Para quem gosta de colocar o pé na estrada e estar sempre em movimento, descobrindo novas paradas e pontos turísticos, o Circuito das Águas Paulista é uma super dica para conhecer algumas das cidades mais bonitas do interior de São Paulo.

Se viajar e ficar dentro de um mesmo hotel por vários dias não é a sua programação, no Circuito das Águas Paulista o viajante pode conhecer nove diferentes cidades e bater ponto em diferentes hotéis, restaurantes e atividades que fazem parte do circuito.

Nesta programação, o visitante vai ver muitas paisagens naturais, águas termais e muito mais. Confira todas as dicas para conhecer o Circuito das Águas Paulista abaixo!

Não deixe de visitar os campos de flores em Holambra em seu roteiro de viagem/Foto: Pexels

Quais cidades fazem parte do Circuito das Águas Paulista

As cidades que compõem o Circuito das Águas Paulista estão na Serra da Mantiqueira e ficam em média a 155 km da capital do estado de São Paulo. Entre as cidades que fazem parte do roteiro estão: Lindóia, Águas de Lindóia, Holambra, Monte Alegre do Sul, Pedreira, Jaguariúna, Serra Negra, Socorro e Amparo.

Em todos estes destinos o viajante vai poder conhecer e se apaixonar pelas belas paisagens naturais, seja com os campos floridos em Holambra, seja com as águas de propriedades medicinais de Águas de Lindóia.

As cidades que fazem parte do Circuito das Águas Paulista possuem alguns pontos semelhantes, como tamanho e distância de São Paulo, além de atividades no meio ambiente e algumas opções urbanas. Assim, você já sabe o que esperar deste roteiro.

Por serem bem próximas, é possível sim conhecer os nove destinos em uma só viagem, mas sem problemas quem decidir dividir o roteiro conforme preferir.

Como fazer o Circuito das Águas Paulista

Quem quiser fazer o Circuito das Águas Paulista de carro, em uma “road trip”, vai se deparar com boas estradas e curtas distâncias, por isso essa é a forma que mais vale a pena fazer esse tipo de viagem.

Como são nove cidades, é necessário programar qual o roteiro a ser seguido, para evitar perder tempo e também fazer sentido nas estradas. 

Serra Negra/Foto: Flickr/Mark Hillary

Uma das principais sugestões para quem parte do interior de SP é começar a viagem em Holambra, seguindo para Jaguariúna, Pedreira, Amparo, Monte Alegre do Sul, Serra Negra, Águas de Lindóia, Lindóia e por último Socorro.

Já quem sai da capital paulista, vale a pena fazer o sentido contrário: Socorro, Lindóia, Águas de Lindóia, Serra Negra, Monte Alegre do Sul, Amparo, Pedreira, Jaguariúna e terminando o tour em Holambra.

De ônibus é possível fazer o circuito e o deslocamento entre as cidades, mas acaba sendo um pouco trabalhoso, requer uma programação bem mais assertiva e o viajante acaba perdendo muito mais tempo dessa forma. Mas se for a única opção, bora colocar o pé na estrada.

O que fazer no Circuito das Águas Paulista

Do bucólico à adrenalina, existem opções de atividades no Circuito das Águas Paulista para todos os gostos. Confira abaixo o que é destaque em cada cidade e monte o seu roteiro!

1. Holambra

Foto: Wikimedia Commons/enioprado

A Capital das Flores do Brasil é fruto de uma enorme imigração Holandesa, que deixou seu legado por meio da arquitetura, tipos de flores existentes na região, restaurantes típicos e mais.

A cidade tem uma excelente infraestrutura e vale a pena investir nessa cidade, seja dentro ou fora do circuito, já que são muitos passeios a serem feitos.

Entre as principais atividades estão as visitas agendadas aos campos de flores, o Parque Van Gogh e a visita aos moinhos de ventos.

2. Jaguariúna

Foto: Wikimedia Commons/Fabricio de Souza Menegildo

Na sequência da viagem, a cidade de Jaguariúna tem como uma das suas atrações principais o tradicional passeio de trem “Maria Fumaça”.

