

  2. Estarei em Roma no final de Outubro para comemorar 20 anos de casada.
    Você acha legal fazermos esse passeio no dia 31/10/18 quando comemoraremos nossos 20 anos?

    1. Não podemos dizer sim ou não, sem conhecer o casal e suas preferências 🙂 Mas o lugar merece uma visita!

  3. Olá, estou pesquisando para ir até Civita di Bagnoregio e gostaria de tirar algumas dúvidas, se possível… Pensei em sair de Orvieto (pegando o ônibus).

    1) É fácil pegar o ônibus que sai de Orvieto?
    2) Onde exatamente pego este ônibus?
    3) Onde compro os bilhetes para o ônibus?
    4) Em Bagnoregio, há taxis para retornar à Orvieto?

    Desde já agradeço.
    Obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.