Além dos parques e áreas verdes, vale conhecer o parque de atividades aquáticas Naga Cable Park, que oferece uma boa estrutura para a prática de wakeboard, esqui aquático, wakeskate e outros esportes náuticos em um lago.

3. Pedreira

A capital da porcelana é o lugar ideal para quem quer renovar as louças e levar presentes da viagem para casa e para os amigos.

A cidade tem uma feirinha de artesanato bem famosa e que vale a pena bater perna procurando os melhores itens.

Além disso, vale visitar o Zoo Bosque, fazer o passeio de teleférico e conhecer o Museu Histórico e da Porcelana.

4. Amparo

Um dos destaques do Circuito das Águas Paulista justamente por ser uma das cidades que possuem águas com função de tratamento, as águas medicinais jorram em abundância e oferecem diferentes benefícios, como ajuda no tratamento da asma e mais.

Para os amantes da astronomia, o Pólo Astronômico de Amparo oferece uma experiência imperdível de visualização do céu estrelado longe das luzes e poluição das grandes cidades.

5. Monte Alegre do Sul

A cidade é famosa e destaque no país pela produção de cachaça artesanal e muitos viajantes batem ponto sempre que podem na cidade para conferir as novidades e adquirir produtos.

Vale a pena pesquisar os bares e fabricantes do produto, mas para quem não quer saber de bebidas alcoólicas, Monte Alegre do Sul é referência na produção de café e possui vários passeios ligados aos cafezais.

6. Serra Negra

Foto: Flickr/Fernando Gonzaga

Outra famosa cidade que recebe viajantes o ano todo, Serra Negra possui fontes de água mineral o que transforma o local em um ponto de estâncias para banho, além de existir o Balneário Municipal, com diversos tipos de banhos e massagens.

O local oferece tratamentos de aquaterapia, reflexologia, redução de medidas e drenagem linfática.

7. Águas de Lindóia

Mais um destino que é ponto turístico por si só, Águas de Lindóia é a principal cidade para aproveitar as águas termais e é considerada a “capital termal do Brasil”.

Com uma estrutura impressionante e uma vasta rede hoteleira, os viajantes podem aproveitar estâncias hidrominerais e ainda se divertir no Thermas Hot World e fazer o passeio na Gruta de Nossa Senhora de Fátima.

8. Lindóia 

Envolta pela Serra da Mantiqueira, Lindóia fica na divisa de São Paulo com Minas Gerais e possui várias estâncias, cachoeiras e lagos para entreter os viajantes.

No Grande Lago de Lindóia é possível praticar stand up paddle e wakeboard. O Recinto de Exposição e Lazer Antônio Toledo é outro ponto turístico que é destaque na região.

9. Socorro

Em Socorro, última cidade do Circuito das Águas Paulista de quem sai de Campinas, a aventura é a pedida certa e o ecoturismo e o turismo de aventura ganham espaço.

Por lá o viajante pode fazer rafting, boia cross, parapente e muitas outras atividades para testar o coraçãozinho. Entre os principais parques estão 

Conheça o Parque Aui Mauê, o Ecco Park, o Kango Jango e o Mountain Adventure em Socorro.

Quando fazer o roteiro do Circuito das Águas Paulista

A maioria das atividades do Circuito das Águas Paulista envolvem passeios em meio à natureza, ou seja, a céu aberto, por isso vale investir sua viagem em um período de temperaturas mais elevadas e menos chuvosas.

Isso porque se estiver frio, como acontece entre junho e agosto, os viajantes podem acabar perdendo alguns banhos de águas medicinais e outros passeios que será necessário a exposição em meio a natureza.

Assim, vale a pena conhecer o circuito entre setembro e maio. Vale sempre dar aquela conferida na previsão do tempo no período que deseja fazer sua viagem, pois o tempo pode virar de uma hora para outra.

Partiu para essa viagem? Pesquise aqui sua hospedagem na cidade que preferir. Não tem carro? Alugue online!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.